quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Novidades Fiat Tritec e Idea Sporting 2011


O lançamento do Fiat Doblò reestilizado terá muitas novidades além de suas alterações estéticas, o modelo marcará a estreia do motor Tritec na gama Fiat. O propulsor será o 1.6 16V flex. Isso explica a demora do lançamento do modelo que deverá estrear em outubro.

O segundo modelo será o Fiat Idea 2011, cujos flagras já foram mostrados aqui. O Idea será comercializado nas versões ELX 1.4 Fire Flex, HLX e Adventure 1.6 16V Tritec Flex. Além das três versões o Autos Segredos revela com excluvidade a chegada de um quarto integrante na gama Idea, no lançamento no primeiro semestre do ano que vem chega a versão Sporting. Os adereços serão os mesmos do Punto Sporting e Palio 1.8R, ou seja, spoliers nos para-choques dianteiro e traseiro, saias nas laterais, além de faróis de máscara negra e interior com acabamento diferenciado. Ainda sobre o propulsor Tritec toda a linha Fiat já está preparada para recebê-lo.

DUALOGIC O Punto será o próximo modelo a receber o câmbio Dualogic, porém, a linha sofrerá modificações para que o modelo seja equipado com o propulsor 1.9 16V o mesmo que já equipa do sedã Línea. A Fiat ainda estuda a possibilidade de voltar com a Palio Weekend HLX 1.8 para que o modelo tenha opção Duaologic além da versão aventureira.

Foto Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

23 comentários:

  1. Que beleza hein!!Motor Tritec já em outubro!!!
    Mas Marlos, não ia ser o Bravo a estrear o motor na linha Fiat? E no novo Idea, o tritec só vai estar na linha adventure? Não vai ter HLX Tritec? Quando você diz que toda a linha Fiat já está preparada para recebê-lo( o motor), isso inclui Punto e Palio?

    Desculpe pelo tanto de perguntas e abraço!

    ResponderExcluir
  2. show; marlos.
    não vai ter concorrência!kkkk. abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Mardem,
    Achei que fosse estrear no Bravo, mas as novas informações que consegui indicam a estreia já no Doblò. Sobre o Idea foi um erro eu esqueci da HLX. Já corrigi no texto.

    Abraços,

    Marlos Ney Vidal

    ResponderExcluir
  4. Fiat Idea Adventure Locker 1.6 16v Tritec flex... Putz, eh muito nome pra um carrinho que parece de brinquedo. E Idea Sporting? Gozacao ne, na primeira curva tomba.

    ResponderExcluir
  5. Ola Marlos,

    De novo, arrebentando. Como em posts e e-mails anteriores, refoço que me interesso mesmo e por hatchs medios, no caso, o Bravo. Achei curioso, estranho mesmo, a nota de que nem bem apareceu a Idea Adventure 1.8 Dualogic, ja vamos ter o mesmo modelo com o 1.6 Tritec. Nao que eu esteja achando ruim, mas quem comprou o carro e vir um modelo renovado logo em seguida, vai se sentir lesado. Esta Idea 2.011 ja vai ter o visual novo?
    Tem mais alguma noticia sobre o Bravo?

    ResponderExcluir
  6. aafff vlw .. gosto muito dos carros da fiat mas axu q ela ja tah exagerandu ... acabo d coloka os carros dela na linha 2010 e ja tah mudanu tudo pa 2011 ... sacanagem com kem compro carro agora, eu axu q a fiat devia muda tudo d uma veis so

    ResponderExcluir
  7. Daniel Ramos de Oliveira14 de agosto de 2009 às 12:56

    Meu não vejo a hora de chegar o Novo Dobló com o Motor 1.6 Tritec Flex,finalmente ele vai ter um motor potente e economico.E finalmente a Fiat vai abondanar o gastador 1.8 Flex.E o Idea Sporting devera ficar bem "radical",mas provavelmente como os outros da linha Sporting só vai ficar com o visual esportivo,porque de motor.
    E gostei do Punto receber o motor 1.9 Flex do Linea,acredito que ele vai ficar demais,mas ele poderia também receber o motor 1.6 Tritec Flex,pra ser uma opção do 1.4 Flex pro o 1.9 Flex.
    A Palio Wendekeen Adventure,ao inves de vim como o gastador motor 1.8 Flex,poderia vim como o mesmo motor do Linea,aposto que iria cair muito bem nela,além do câmbio Dualogic,combinar melhor com esse motor do que o 1.8.

    ResponderExcluir
  8. Caro Marlos,

    parabéns, mais uma vez você sai na frente e trás os segredos da Fiat antes de todos os outros sites e blogs.

    Com relação ao motor Tritec, qual será a potência? não há perigo de canibalizar o 1.9 16v?

    Um abraço,
    Claudio.

    ResponderExcluir
  9. ESPERO QUE A STRADA ADVENTURE VENHA COM ESSE MOTOR VOU ESPERAR PARA VER ASSIM COMPRO COM MOTOR TRITEC

    ResponderExcluir
  10. Adeus motor 1.8 horroroso e beberrão da GM/Fiat, que noticia boa. Volto a ter esperanças depois de comprar meu ult fiat em 2003 com o maravilhoso 1.6 16V .....q saudades.
    Que venham as novidades !!!

    ResponderExcluir
  11. Anonimo, se a gm vende Meriva SS a 200 anos pq a fiat ñ pode fazer uma Idea Sporting? A história de sempre, no Brasil carro completo ganha nome como se fosse esportivo. Melhor pra quem compra completo que não perde na tanto valor na hora da revenda. Todas as marcas deveriam fazer isto, e digo mais, deveriam haver versões "Sporting" com motor 1.4 tb.

    ResponderExcluir
  12. Eduardo T. Kull, o Idea 2011 será lançado no ano que vem.

    Opa! Motor Tritec já em outubro? Pena que é no Doblò e não no Punto.

    A Auto Esporte deste mês revela a 1ª foto do 1.6 16V Tritec após a compra pela Fiat. Falam tbm que sua potência será elevada(no Cooper era de 115 cv).

    A grande pergunta é: Qual será a potência e o torque desse motor? Marlos, vc está perto de descobrir?

    Idea Adventure e Sporting com o Tritec 1.6? E o 1.9 do Linea, não vírá para o Idea? Pensei que ficaria ELX, HLX com 1.6 e a Adv. e a Spor. como 1.9.

    Como fica o Tritec na Linha Punto, além do 1.9, poderia ter 1.6 Dualogic?

    Parabéns Marlos pelos furos. Muito bom!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Nuss, essa notícia gera felicidade e dúvida tb. Há algum tempo tinha visto que a Fiat ia colocar o 1.9 no Idea, Punto, Bravo mas ñ no Doblô. E tinha visto que o 1.9 que vem no Bravo é o 1.8 Tritec mas com a cilindrada elevada, será tritec mesmo? Pq se for, como ficaria o Linea? O motor mais peba da turma sendo que ele ia ser o topo de linha da Fiat. Já o 1.6 Tritec, vai p/ a família Palio e fica sendo a topo de linha. Mas aí fica a dúvida: e o 1.0 e 1.4? Tá, o topo de linha já tá no papo (1.6 e 1.9 tb), mas e os de entrada? O Uno vai receber o 0.9 (que eu ñ sei o nome nem sei se tem), e o Palio? O Fire é bom, pode ficar em linha por muito tempo ainda já que é um motor consagrado no mercado, mas e o 1.4? Ele é fraco, vibra muito, bebe muito, anda pouco e agora ocupa uma faixa de preço que é muito cara pro 1.0 e muito barata pro 1.6... Ô dúvida cruel!

    ResponderExcluir
  14. Aliás, o 1.9 da Tritec, é 1.9 pro povo ñ confundir com o 1.8 powertreco, mas o Doblô ñ o ia receber, porem, ñ me ficou claro se o 1.9 era Tritec ou do Linea... Se bem que o 1.6 pode ficar como entrada e o 1.9 como topo de linha inclusive equipando a linha Adventure. E o motivo de ele ñ receber o 1.9 do Linea é que é morto abaixo de 2.000 R.P.M, mas o Tritec é mais moderno, mas será que o suficiente p/ aguentar o peso do Doblô?

    ResponderExcluir
  15. O Punto sempre foi meu sonho de consumo, mas pelas reclamações do motor 1.4, tinha desistido e ia pegar um Gol Power no mês que vem. Existe alguma informação se o Punto vai ter o Tritec 1.6 e se isso vai demorar muito para acontecer?
    Se sair nos próximos meses, com certeza aguardarei para fazer a compra!

    ResponderExcluir
  16. Fabio Vieira,

    pelo q o Marlos disse la em cima e faz sentido, o Punto recebera o mesmo motor do Linea, ou seja, o 1.9 16V, q ja esta apto a usar a caixa Dualogic. So acho q a potencia sera um pouco menor, pois ele pesa menos q o Linea e nao pode ter potencia muito proxima do T-Jet.
    Com relacao aos motores do Bravo, a Fiat pode dota-lo do 1.9 16V e 1.4 16V Turbo (T-Jet), pois por ser maior e, espero, tera uma versao mais arisca, os dois cumprem os requisitos, inclusive o T-Jet pode chegar aos 180cv.
    Bastaria, contudo, q a Fiat tornasse-o Flex pra ser difundido.

    Agora, sinceramente, tanta preocupacao com motor tendo a Fiat boas alternativas, pra mim, o q interessa e saber a q passos esta o desenvolvimento da caixa de marchas DSG de 6 velocidades q disseram q seria lançado em julho passado.

    ResponderExcluir
  17. Ney parabens pelas belas antecipações da FIAT, e sobre a Strada Adventure, existe a possibilidade de receber o CAMBIO DUALOGIC? não seria nada mal...

    ResponderExcluir
  18. Olá Eduardo,
    O Idea 2011 já vem com o visual novo, já que ele será lançado em 2010 como linha 2011.

    Olá Fabio Vieira,
    Sobre o Punto, o que apurei é que ele deverá receber o motor 1.9 16V do Linea. Entretanto como escrevi no post toda a linha Fiat já está pronta para receber o propulsor Tritec 1.6 16V.

    Olá Claudio,
    Ainda não sei a potência e torque do Tritec, mas descobrir será meu próximo passe.

    Olá Anônimo,
    Ainda não há previsão do Dualogic para a picape Strada.

    Abraços e bom fim de semana a todos.

    Marlos Ney Vidal

    PS.: Amanhã entra o flagra do Idea Adventure 2011, agora só falta a Sporting.

    ResponderExcluir
  19. Marlos, ainda mantenho um plano de comprar um Stilo Sporting no próximo mês. Não estou preocupado com a desvalorização nem com o motor, pois gosto muito do carro. A única coisa que me preocupa é ele sair de linha com a chegada do Bravo. Em alguns paises eles foram fabricados e vendido paralelamente. Na sua opinião, o Stilo, mesmo com versões mais em conta, tem fabricação garantida até qdo???

    ResponderExcluir
  20. Anonimo,

    vc acha q a Fiat mantera dois carros ocupando praticamente o mesmo segmento? Eu, sinceramente, penso q nao e explico:
    1-mesmo o Stilo sendo um bom carro nao vende tao bem pelo preço cobrado e ja tem um bom tempo de mercado;
    2-ha a desconfiança nos produtos de segmento superior da Fiat devido a sua falta dedicacao do mesma e o Stilo eh a prova disto perante o mercado de usados e a demora em o Linea ter vendas aceitaveis tbm;
    3-considerando q o Bravo usa a base do Stilo e, pode-se dizer, nao passa deste com aparencia externa renovada e melhorias internas, poderia-se substitui-lo aqui como aconteceu la fora mais facilmente;
    4- a Fiat so mantem geracoes diferentes de carros a venda no segmento inferior, pois tem bastante volume de vendas e por questoes de custo, acredito, preenchem lacunas de preço, vide Siena Fire, Siena EL e ELX ou a manutencao do Mille, Palio G4 e G4,5. Na faixa do Bravo e ter duas linhas de producao pra produtos q nao terem volume expressivo de vendas num segmento q relacao custo x beneficio pesa bastante;
    5- a coexistencia do Bravo e Stilo, pra mim, so fara sentido se a Fiat rebaixa-lo, baixar o preço pra aumentar o volume de vendas, pois o Bravo nao pode ser mais caro q seus concorrentes cujo Stilo tem preço proximo e nao tem logica ele ser mais barato q o Punto. Assim, meu caro, por conta da Fiat ter uma linha muito focada, as chances de dois se manterem existe, mas sao dificies, ao menos na minha otica.

    ResponderExcluir
  21. Olá Anônimo,

    Sobre a compra do Fiat Stilo Sporting, diria que ela é um pouco delicada, pois, é um segmento que não se justifica ter dois bons e caros modelo atuando juntos. Os dois partilham da mesma plataforma podem conviver juntos perfeitamente, entretanto, acho que somente o mercado é que ditará se os dois conviverão juntos ou não.

    Mas, como você mesmo diz que não está preocupado com a desvalorização do modelo, sugiro que compre e seja feliz com seu modelo. O Stilo pelo meus cálculos se vier a sair de linha isso ocorrerá somente no segundo semestre de 2010.

    Abraços,

    Marlos Ney Vidal

    ResponderExcluir
  22. Não sei porque todo mundo chama o 1.8 do doblò de beberrão. Tive um 1.8 ELX (gasolina), e tenho um 1.8 Adventure flex. Com o gasolina, fazia 11km/l na cidade, e com o flex (só uso álcool) faço de 8,7 a 9 km/l (tudo bem que moro em SJCampos e rodo uns 40km por dia em avenidas sem trânsito). Não acho muito para um carro desse tamanho. Antes tive uma Suprema 2.2 e uma 2.0 (8 e 10km/l, ambas gasolina)
    Alguns sites estão dizendo que esse tritec terá mais torque em baixas rotações, razão pela qual o doblò não receberia o 1.9 da linea. Será que realmente um 1.6 16v terá mais torque em baixas rotações do que o 1.8 8v?? "there's no replacement for displacement"... Menor volume, mais econômico, mais potência E mais torque em baixa com 16v?! Só com muita tecnolgia mesmo!
    Estou apostando nesse novo doblò (e adiando a troca do meu, esperando que o novo saia também com Dualogic), mas tenho minhas dúvidas sobre se ele não vai "micar" mais tarde como o Gol 1.0 16v; na hora de vender usado, o Mi 8v é mais procurado por ser mais econômico, manutenção mais barata, e mais "tranquilo" de dirigir em baixas rotações (sim, tb tive um Mi 8v).

    Abraços,

    ResponderExcluir
  23. Ok, sou eu de novo (o anônimo que defendeu o 1.8 logo acima).

    Alguns dados do tritec 1.6 quando equipava o Mini 2004, de acordo com http://www.internetautoguide.com/car-specifications/09-int/2004/mini/cooper/index.html (em 2006 ou mais pra frente o motor foi trocado pelo prince, um pouco mais potente).

    (só como base, já que o motor deve ter recebido modificações, que podem ter favorecido a economia ou potência)

    potência:
    Mini 1.6 16v (gas): 115 HP @ 6000 rpm (SAE)
    Doblo 1.8 8v (alc): 114 HP @ 5500 rpm (ABNT)

    torque máximo:
    Mini 1.6 16v (gas): 110 lbf.ft @ 4500 rpm
    Doblo 1.8 8v (alc): 134 lbf.ft @ 2800 rpm

    A não ser que a Fiat tenha feito alguma mágica, ou pretenda lançar o tritec com turbo/supercharger, acho que essa "evolução" é um retrocesso.

    ...hora de encomendar um Doblo 1.8 "última geração"?
    Abraços,
    (Joao S Veiga)

    ResponderExcluir