De acordo com o meu amigo e jornalista Gustavo Henrique Ruffo do site WebMotors o novo modelo nacional da Chevrolet, o hatch Viva será a nova geração do Aveo. Segundo Ruffo o projeto do novo modelo é global, diferentemente do que se especulava. No flagra da agência Automedia publicada pelo WebMotors pode-se observar que as linhas do modelo batem com as poucas imagens do modelo feitas em território nacional. Ainda não se sabe se a plataforma será a mesma, porém, o visual está bem parecido com as projeções e flagras do modelo feitas no Brasil.
Com base nessas informações, realizei uma pesquisa em listas de discussões estrangeiras que participo e acabei por encontrar as imagens que ilustram este texto. O modelo é a nova geração do sedã Aveo, que na China é comercializado com o nome Lova. Portanto tudo indica que este modelo e a versão sedã do Chevrolet Viva nacional, e que ainda entrega como será a frente do hatch Viva que chegará no segundo semestre.
Além das versões hatch e sedã, haverá um suv e uma picape que serão lançadas num futuro não muito distante. A Chevrolet inclusive já mexeu na sua linha para preparar a chegada do novo modelo, com o Classic sendo vendido somente na versão life 1.0 e o Corsa hatch e sedã somente com o motor 1.4 Econoflex . Já o Viva usará os propulsores 1.4 e 1.8 Econoflex. Quem tiver alguma informação ou fez algum flagra do modelo ou de outras novidades mande para o Autos Segredos pelo email marlos.vidal@gmail.com.
Fotos: Reproduções da Internet
Desculpa, mas não é. O Aveo é plataforma Daewoo. O mesmo acontece com o Cruze, que é plataforma DeltaII e não da Daewoo, do Lacetti. Estão criando a GammaII, que substitui pela a GM o possível uso da SCCS que nem o Punto brasileiro usa.
ResponderExcluirEu até gosto desse Lova aí, mas não é o Viva.
Ok! JDF,
ResponderExcluirMas não me referi a plataforma e sim ao visual do modelo.
Abraços,
Marlos Ney Vidal
Realmente, torço para que não seja!
ResponderExcluirAchei esse Lova, ou novo Aveo, que seja, muito desproporcional. Se olharmos bem a traseira, ela parece angulosa demais para a linha Chevrolet, tem cara de anos 90.Sem ainda mencionar as rodas um tanto pequenas para o porte do carro.
A frente é até agradável, porém ainda não consigo engolir essa grade de churrasqueira que a Gm anda colocando em seus veículos!É descabida e acaba com qualquer busca por harmonia na frente. Pobre dos designers que tem de seguir esse estilo um tanto confuso da Chevrolet.
Vejo com muito pesar o distanciamento da Gm brasileira do braço europeu da Gm, Opel. Teremos o Cruze, que mais parece uma aberração, em vez do maravilhoso Insignia, teremos o Viva, o novo monstrinho da Chevrolet, em vez do belo Opel Corsa. É triste, muito triste, ainda mais depois do lançamento do Novo Astra, que é espetacular!
Saudades dos tempos de kadett, Monza (Ascona), Corsa...
Resta apenas torcer para que a Gm Br dê uma garibada no estilo do carro, do contrário, aff...
Abraços!
Pois é Mardem,
ResponderExcluirAcho que cada vez mais a GM Brasil irá se distanciar da europeia. Mas pelo visto nos flagras e comparando com aquele flagra feito dentro da pista da GM, o farol e a visão lateral do no Lova são idênticas.
Abraços,
Marlos Ney Vidal
Pois é, que falta vai fazer um Corsa na linha da Chevrolet brasileiro. Sou comprador de carros deste segmento, mas com certeza, ESTE não vai estar na minha lista de "prováveis"; muito feio. Mesmo em hatch, minha preferência, a frente vai continuar a mesma. Ainda bem que existe o Punto e vai existir o novo Fiesta.
ResponderExcluirMarlos, eu lendo meu post, ficou muito com cara de "sabichão". Foi mal. Respeito o seu blog e sua opinião.
ResponderExcluirEu acho que identidade é identidade. A GM está forçando a barra em alguns modelos. O logo da GM já parece mais um adesivo que distintivo(badge) da marca e a barra que corta a grade e leva "o adesivo" fica em alturas diferentes dependendo do modelo, chegando ao desagradável no Meriva "2010".
Olhando já que a motorização 1.8 saiu da linha Corsa e o Astra é jurássico, creio que a plataforma GammaII (equivalente a do punto) seja um modelo diferente do Lova/Aveo(Daewoo) e terá aspecto melhor.
Talvez esse desenho seja o novo Corsa C, com a plataforma gamma I ganhando novo uso. A Opel até pretende usá-la pra ressuscitar a Wartburg e etc. A GammaI não vai morrer e a GammaII deve vir pra ocupar um espaço de Punto ao Astra. Só esperando pra ver mesmo.
Cara, mal mesmo se passei arrogância.
Abração e obrigado pelo blog!
Isto me lembra os anos 70, quando toda a equipe brasileira da Ford insistia que lançassem o Cortina ou Granada europeus para competirem com o Opala mas os chefões insistiram no Maverick aproximando a filial à matriz americana... deu no que deu.
ResponderExcluirAgora é a vez da GM, será que não sabem que o gosto médio do brasileiro aproxima-se do europeu e não do americano ou coreano?? Carros de nicho ainda vá lá (Fusion, Azera) mas este aí vai micar feio.... se fosse o novo Corsa europeu bombaria, ainda mais que é esportivo, bem do nosso jeito...
Olá galera,
ResponderExcluirNão esquente JDFortuna. Sei que foi apenas sua opinião. Sobre a plataforma, realmente não sei qual usará. Mas pela comparação das fotos a nova cara deverá ser essa. Continue a vontade para criticar e comentar, afinal este espaço é para isto mesmo.
Abraços e obrigado.
Marlos Ney Vidal
A traseira dos sedans da GM sepre tema mesma cara, que coisa.
ResponderExcluirNa minha opinião se vier parecido com isso aí, será a grande decepção do ano. Pô, a GM custa lançar um carro novo (acho que o último foi o Corsa em 2002 neste segmento) quando lança , é mais um carro sem estilo.
Fala sério dona GM!
Pessoal,
ResponderExcluiro visual pode ser parecido com esse, mas não será exatamente o mesmo carro. Observem nas fotos do modelo rodando na pista da GM que:
- O perfil do carro tem o parabrisa deslocado mais para a frente do que o Aveo com um estilo mais em cunha, como o próprio Punto e Corsa europeu.
- A área do retrovisor é completamente diferente
- A frente é bem menos volumosa, contribuindo para o estilo em cunha
- A porta tem um vinco que se mostra claramente inclinado, ao contrário do Aveo, que é reto. Ele é tão inclinado que é obrigado a contornar a caixa de roda e não passa por cima dela como no Aveo. Esse perfil é muito mais semelhante ao Punto/Corsa.
Marcos,
você poderia postar as duas fotos em visão frontal 3/4 para podermos observar melhor essas diferenças?
Abraço, Phillipe
Ele vem pra brigar com o que? Symbol será?
ResponderExcluirSobre o design do carro: É tudo menos inovador. A dianteira lembra o Cruze, a lateral o nosso Vectra e a traseira o Impala vendido nos EUA.
Que seja vendido por um preço justo pelo menos (difícil).
A cara não sei se é ele não,pode até ter alguma inspiração nele,mas pra mim a Chevrolet que fazer um projeto totalmente novo e revolucinário(como se fala) e 100% Brasileiro,eu acredito que ela irá caprichar mais.E não vejo a hora dela lançar ele e esse motor 1.8 EconoFlex.
ResponderExcluirA frente é bonita, mas a traseira me lembra o fiesta sedan antigo...enfim, nota 7,0.
ResponderExcluirbonito em ...se vir vai ser d + ..pensa numa pickp viva,com essa frente ,,,ai vai ser show
ResponderExcluirMarlos, me desculpe, mas acho que tu errou na projeção, pq no site webmotors tem o VIVA de maneira diferente.Peço q confira lá.Essa notícia foi postada, dia 18/05/09, no site Webmotors.
ResponderExcluirhttp://www.webmotors.com.br/wmpublicator/Segredos_Conteudo.vxlpub?hnid=42164
Minha aposta é nesse aqui:
ResponderExcluirhttp://es.autoblog.com/photos/fotos-esp-a-chevrolet-lova/1016808/
Reparem que a plataforma é essencialmente a mesma, mas há diferenças substanciais na forma da dianteira (mais arredondada), nos retrovisores (à la Punto), contornos de portas dianteiras, para lamas e no tablier. Tudo isso somado, ele fica menos feio e um pouco mais longe da proposta americana "pura" do Aveo. Tomara que eu esteja certo...
Reparem que nesse carro, o conjunto ótico é simples, e o que aparece nas fotos da Webmotors e duplo.
ResponderExcluirEsse q tu postou ew praticamente o Lova.O da Webmotors creio eu que seja o mais provável VIVA.
ResponderExcluirMarlos, me desculpe, mas esse Aveo em nada se parece com o nosso Viva, que usará uma platafomra alongada do Classic. O visual se assemelha com a ultima projeção da AutoEsporte, é que a que mais se aproxima do veículo, que já está em produção na planta de Rosário (Argentina). E infelizmente anda não existe projeto para um modelo sedan na familia Viva...
ResponderExcluirMarlos, concerteza ele não terá esse visual, pois está muito diferente da foto oficial divulgada pela GMB:
ResponderExcluirhttp://carplace.virgula.uol.com.br/wp-content/uploads/2008/09/frente-chevrolet-viva.jpg
e tambem do flagra feito aqui no brasil
http://www.blogauto.com.br/wp-content/2009/01/gpix1.thumbnail.jpg
http://www.blogauto.com.br/wp-content/2009/01/gpix2.thumbnail.jpg
concerteza ele terá visual semelhante à essas projeções:
http://www.area75.com.ar/blog/2009/01/24/chevrolet-viva-gama-completa-hatch/
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI67724-10142,00-NOVO+GM+SE+CHAMARA+VIVA.html
espero ter te ajudado a entender porque muitos dos leitores não acharam que esse carro seja o futuro viva.
E marlos parabens pelo seu blog, tá fantástico, é o meu preferido; eu sou daqui de SBC, e da próxima vez que eu flagrar um carro camuflado eu envio as fotos pra você na hora, beleza?
justamente por "quase" ser o Lova chinês, minha aposta é exatamente essa. Não acredito nesses exageros das projeções desse site area 75, que considero simplesmente um espaço de delírio.As fotos desse site espanhol mostram um carro alinhado com o family face atual da GM, mas com sutis diferenças que remetem um pouco mais ao padrão europeu, e até oriental. Ou seja: tenho a impressão de que eles querem fazer algo nem tanto lá, nem tanto cá. Repito: o Viva é este Lova flagrado nas Espanha. Basicamente é o chinês, com sutis diferenças.
ResponderExcluir"Viva" é como se chama ou chamava, o Astra na Rússia. Eu acho que só a gammaII substituiria o nosso Astra com plataforma velhíssima e logo acima do nosso Corsa C (gammaI) e condizente com a mexida na gama de modelos, isso se o novo Astra não vier e o nosso "Vecstra" vá pro espaço.
ResponderExcluira questão é: nosso Viva será o novo Aveo Americano ou um Lova chinês, com algumas diferenças ?
ResponderExcluirBoa noite galera,
ResponderExcluirOlhando melhor parece que o para-choque não bate. Mas acredito que os farói serão esses daí, além de aproveitar algo mais do Lova.
Caro anônimo de SBC obrigado pelos esclarecimentos, é assim em conjunto que vamos desvendar as novidades. Espero sempre poder contar com a colaboração de todos. Sobre os flagras aí São Bernardo do Campo, isto seria muito interessante. Entre em contato comigo pelo email marlos.vidal@gmail.com, para podermos trocar uma ideia sobre isso.
No mais abraços a todos,
Marlos Ney Vidal
El frontal del nuevo Lova chino me gusta mucho. Queda realmente lindo, igual que en el Captiva, el Captiva Sport (Antera modificado) y el Cruze. En cambio, el Malibu y el Corsa mexicano son horrendos, y los Meriva y Vectra 2010 brasileros son intentos de actualizar modelos pasados de época.
ResponderExcluirDudo que Chevrolet sea tan caradura en publicitar una revolución en el mercado desde hace meses y terminar lanzando un Aveo/Kalos/Lova reestilizado. Tengo mis esperanzas en que el proyecto Viva sea el sustituto del Aveo, es decir el modelo que se muestra en el enlace de Autoblog.