sexta-feira, 19 de junho de 2009

Siena HLX 1.8 e Palio Adventure Locker 1.8 dualogic entram em produção


Depois de meses de testes, finalmente entraram em produção o Siena e o Palio Weekend Dualogic. O fabricante já faz estoque das novidades para abastecer a rede de concessionários. A chegada é prevista para o mês de julho. Depois de Siena e Palio Weekend, os próximos modelos serão Punto e Idea, ambos já flagrados pelo Autos Segredos.


Foto Marlos Ney Vidal

14 comentários:

  1. Realmente, esta Palio Adventure Locker deve esta com o Dualogic mesmo, pois o logo Dualogic q fica na lateral proximo a caixa de rodas dianteira esta coberto por um adesivo preto. A questao eh se tera boa aceitacao neste segmentos, pois a Meriva Easytronic eh coisa rara. Contudo, consumidor da Fiat gosta de novidade, principalmente aquelas mais praticas, como este cambio. Se o Stillo ate tem boa saida com esta transmissao, eh possivel q Siena, Punto e Palio Weekend tenham bom exito, pois eh mais um avanço com relacao aos principais concorrentes.

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  2. Marlos,

    por falar em transmissao, vc sabe se rola alguma especulacao sobre a caixa de marchas DSG de 6 velocidades q a Fiat vai lançar este ano pra ser usado com os motores T-Jet? Sei q na Europa ela sera usada no Punto, Bravo e Croma de 150 e 180cv. Aqui, se for viavel, pode num futuro de medio prazo equipar, tambem, o Punto e o Linea T-Jet. A questao eh: poderia alguma Bravo em testes por aqui ja esta avaliando esta transmissao tendo em vista q o mesmo deve ganhar o motor T-Jet de 150cv ou 180cv e devera ser lançado pelo menos no proximo ano, ou seja, ja depois de a caixa esta em usa na Europa? Seria um pulo do gato pra a Fiat lançar o Bravo com motor T-Jet e DSG, pois o desempenho do primeiro seria muito bem aproveita. Algo q nao ocorre com a caixa Dualogic.

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  3. É com bons olhos que vejo o Siena e cia usando o Dualogic, mas a pregunta que fica é se ele ficará tão esquisito como ficou no Stilo?

    A Fiat precisa de uma transmição automática de verdade, esse dualogic só recebe criticas da empresa especializada, com relatos de trancos e teimosia. É até aceitavel na linha Palio, Punto e Idea, mas para Stilo, Linea e futuramente o Bravo, não.

    O Siena HLX custa 42.990(tabela), com o Dualogic passaria p/ 45,5 a 46 mil, na minha opinião já é caro sem IPI, imagina com...

    É com muita alegria que recebo a sua volta, mas por favor não suma mais. Espero que tenha ocorrido tudo bem com suas mudanças.
    Abraços.

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  4. Vilker,

    as criticas com relacao ao Dualogic, pra mim, sao um tanto, tendenciosas. O Dualogic eh o mesmo cambio da Alfa chamado Selespeed ou pelo menos usa o mesmo principio. Lembro muito bem dos otimos elogios dados ao 147 testado pela 4 Rodas. O q acontece eh q as pessoas estao habituadas a cambios automaticos (hidramaticos) e estranham a forma de atuacao do Dualogic q eh um cambio comum automatizado. Vc tem q se adequar a forma de atuar do cambio para passar a usa-lo melhor. O q pode, de certa forma, contribuir com as criticas eh o ajuste dado a este cambio e a pouca potencia do motor, apesar q na Europa ele equipe carros com potencia ate inferior q os daqui. Assim, quem esta acostumado com um Civic q tem respostas do motor e o cambio tambem eh mais rapido, critica a forma de atuacao do Dualogic q eh mais lenta e menos suavidade. Todavia, quem nao vive andando com pressa e sabe o comportamento do Dualogic, tem achado-o otimo no dia a dia.

    O Dualogic pode equipar o Bravo, mas nao na versao top, pois ele devera usar o mesmo motor do Punto e Linea T-Jet. Exceto se os motores q a Fiat esta desenvolvendo aqui para substituir os 1.8 da GM venha equipa-lo e quem sabe ate substituindo, tambem, os T-Jet criando opcao como turbo. Todavia, como ja disse no comentario anterior, este ano a Fiat lançara sua DSG de 6 marchas q sera usada nos motores T-Jet na Europa. Eh possivel q os carros daqui com este motor a recebam depois. Uma DSG tem como tirar todo o rendimento destes motores T-JET tanto no desempenho quanto no consumo.

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  5. Ao Raimundo,
    entendi, mas se esse câmbio ficar restrito ao T-Jet, não vai melhorar as vendas dos médios da Fiat, pois seus preços são altos ficando com pouca demanda.

    Raimundo, é justamente pelo fato de agente ter que nos adaptar a maneira do câmbio e não o contrário, caso dos mais modernos automáticos como o do Golf e o do Sentra que eu sou extremamente a favor de a Fiat lançar um câmbio aut de verdade. O Dualogic não é prático.

    Meu irmão tem um Corolla Se-g 2003, quer delícia maior que a suavidade e a esperteza de cÂmbios como esse?

    Nâo sei se vc concorda comigo, mas continuo afirmando que para o segmentos médio aonde temos ótimos câmbios como o da VW, o Dualogic fica devendo e muito, pois seus clientes são mais exgentes e criteriosos. Talvez ele seja um dos motivos de o Linea não ter embalado nas vandas com a Fiat queria.

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  6. Finalmente... dá época que isso é testado...

    Alguém sabe me informar outra coisa? Se o Siena Tetrafuel ainda é considerado um sucesso, mesmo que para taxistas especialmente, como foi no seu lançamento?

    Abraços

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  7. Leo,

    onde moro so encontro o tetrafuel com relativa facilidade nas maos de taxistas. Mesmo o kit gas vindo de fabrica e com garantia sem falar do trabalho em conjunto da injecao eletronica para os 4 tipos de combustiveis, para particular so vale a pena se este dirigir bastante para justificar o preço maior do kit. Ainda, acredito q sua revenda seja mais limitada q o Siena normal, pois perde-se espaço no porta-malas e o futuro comprador pode associar q o carro eh bastante rodado, pois, afinal, quem procura o gas veicular tenta escapar do preço maior da gasolina e do consumo superior do alcool so sendo viavel se o motorista dirigir bastante. Se vc tem intencao em compra-lo, pondere bastante fatores como depriacao maior, limitacao de venda e maior investimento. Eh o tipo de produto q vc tem q ir para ponta do lapis para ter certeza q vale a pena te-lo.

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  8. Vilker,

    concordo q as pessoas nao compram carros, principalmente mais caros, para terem q se adaptar ao modo deste. Contudo, cambios ditos otimos foram tirados do mercado como o CVT do Fit e dos Audi, outra q adota tal modelo e tem retirado ou limitado o mesmo a pouco veiculos. Eh um excelente sistema, mas sabe qual foi o argumento dos proprietarios para provocar a retirada: muito lento para ganhar velocidade. O q falta ao Dualogic eh ser mais preciso e rapido nas trocas, so q para isto depende tambem de um motor rapido. Eh possivel melhora-lo, pois o Selespeed da Alfa 147 nao trabalhava com tanta potencia e era muito bom. Ainda, vc refere-se aos cambios da VW: sao os DSG? Eles sao bastante limitados tambem. So la fora eh q encontra-se em carros como o Polo e Golf, so q com o mesmo principio da Fiat: motor de baixa cilindrada e alto rendimento tipo o 1.4 TSFI. Por um DSG num carro q nao tem motor competente eh disperdiçar o pontecial do cambio sem falar com vc disse q eh caro. Cara, cambio hidratatico (automatico) eh bom, mas basta fazer um projeto bem feito de cambio automatizado q sai tao bom quanto. Vc deve saber q os cambios das Ferrari, Lamborghini e Aston, por exmplo, sao sequencias. Em outras palavaras, sao cambios automatizados feitos para alto desempenho. A Fiat poderia da o mesmo tratamento do Selespeed ao Dualogic q eh usado em motores menos potentes ficando o DSG para os T-Jet. Por fim, ate onde sei, a VW ira adotar os cambios automatizados aqui para o Polo e Fox e isto ja foi dito por ela mesmo so ficando de dizer a partir de quando. Quem sabe, se a nova geracao do Polo pintar mesmo por aqui, a VW traga o Polo GT com motor 1.4 TSFi e DSG pra brigar com o futuro Punto T-Jet DSG e o sedan deste com mesmo motor brigaria com o Linea T-Jet com DSG. Isto eh possivel e eh mais facil se tornar real na Fiat q adora criar novas tendencias vide este Dualogic em carros como o Siena e Weekend q deve obrigar a VW a fazer o mesmo no Voyage.

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  9. Caro Raimundo,
    quando vc diz que um automatizado bem construido se equivale a um automático é verdade. O problema é justamente esse não acho que Dualogic tenha sido bem projetado. O que tbm não é verdade que a Fiat e a Magnetti Marelli não possam aprimora-lo de forma a que tenha a suavidade, rapidez e inteligência dos melhores aut.

    A Honda tirou o CVT do Fit não por que ele não prestava, mas para o carro não ficar mais caro do que já é. O câmbio da Audi eu disconheço.

    Quando me refiro ao cãmbio da VW é o da brasileira mesmo, e discordo de vc quando diz que ele é limitado, na verdade ele é ótimo com 6 marchas e trocas a todo o momento no maior conforto, o que é limitado é o motor 2.0 AP de apenas 120cv.

    Tbm fique sabendo sobre a VW lançar um automatizado para a linha Polo e Voyage, seria a segundo geração do Dualogic desenvolvido pela
    Magnetti Marelli que eu acho que é da Fiat. Taí um ponto que eu não entendi como a Vw vai ter a evolução do Dualogic e a Fiat ficar com a 1º, ou a Magnetti Marelli não é da Fiat?

    Vc fala sobre a nova geração do Polo aqui, mais infezlismente como a imprensa tem divulgado que ele será fabricado no México trazido p/ cá e só em 2011, por conta desse atraso é que ele(cambio) não deve demorar muito a aparecer na ger. atual.

    Vc tbm fala dos motores 1.4 TSFi vir para o Brasil, dizem que ele virá primeiro no Gol GTI, o que eu particularmente não acredito conhecendo a VW, no max. coloca o 2.0 AP e tá bom demais, com preço claro lá nas auturas. Acho dificil ela lançar esse motor no Brasil, já que ele seria importado e a VW ñão tem se mostrado vontade de trazer novidades prá cá.

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  10. Há alguma previsão para a Strada receber este câmbio

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  11. Thiago,

    boa pergunta. Acredito q como a Strada eh um carro de carga, apesar q quem tem um Locker dificilmente ira usar sua plena capacidade, acho q ela nao tera, pois nao eh um carro q se preocupa com o conforto. Da mesma forma o Doblo nao devera ter, mas por outro motivo: seu peso. O motor 1.8, pelo visto q vai ser usado para o Dualogic, no Doblo ja nao faz milagres. Imagine, entao, com um cambio q eh lento nas trocas e tem q ser reforçado para a capacidade de carga do modelo q pode levar ate 7 pessoas mais bagagens.

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  12. Alguém acredita que o Punto Dualogic sairá antes do final do ano?

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  13. esses motores estão todos defasados

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  14. Sobre o Siena Tetrafuel e estou muito contente, nada alem das revisões normais (oleo, freio, pneu, filtros). Muito Econômico, Carro Completo e confortável nunca me deixou na mão tá com 75.000. Ultimamente ando 600 km por semana misto de Cidade/Estrada. Unica Reclamação é que os vidros traseiros poderiam ser elétricos. Como ele é 2007 to pensando em trocar por ano mais novo final de 2010. E até o momento estou descidido por outro tetrafuel.

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