Exclusivo! O novo Fiat Uno no Brasil será a nova geração do Panda na Europa que estreia em 2010 já como linha 2011. Porém, será um modelo mais simples, já que o europeu terá o interior baseado no Fiat 500 e o nacional usará muitas partes de acabamento do atual Palio, como o painel. Apesar das diferenças, o Panda europeu e o Uno nacional usam a mesma arquitetura (palavrinha da moda para a velha e boa plataforma) que será usada também na nova geração do Palio.
Por enquanto, o novo Uno (projeto 327) é apenas um caixote sobre rodas. No primeiro flagra que fiz do protótipo imaginei se tratar do Palio, cujo projeto segue paralelamente ao do Uno. Mas, depois de apurar bastante, descobri que é mesmo o Uno. O modelo deve também estrear por aqui em 2010, já como modelo 2011 e atendendo a lei de obrigatoriedade de air bags de série para passageiro e motorista. O novo Uno será comercializado com duas e quatro portas.
Poucos protótipos estão nas ruas, por isso, é muito difícil conseguir um registro com melhor qualidade. Para flagrar este aí fiquei mais de um mês na espreita, até o Uno sair da toca. Agora a bola da vez volta ser o Palio (projeto 326).
Por enquanto, o novo Uno (projeto 327) é apenas um caixote sobre rodas. No primeiro flagra que fiz do protótipo imaginei se tratar do Palio, cujo projeto segue paralelamente ao do Uno. Mas, depois de apurar bastante, descobri que é mesmo o Uno. O modelo deve também estrear por aqui em 2010, já como modelo 2011 e atendendo a lei de obrigatoriedade de air bags de série para passageiro e motorista. O novo Uno será comercializado com duas e quatro portas.
Poucos protótipos estão nas ruas, por isso, é muito difícil conseguir um registro com melhor qualidade. Para flagrar este aí fiquei mais de um mês na espreita, até o Uno sair da toca. Agora a bola da vez volta ser o Palio (projeto 326).
O novo Uno passará por uma transformação radical, do velho modelo só sobrará o nome. As laterais são novas e suas maçanetas lembram as do Idea, porém, o bocal da chave fica separado um pouco abaixo da maçaneta. Já as portas perderam as linhas retilíneas ficam com contornos mais redondos. Na traseira as lanternas ficarão alinhadas um pouco acima do para-choque, no protótipo elas estão no alto, mas isso não passa de mero despiste. Outro detalhe que chama a atenção no modelo é sua tampa traseira que está bem vertical, parecendo como as de uma perua. Na dianteira o modelo terá faróis um pouco maiores, mas, seguem com contornos retos ficando bem horizontais, já o capô ficará entre os para-lamas.
Por dentro quase tudo é emprestado de outros modelos como a forração de porta. A única coisa real é o painel idêntico ao do novo Palio.
Fotos Marlos Ney Vidal
Parabéns Marlos por mais este furo!!!
ResponderExcluirNeste primeiro contato com o novo Uno a impressão que tenho é a mesma que você tem: trata-se de uma reinterpretação do pequeno Panda para o mercado brasileiro. Mesmo sob o pesado caixote da camuflagem, é notável a semelhança de formas entre os modelos.
Forte abraço,
B.F.
Boas Marlos!
ResponderExcluirKra, vc sabe se o novo Uno será vendido na carroceria de 2 portas?
Abraços
Giovane
Será que este modelo terá versão sedã? Aliás, vc sabe se o novo Uno terá mais variações de carrocerias?
ResponderExcluirEle tá parecendo um Fiat 600!
ResponderExcluirNa Auto Esportes desse mês dizem que tem fotos dele (está ate na capa). Porem se for o que a revista está anunciando ele ficou horrivel.
ResponderExcluirmeu brother.DIANTE DE DEUS.eu sou seu adimirador.ADIMIRADOR do seu trabalho.PARABÊNS MSM.vc está se superando;a cada dia.demais as fotos; do novo uno.espero que a fiat; capriche msm;no novo uno.PORQUE ESSE PROTÓTIPO........olhando assim........O ESTILO ESTÁ ULTRAPASSADÍSSIMO.se a fiat não caprichar msm;no estilo do novo uno,em geral........vai ser 1 mico;no mercado.NO MAIS;PARABÊNS; pelas fotos.QUE DEUS CONTINUE;TE GUARDANDO;E TE TANDO MAIS,E MAIS;oportunidades.CM OS SEGREDOS FIAT. fique na paz.
ResponderExcluirParabéns Marlos, pelo belíssimo flagra do Uno, matando a minha curiosidade sobre essa nova plataforma da Fiat.
ResponderExcluirOlhando as fotos de boa qualidade por sinal, fiquei com a impresão dele ter crescido um pouquinho. Tbm achei o tamanho das portas pequenas.
Aquele retrovisor do Palio deve estar ali só prá testes, não é possível que a Fiat fará uma economia porca dessas.
Marlos, o painel(console central e velocimetro) desse Uno, será igual ao do Palio de hoje ou do Palio 2011?
Cara, o Uno terá até farol de milha!
Valeu por esse flagra tão esperado. PARABÉNS!!!
Boa noite a todos,
ResponderExcluirObrigado mais uma vez por acompanharem meu trabalho.
Vamos a respostas das perguntas:
A princípio o Uno chega somente na versão hatch com carroceria de duas e quatro portas. Outras variações brigaria com o Palio.
O painel será o mesmo do Palio atual (ELX).
Os retrovisores são meros despistes.
O carro da Auto Esporte é esse mesmo, porém, eles sairam na frente com uma projeção.
Abs,
Marlos Ney Vidal
Mas que maravilha de flagra!!
ResponderExcluirParabéns de novo em Marlos!
Sempre saindo na frente e matando a curiosidade dos fans da Fiat!
Pelas fotos, dá pra ver que as diretrizes do design do Uno são muito semelhantes as do Panda europeu atual.
Marlos, você sabe se o Palio novo vai seguir este desenho ou seguira a linha do Punto?
Valeu pela flagra!
É por essas e outras que o blog é top!
Até mais!
Bom, me desculpe mas eu ñ acredito que a Fiat venha a por o painél no Palio no novo Uno, isso por 2 motivos, 1º pq um carro totalmente novo é isso, totalmente novo, usar uma pecinha ou outro de um irmão maior ou até mesmo do mais velho (como o Gol fez com as saídas do A/C) mas reciclar toalmente um painél é bem dificil de engolir e é jusmante nesse painél que entra o 2º motivo: As saídas de ar baixíssimas do Palio, ñ é possível que há quase 20 anos o povo reclama disso e a Fiat vai deixar como está e mudar a posição de uma saída de A/C é bem trabalhoso, é mais barato um peinél do zero.
ResponderExcluirDe resto, muito bom esse flagra e acho dificil ele ficar parecido com o Panda, daqui a alguns meses quando eles tirarem boa parte dos desfarces aí vai ficar mais claro.
[]'s
Me amarro no visual "mad max" dessas camuflagens. Muito melhor que mula. Nada a ver o comentário, mas... Os da BMW são imbatíveis, são até chiques.
ResponderExcluirBom dia PVC,
ResponderExcluirVc tem todo o direito de discordar, mas, escrevo meus texto com base em informações não são meros chutes. Lembre-se que a Fiat tem que reduzir os custos para o Uno se manter competitivo, portanto nada mais normal que aproveitar peças. Tudo novo será feito no Palio.
E, pelo que apurei ele será praticamente idêntico a nova geração do Panda europeu. Basta uma pequena olhada nas formas do modelo que dá para perceber a aparência, inclusive as portas são as mesmas. No mais como você mesmo disse vamos aguardar para ver.
Abraços,
Marlos Ney Vidal
Marlos... parabéns!
ResponderExcluirPq te chamo de Mestre, hein?
Agora que a divulgação desse blog corre solta! Lá vou eu jogar aos 4 ventos essa BOMBA!
Parabéns pelo flagrante! Admiração total ao seu trabalho!
Abração
Obrigado Leo,
ResponderExcluirSão os leitores e os amigos como você que me incentivam a correr atrás das novidades.
Abraços e um bom domingo,
Marlos
Ficou ou está ficando parecido é com o panda !!!!
ResponderExcluirÓtimas fotos, Marlos. Sempre acompanhei os teus flagras em outros sites, e blogs. Só agora fui tomar conhecimento do teu blog, e pode ter certeza que a partir de hoje, serei um visitante assíduo. Agora, uma dúvida que não quer calar: Existe a possibilidade do Novo Uno contar com motorizações além da 1.0 Fire? Se sim, esses motores podem ser os tritec? Quais são as motorizações disponíveis dos motores tritec?
ResponderExcluirAbraços.
Estava olhando umas imagens do Panda no Google e realmente deriva dele sim, pelo menos as portas dianteiras são iguais, o parabrisa e os limpadores são ligeiramente diferentes. Se esse for o carro defintivo, a Fiat vai perder uma grande oportunidade de revolucionar o estilo do Uno, pois o Panda tbm é quadradão, com uma frente sem graça, linhas laterais retas sem aquela subida na linha dos vidros, uma traseira ridicula sem pé nem cabeça.
ResponderExcluirResumindo, torso para o Uno paracer com o Panda só na porta dianteira, e o resto ser mais moderno e estiloso, pois não é todo dia que a Fiat meche nele. Lá se vão 25 aons de Uno aqui no Brasil, por tanto é dificil ter uma oportunidade dessas.
Mas a Fiat sabe o que faz, pois é um trunfo que ela tem nas mãos para tentar impedir uma aproximação maior da VW.
Boa noite Douglas,
ResponderExcluirAgradeço a tua fidelidade ao meu trabalho, que bom que você já o acompanhava. Divulgue o blog para seus amigos. No mais obrigado. Quanto a motorização ainda é muito cedo para se falar se fica só no 1.0 ou não, mas tendo novidade, pode ter certeza que elas estarão aqui.
Vilker,
Olha, o Uno pelo que apurei será praticamente igual a nova geração do Panda, concordo com você que o modelo continuará com o formato quadrado, mas até hoje o Uno é imbatível na categoria em relação ao espaço interno.
Aliás, o Uno foi um carro construído de dentro para fora, ou seja, Giorgetto Giugiaro seu projetista, primeiro pensou em acomadar bem seus passageiros para depois pensar em sua estética.
Abraços,
Marlos Ney Vidal
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPois é... analisando mais friamente, passada essa emoção de ver o velho guerreiro mudar de vez, penso se a fórmula de "ser um Panda" vai dar certo.
ResponderExcluirFato é que o Uno é sucesso até hoje, desafiando tempo e conceitos. O Panda é meio minivan, familiar e tal... o Uno é um hatch de natureza crua. Dando um exemplo disso, sua história: o Uno ao longo da vida marcou história com suas versões esportivas, pelo motor turbo, pelas versões R, rodas e aerofólios. O "Panda" já é inverso... não consegue ser agressivo, passa outra imagem. Enquanto o Uno recebia rodas, suspensão mais baixa e características esportivas com faciliade... essa nova geração parece que vai receber bem é um bagageiro... vem pronto pra ser Adventure num futuro breve.
Não sei... tenho certo receio dessa mudança de foco. Sei que o nome Uno é forte, remete sucesso e faz o produto já nascer consagrado. Eu sou a favor sim, de uma restilização total... forte... completa. Mas preservando, como disse, a natureza do carro.
Enfim... será que não dá pra fazer um Uno com a modernidade do Panda, mas tendo alma de Uno? Rs
Assim penso...
Abraços
ISSO AE MARLOS!
ResponderExcluirTIRA A FOTO E NÃO COBRA PRO POVO VER! AEUHUEhueeauhe
Bom, é pelo que o Leo disse que desconfio de o Uno passar longe do Panda, o Uno é hatch, o Panda uma minivan, mas Leo o Pande ñ é exatamente o que vc falou, ele tem sim versões esportivas (como a 100HP) e off road (como a cross e a 4x4), quem deve receber a plataforma do Panda deve ser o Palio e sua família, sobretudo a adventure já que o Panda tem estrutura p/ p/ tração 4x4...
ResponderExcluirPois é amigo P.V.C
ResponderExcluirEu conheço versões do Panda pela mídia, mas eu não consigo ainda associar o mesmo conceito entre os dois carros. Claro, também estou fazendo minhas comparaçoes entre o Panda que conheço e o Uno que, inclusive, possuo um. Podemos ter surpresas, itens que deixem esses carros diferenciados... enfim... é muito cedo pra fazermos críticas e estamos baseando no que conhecemos. O que fica de bom é que teremos novidades! E elas, sempre bem vindas!
Abração cara!
Não poderia esperar menos.O flagra do Uno tinha q ser feito pelo Marlos...aliás ,mto justo esse fato..rsrsrsrs´.Parabéns Marlos.Mais sucesso e sorte com os flagras.Abç
ResponderExcluirE outra observação a tempo: se fosse pra ser um Panda mesmo, que venha com as lanternas gigantes da traseira! Reside ali um charme próprio do pequeno Fiat!
ResponderExcluirSó pra constar: As fotos do Marlos postadas aqui com a futura geração do Uno ,ja foram parar até no exterior!!Estão no site Worldcarfans.Parabéns Marlos.
ResponderExcluirObrigado James,
ResponderExcluirMuito legal o site worldcarfans reproduzir o material. É um dos sites mais respeitados sobre novidades automotivas.
Abraços,
Marlos
é isso ai Marlos, parabens mais uma vez!!! coloquei o link no CDM pra galera de lá ver...abras..
ResponderExcluirAlexandre
Tem que agradecer o tal do Gustavo que deu a dica la no site world car fans hehehhe
ResponderExcluirEspero que Fiat se decida por sobrealimentar sus motores. Compinar turbocompresores con etanol genera maravillas - vean la potencia de los Saab recientes.
ResponderExcluirPerfumaria não resolve o problema da fiat.. motorzinho de 65 cv não interessa mais pra ninguém, só pras tias fazerem feira (e comprarem pouca coisa se não não sobe). É muito fraco esses carrinhos da fiat... serve pra cidade e olha lá.
ResponderExcluirVi um carro camuflado igual a esse, identico mesmo, indo de Piracicaba para o lado de São Pedro, onde tem uma pista de testes... provavelmente era o novo uninho milzinho mesmo... era um caixote pequeno.. não deve ter o aspecto muito melhor sem a camuflagem
ResponderExcluirMarlos parabéns pelo furo, poderia colocar a foto do novo panda lado a lado com o novo uno para um comparativo, mesmo com a pesada camuflagem já daria para se ter uma idéia.
ResponderExcluirAbraços
KRLHO!!!!!!!! QUE FLAGRA!
ResponderExcluirPARABENS MEEESMO!
Bem, se esse ai é o novo uno e será baseado no panda, então será realmente uma nova geração, pois se repararem ele não tem a linha de cintura na lateral e nem as saliencias em cima das caixas de rodas do atual panda... ou seja realmente virá coisa nova por ai e algo me diz que será com uma tendencia de punto/bravo nem q seja alguns traços... espero...
ResponderExcluirMuito Boa!! O Uno Será Muito Mais Bonito. Só Assim Para Eu Comprar Um.
ResponderExcluirMuitas Pessoas No Meu Orkut Perguntaram Se Eu Poderia Achar Mais Detalhes Dele, Onde Encontrei Isso? Aqui Nesse Site.
Por Isso Te Peço A Autorização De Colocar No Meu Orkut, Falando Que Tirei Do Autos Segredos.
Obrigado.
parabens pelo achado tem foto desse uno na net de todos os tipos o seu achado é o real tem como tirar estas lonas em um foto shop?
ResponderExcluirConcordo com o Biel. Tanto carro para servir de base foi copiar logo o panda! Sei não, mas acho que se for assim vai perder mole a 3ª de carro mais vendido.
ResponderExcluirsera que vao lançar o uno em versao ceda, que seria o premio?
ResponderExcluirAny update on this vehicle? Could it be a Fiat based Jeep to replace the Compass or Patriot?
ResponderExcluir