sábado, 6 de junho de 2009

Tirando a zebra do Fiat Doblò


Com base nos últimos flagras que fiz, o leitor/colaborador Giovane Vedoy da Silva fez uma projeção de como ficará o novo Fiat Doblò Adventure 2010. A versão aventureira buscou inspiração na família Palio, já que a grade dianteira será idêntica e os para-choques serão bem parecidos com a da perua Weekend. Os faróis serão de máscara negra e os auxiliares serão alinhados na horizontal na parte inferior do para-choque diferentemente dos irmãos que ficam na vertical. Já as molduras das caixas de roda não terão o mesmo formato da família Palio, pois, estão mais parecidos com os do Idea Adventure. As rodas serão as mesmas usadas nos outros irmãos aventureiros.

Projeção Giovane Vedoy da Silva/Blog Revista-Motores

20 comentários:

  1. Fiat Doblo Adventure Locker 2010 podia ser 4x4

    ResponderExcluir
  2. Ao Anonimo,

    o Doblo nao foi projetado para ter tracao 4x4 e este 2010 nao teve sua plataforma modificada para ter isto. So muda a estetica a priori. A Fiat chegou a desenvolver um Doblo para Rally com tracao 4x4, so q era adaptada atras com eixo dependente. Procure no Google Imagem por Doblo 4x4 e vc vera um de cor amarela. Acredito q a nova geracao do Doblo q ja esta em desenvolvimento dan Europa, ja foi ate visto e sua frente remete a traços vistos no Bravo, tera este tipo de tracao.

    ResponderExcluir
  3. Olá Anônimo e Raimundo.
    Olha pouco depois do lançamento da versão Adventure em 2003 ou 2004 se não me fale a memória, cheguei a fotografar um protótipo do Doblò Adventure 4x4 a diesel, porém, o projeto não vingou.

    Abraços,

    Marlos Ney Vidal

    ResponderExcluir
  4. Boa Marlos,

    mas nao deve ter vingado, pois a procura por este tipo de veiculo, furgao com 4x4, eh baixissima. Os concorrentes do Doblo aqui ela fora, Kangoo e Berlingo ate tem isto, tenho certeza no primeiro, mas aqui nao estao disponiveis e la fora tambem nao vendem tanto.

    ResponderExcluir
  5. Eu não sei se a Fiat não esta escondendo o jogo quanto a 4x4, pelo que eu sei o que impede esse tipo de tração é a suspensão traseira eixo de torção (presente em 80% dos carros nacionais), o palio adventure possuia esta e passou a adotar braço arrastado este ano. Só falta o Idea, pois Strada e Doblo que possuem suspensão com eixo rígido também podem receber.

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei do Doblo... ta bem agradável.
    Eu só não sei se aquela moldura negra das lanternas traseiras irão permanecer. Na versão normal, européia, creio que ela tinah sido eliminada. Talvez na Adventure persista para harmonizar. Mas o trabalho deixou o carro melhor, mesmo que o projeto do Doblo na europa esteja quase que um passo a frente.
    Continuará líder como sempre foi.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Thiago,

    as coisas nao sao tao simples como parecem para vc. A forma como a suspensao traseira foi desenhada influencia, mas nao eh so isto. A plataforma tem q ter espaço destinado a transmissao extra, diga-se diferencial traseiro, arvore de transmissao, diferencial central sem falar q no caso da linha Palio a saliencia central eh usada para o sistema de escapamento, o q teria q ser revisto tambem. Ainda, o sistema em carros q usam plataforma, monobloco, nao deve ficar exposto, pois o vao livre eh pequeno. Diferentemente dos carros q usam eixos dependentes atras. Se a Fiat quisesse lançar a Palio com 4x4 ja teria feito so q a propria Fiat disse q a especulacao sobre a nova Palio Adventure nao era verdade tendo em vista q a plataforma da linha Palio nao foi projetada para o sistema AWD. A do Panda foi e tanto o Uno quanto o novo Palio a usarao. O q me intriga eh o fato do entre eixo do Panda ser menor q atual da linha Palio e o espaço interno deste eh muito criticado. Acredito q farao uma alteracao para aumenta-lo, pois a linha Palio tem sedan e SW e devera ganhar um SUV e pra isto o entre-eixos tem q ser compativel com os concorrentes.

    ResponderExcluir
  8. Cara olha só, vcs tem que ir nos sites da Fiat pelo mundo, ja tem Dobló nova por lá, então quem vem é a que está lá gente, vamo usar a cabeça... como tb não se tem mais rastro ou sinal de fumaça do Fiat stilo que por aqui tb deve estar com os dias contados!, vamo ser esperto ae galerinha do mal, abraços!!

    ResponderExcluir
  9. Elias
    esse nosso "novo" Doblo ja é velho la na europa, eles vão ganhar uma nova geração esse ano ainda. Fica a curiosidade pela versão adventure pois la na europa não existe.

    ResponderExcluir
  10. Ah André então só AGORA a fiat vai ter respeito por nós e vai trazer a versão de lá "nova" pra ca tb, ah muita safada a fiat, diante mão não compro mesmo carro da fiat, incrivel como eles tem o dom de cair espantosamente de preço depois que lançam uma nova versão, e essa palhaçada do Palio né né mesmo, lanço siena e Palio weekend com farol diferente do Palio e só depois foi concertar, quando que o Palio deveria ser o cabeça de todos...e querem que agente comre Stilo com uma puta grana se vai sair de linha e Linea que nem se compara com Civic pelo mesmo preço...ta doida!

    ResponderExcluir
  11. Elias,
    não querendo defender a Fiat, mas ela é a empresa das quatro maiores do Brasil que mais faz lançamentos e desenvolve novos produtos, acho isso muito legal. Veja a VW parada... parada...

    É completamente normal uma empresa querer vender seus produtos que estão para mudar, veja o que a VW está fazendo com o Fox: propaganda direto na TV, promoção, lançando duas séries especiais... para mudar dentro de dois meses.

    Se é pra atacar, que ataque todas, pois TODAS fazem esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
  12. Só para complementar:

    Compra quem quer

    ResponderExcluir
  13. concordo com o Vilker, todas fazem isso mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Elias,

    caso vc nao tenha observado, o preço do Linea eh mais barato q o do Civic e ainda leva maior porta-malas, mais itens de serie e desempenho a contento. Ainda, segundo a 4 Rodas a nova geracao do Polo sedan devera ocupar o mesmo espaço do Linea, ou seja, um falso sedan medio em funcao da sua origem q competira com Civic, Corolla e demais. A VW tambem esta errada se a Fiat eh criticada por isto. Com relacao ao Doblo chegar defasado por aqui, por acaso seus concorrentes mudaram logo, digo kangoo e Berlingo? Ate onde sei nao. Entao, a Fiat ja esta seguindo os passos dos concorrentes, ou seja, num segmento onde as mudanças sao demoradas, ela demora a atualizar tal qual o Doblo e o Idea cuja Meriva sequer ganhou o facelift da europeia bem com a Zafira. As mudanças na frente do Palio ja eram previstas e o Marlos ha um bom tempo via mostrando flagras. So quem nao acompanha o mercado e as noticias da midia para ficar criticando. Muito criticam a Fiat por mudar seus produtos a cada 2 anos mas fica a impressao q quem questiona eh porque nao tem dinheiro pra troca-lo neste intervalo ou em ate 3 anos. Na Europa marcas com Audi, Mercedes, Porsche e BMW fazem alteracoes esteticas e de motores neste mesmo intervalo e o povo reclama? Reclamam quando uma marca aqui demora muito para mudar o produto mas da mesma forma fazem quando o intervalo eh menor. Entao, deve mudar ao gosto do cliente ou criar um prazo por lei obrigatorio como fazem na Argentina? Como bem disse o Vilker, compram quem quer ou nao quer esperar, pois quem observa bem o comportamento da Fiat com os seus produtos sabe a hora certa de comprar um carro atualizado q vai demorar pra mudar e pode ter certeza q o Palio agora nao vai mudar tao cedo, pois a nova geracao so deve sair daqui a 2 ou 3 anos ate porque terao q fazer uma obra-prima pra competir com a beleza e ingenuidade das pessoas em achar q o Gol G5 eh a referencia do mercado.

    ResponderExcluir
  15. Alguém sabe dizer se existe a possibilidade da nova Dobló Adventure vir com o cambio dualogic, mesmo que opcional ? Considerando o preço deste carro um cambio dualogic cabe bem não acham ? Tenho uma Adventure 2008 e uma Meriva Easytronic ... confesso que gostei deste cambio e a Dobló tem ficado mais na garagem por conta disso. Gostaria de poder ver na futura Dobló pelo menos como opcional...

    ResponderExcluir
  16. essa doblô ficou louca...........

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde eu gostaria de saber se comprando em setembro ja vem este modelo.

    ResponderExcluir
  18. Ola,eu tenho uma doblo ,adoro meu carro gosto muito dos carros da fiat.todos que ja tive foram fiat,mas agora estou com uma duvida,fiquei sabendo que a doblo vai sair de linha e com isso o preço cai e as peças ficam caras.Estou numa duvida cruel troco de carro ou é só boato,vc que entende do assunto por favor me responda ,desde já lhe agradeço.

    ResponderExcluir
  19. Que eu saiba a doblo não sairá de linha, oque irá acontecer é uma reestilização.

    até porque na sua categoria(mini van) ela é com certeza a melhor.

    ResponderExcluir
  20. Doblo é uma porcaria!!!!

    ResponderExcluir