segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Novidades sobre os projetos Fiat

A Fiat não está mesmo disposta a entregar a liderança do mercado nacional de mão beijada para a Volkswagen. O fabricante como já é de conhecimento de todos desenvolve diversos novos projetos que vão de novos motores a novos modelos.

Em breve o fabricante lançara um novo motor com batizado de EVO, que terá como característica sua grande economia de combustível, ainda não está confirmado se será o propulsor 1.4. O certo é que esta informação confirma a notícia publicada pelo blog no dia 31 de agosto sobre uma versão econômica do Punto, errei apena o nome da versão, que deverá receber o sobrenome EVO em vez de Economy. O Fiat Punto que sai em testes acompanhado do Volkswagen Polo BlueMotion já é um protótipo equipado com este propulsor.

Outra novidade interessante passada ao Autos Segredos é sobre o novo compacto 327. É provável que o modelo tenha a opção do propulsor 1.4 Fire, algumas unidades foram montadas com o propulsor. A linha de montagem do modelo já está praticamente pronta e fabrica várias carroceiras por dia. A FTP já tem um propulsor EVO para equipar o modelo. Para a montagem do novo modelo alguns funcionários foram para a Itália para adequar o projeto nacional e trouxeram na bagagem alguns funcionários que trabalham na linha de montagem do Panda para agilizarem o lançamento do carro aqui, os italianos passarão a melhor maneira de montar o carro para os funcionários de Betim. A Fiat realmente tem pressa em lançar o modelo no mercado nacional, tanto que pressiona todos os fornecedores para finalizar a linha do modelo, como já noticiado aqui, pode ser que o modelo seja lançado já em dezembro. O modelo seguirá os mesmo padrões de qualidade do Linea e Punto. As fotos do interior publicadas aqui são praticamente do modelo definitivo, a única mudança é o acabamento que ainda não recebeu a texturização para compor o acabamento, como observaram alguns leitores que comentaram no tópico Fiat 327: por dentro do novo compacto. Em resumo com base em todas essa novas informações, o 327 será uma versão nacional do Panda europeu, porém com algumas mudanças e melhorias.

O Doblò Adventure 2010 será lançado em breve, a má notícia são para os consumidores que não gostam de plásticos, o modelo fará uso em excesso como os novos adventures da Fiat, a projeção mostrada aqui está bem próxima da versão final, a frente está praticamente certa, erramos somente nos acabementos da lateral que serão ainda maiores.


Além das novidades acima, flagrei uma unidade do Fiat 600 italiano em testes próximo a fábrica em Betim, entretanto, o modelo está aqui somente a passeio.

Fotos Marlos Ney Vidal/Autos Segredos (Fiat 600)
Projeção Giovane Vedoy da Silva

37 comentários:

  1. Eduardo T. Küll - Rib. Preto14 de setembro de 2009 às 11:33

    E sobre o Bravo, nada?

    ResponderExcluir
  2. Uma versão pseudo-aventureira do 327 com esse motor 1.4 EVO me interessa muito!! Só espero que não façam, como costuma ser comum na Fiat, de lançar primeiro com o motor 1.4 Fire e 4 meses depois adotarem esse 1.4 EVO... aí é sacanagem... lancem já com esse novo motor.

    ResponderExcluir
  3. Esse Fiat 600 seria otimo pra cá... Básico, 2 portas, seria o carro de entrada da fiat no brasil... quem sabe abaixo dos 20 mil, hein?

    ResponderExcluir
  4. Serà que esse 1.4 "EVO" e o Multiair??? Tomara!
    To achando que o Fire vai apenas receber melhorias assim como o 1.0 do Mille economy.
    Ps. Acho que o novo Uno vai ser um carro bem seguro por adotar uma plataforma nova e moderna.

    ResponderExcluir
  5. Marlos, esse Fiat 600 está na Fiat há anos e há mais unidades desse modelo lá (com rodas de aço e setas dianteiras na cor laranja). Para você ter uma idéia, fiz fotos deste modelo na fábrica por volta de 1999...

    ResponderExcluir
  6. Interessante esse 600, poderia ter sido uma evolução do uno anos atrás. Design caixote ele tem!
    Marlos, o punto evo/economy não vai vir com a reestilização européia né? (torço para que não venha!!Estragaram o grande punto!).
    Parabéns pelos flagras!

    ResponderExcluir
  7. Olá B.F.

    Ele pode estar na Fiat há anos como você diz. Entretanto, pelo tempo que acompanho a Fiat é a primeira vez que vejo o exemplar rodando nas ruas.

    Abraços,

    Marlos Ney Vidal

    ResponderExcluir
  8. Mardem,
    A princípio o Punto com essa motorização vem como está. Mas, o primeiro face lift do modelo apesar de não haver programação seguirás as linhas do EVO.

    Abraços,

    Marlos Ney Vidal

    ResponderExcluir
  9. Eduardo,
    Por enquanto nada de novidade sobre o Bravo, mas, ele continua em testes, já que saem unidades da fábrica todo dia pela manhã.

    Abraços,

    Marlos Ney Vidal

    ResponderExcluir
  10. Esse projeto 327 nominado como Panda mataria o Uno ou pode ser que o novo Uno venha mais pra frente ???

    ResponderExcluir
  11. Acho que haveria canibalização na Linha Fiat, assim como ocorre na VW com Gol e Fox, mas lá os dois convivem bem, vamos ver na Fiat.

    Esse motor EVO deve ser o 1.4 Fire com algumas melhoras no consumo, faria bem para o Punto que muitos reclamam que ele é beberrão.
    Bem que linha Punto 2011 poderia ficar assim: Punto 1.4 EVO; ELX 1.6 Tritec ; HLX 1.9 e Spor; 1.4 T-Jet.

    Marlos, como todos sabemos o projeto 326 está em desenvolvimento juntamente com o 327, e para por aí. Não se tem informações mais concretas, do tipo protótipos sendo montados, linha da carroceria... É cedo para falar do novo Palio ou ele está muito bem escondido na fábrica?

    ResponderExcluir
  12. Porque fala-se tanto em canibalização e esquecem as palavras preferência e variedade. Na Europa existem tantos modelos de uma mesma montadora e com tantas variáveis de um mesmo modelo que, mesmo assim, todos convivem muito bem. Ora, ganha o consumidor com isto !!!!!!!!!!!..... e tenho certeza que ganha a montadora também!!!!!

    Já sobre projetos, li na quatro rodas que a FIAT tem a intenção de alinhar os modelos daqui com os da Europa. Com tantas informações novas a cada dia, não significa que esse projeto 326 seja realmente o novo Palio.

    Leonardo

    ResponderExcluir
  13. Caro Leonardo,
    não compare o mercado brasileiro com o europeu, eles não tem quase nada a ver. Começando pelas categorais, passando pelos modelos e terminamdo com os preços. Outra coisa importante é a diferença de mentalidade, por favor, né.

    Na linha Fiat ficariam o Mille, Uno 1.0 e 1.4(especulação), Palio EL 1.0 substituindo o Fire, Palio ELX 1.0. São 5 carros disputando a faixa entre 25.000 e 30.000(com IPI). Tem gente demais.

    Quando vc se refere sobre o projeto 326, vc já começa errado quando sua fonte é a 4Rodas, nunca vi lugar para dar tanta bola fora igual a eles. Esse projeto 326 é SIM o substituto da linha Palio atual. Está em desenvolvimento junto com o 327, chegará no final de 2010, inicio de 2011.

    ResponderExcluir
  14. Eu só REZO p/ que a "guaribada" que a Fiat vai dar no 1.4 seja a adoção do multiair e do cabeçote multiválvulas, imagine com quantos cvs esse motor ficaria! Marlos me diz uma coisa, por acaso a Fiat ñ estaria produzindo uma versão multiair do 1.4 T-Jet ou algo assim ñ? O Mi.To com esse motor ultrapassou os 170 cvs só com o Multiair, e aliás, o T-Jet vai virar flex tb?

    Corre na net uma especulação que a VW estaria tropicalizando o TSI e até tornando-o flex p/ uma futuro Gol GTI, a Fiat tem algo p/ concorrer?

    ResponderExcluir
  15. Olá Marlos,
    gostaria de pergunta sobre uma possível nova versão do Palio Weekend, você sabe se tem, outro dia estava na Av. Amazonas e vi um carro em teste, além de um Doblo e o 327 não deu tempo de tirar uma foto.

    ResponderExcluir
  16. "O modelo seguirá os mesmo padrões de qualidade do Linea e Punto."
    Marlos, pelo o que eu entendi, então o 327 não será um modelo "popular" (pé-de-boi) propriamente dito?

    ResponderExcluir
  17. Amigos, na opinião de voces, o NOVO UNO, vai conviver com o MILLE ?
    Ou vem pra substituir de vez?
    Duarte

    ResponderExcluir
  18. Daniel Ramos de Oliveira14 de setembro de 2009 às 22:05

    Muito bom a lista de lançamentos da Fiat.Ainda bem que o Punto irá receber o sobronome "EVO" ao invés de Economy,e vamos ver com quanta potência irá ficar esse motor 1.4 EVO,e se ele realmente será mais econômico.
    E essa informação que o projeto 327 provavelmente terá a opção 1.4 Flex EVO,é valioza,assim acredito que o carro irá ter a missão de concorrer na faixa do Ford Ka 1.6 Flex e até do VW Gol 1.6 Flex(na versão Trend).E tomara mesmo que o carro tenha um interior tão bão quanto o do Punto e o do Linea.
    A Nova Dobló ficou linda,não vejo a hora de vê-la nas ruas,e principalmente não vejo a hora de ver como anda esse motor 1.6 Tritec Flex,já que provavelmente o modelo será o primeiro a receber essa mecânica.

    ResponderExcluir
  19. Daniel Ramos de Oliveira14 de setembro de 2009 às 22:10

    Só pra complementar o meu comentário.E respondendo o questionamento que o Duarte fez.Na minha opinião o 327 irá conviver até 2014 com o Mille atual,e acredito que ele poderá ter outro nome até lá(como Uno por exemplo),e se ele receber somente o motor 1.4 Flex EVo,ele ficaria acima da faixa de preço do atual Mille,e quem sabe o 1.0 Fire nem vá para no 327,acredito que ele iria ficar acima do Mille.

    ResponderExcluir
  20. Caro Vilker,
    entendo que são dois mercados diferentes e que os preços aqui no Brasil realmente são abusivos. Agora, você está se baseando numa realidade (linhas e modelos) que já existe e não em um mercado que pode estar com perspectivas diferentes e em transformação. As coisas também podem levar um certo tempo e não acontecer do dia para a noite. Também tenho minhas dúvidas se os custos de uma montadora para manter vários modelos em uma faixa de preço semelhante seja tão alto assim. Independente disso eu, como consumidor, gostaria de ter a opção de escolher qual se encaixa mais ao meu perfil dentro de uma faixa de preço... daí a variedade.
    Quanto as informações da revista Quatro Rodas, é apenas uma informação (especulação) e, não significa que eles estejam certos assim como vários meios de comunicação ligados a área automotiva.
    No mais, escrevo através desse blog apenas para dividir e aprender mais com os milhares de leitores que passam por aqui todos os dias.

    Obrigado, Leonardo

    ResponderExcluir
  21. Em entrevista do presidente da FIAT do Brasil, ele citou que o consumidor brasileiro está mais exigente e que não aceita mais qualquer coisa assim em um nível inferior. Fora que pode existir uma certa preocupação com o crescimento das montadoras orientais no mercado brasileiro.
    O que vocês acham ????

    ResponderExcluir
  22. Legal, fica claro que o Brasil é um mercado prioritário para a Fiat, aliás é um dos poucos mercados onde tem vendas realmente expressivas. Espero que essa postura agressiva da Fiat force as demais fabricantes a se mexer, vide GM e VW com sua letargia.

    ResponderExcluir
  23. Vou dar muito valor para a Fiat se trouxer motores com tecnologia Multair já no ínicio de 2010

    ResponderExcluir
  24. Será que esse motor realmente pode vir com o Multair? Seria legal se viesse tambem no Tritec 1.6, imagina com uns 130cv, será que seria possivel? Ja que no Cooper tinha 115cv. O 1.9 com os meros 132 passaria a 145. Já imaginou a linha inteira. Acho que tô sonhando ainda.

    ResponderExcluir
  25. Marlos, por acaso vc chegou a ver se as rodas do "Uno" são aro 13" ou 14"? Aparentemente são aro 14", coisa que os Palios mais simples, que possivelmente ele venha a substituir não tem, caso as rodas sejam maiores mesmo pode ser que esse carro venha a ser um "sub compacto premiun". Sonhando...

    ResponderExcluir
  26. Se não me engano, a Tritec tem motores 1.4 também, né? Não seríam esses os "1.4 EVO"?

    ResponderExcluir
  27. Douglas, bem lembrado, é mais uma possibilidade. Existe um Tritec 1.4 com 75 cv que era fabricado nessa fábrica, que a Fiat adquiriu, ele só bebeia gasolina pura. A Fiat tinha que o adaptar p/ nossa gasolina que recebe 25% de álcool e claro p/ o álcool. Existe tbm um protótipo do 1.8.

    ResponderExcluir
  28. Leonardo te entendo.

    É claro que é apenas uma especulação, pois as coisas podem mudar de forma rápida e infelizmente eu e acho que vc tbm, não somos executivos da Fiat, se bobear nem eles sabem. Quando disse que o substituto do Palio atual(projeto 326) chegará por volta de 2011, tbm é uma especulação que leio por aí. Todos que afirmam alguma coisa corre o risco de estar errado, mais não existe fonte que erre mais que a 4R.

    Eu tbm adoro debater, expor minhas opiniões e argumentos, sempre com respeito e educação.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  29. Vilker, realmente não sou nenhum executivo, só acredito que o mercado realmente esteja mudando. Acabei de ler que o Brasil já é o quinto mercado automotivo mundial superando inclusive a Inglaterra e a Italia !!!!!...... alguma coisa tem que acontecer e acho que as montadoras estão percebendo isso e tem que se dar o devido valor a um mercado como esse. Quanto a 4R, não sei se eles erram muito ou pouco, apenas consenti com uma informação que ao meu ver condiz com uma realidade muito próxima. Há alguns anos atrás, só alguns anos mesmo, como poderíamos imaginar um mercado de importados tão aquecido como hoje (vide Bentley, Mini, Smart, 500 entre tantos) e, fora os orientais que com certeza existe uma política bem agressiva para o Brasil. Acho que as montadoras estão se mexendo, ou seria só a FIAT, bastaria só o governo ter uma polítca tributária melhor, você não acha ??

    ResponderExcluir
  30. A Fiat é a que mais se meche, mas não é a única. A GM por exemplo trás o Agile, Cruze, Spark...

    Fico indignado com a carga tributária nos carros brasileiros, dizem que chegam há 50%. Os nossos carros são os mais caros do mundo e o pior, motor 1.0 e pelado. Vale lembrar que as margens de lucro aqui são três vezes maior que na Europa, segundo o jornalista Joel Leite.

    O Site Web Motors fez uma série de reportagem sobre esse tema, quem tiver o interese de ler, eu recomendo. Vale a pena! Os links são os seguintes:

    http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Mercado_Conteudo.vxlpub?hnid=42603

    http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Mercado_Conteudo.vxlpub?hnid=42231

    http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Mercado_Conteudo.vxlpub?hnid=42291

    http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Mercado_Conteudo.vxlpub?hnid=42512

    http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Mercado_Conteudo.vxlpub?hnid=42552

    Desculpe Marlos, por fugir do tema do post e usar o espaço do blog.

    ResponderExcluir
  31. Marlos você acha possível a FIAT, com a chegado do Bravo, tirar o Palio de produção posicionando o Punto nesse nicho, trazer o Panda e vir com um modelo totalmente novo para o Uno ?

    ResponderExcluir
  32. Nessas horas eu tenho nojo de ser brasileiro, mas aí agente lembra da desg__ça do futebol Argentino e aí nao tem jeito voltamos nos orgulhar de ser do Brasil. Tem q mudar essa politica dos impostos.

    ResponderExcluir
  33. Estou com a pulga atrás da orelha com aquele acabamento plástico da porta do carro fotografado..........Mas será possivel isso?
    Não quero acreditar. Horroroso.
    Duarte

    ResponderExcluir
  34. Vidal,

    Você está ficando famoso em....

    Abraços
    André Amaral

    ResponderExcluir
  35. O 327(UNO/PANDA) vai ter motor 1.0, 1.4 ou 1.6? Vai ter versões esportivas, ou só as basicas tipo FIRE???

    ResponderExcluir
  36. Olá André,
    Tudo em paz? Como andam as coisas? Mande notícias, o meu email está no meu perfil no blog.

    Abraços,

    Marlos Ney Vidal

    ResponderExcluir
  37. Novidades sobre o Fiat Idea??

    ResponderExcluir