quinta-feira, 16 de abril de 2009

Crossover com sotaque gaúcho


A General Motors prepara um investimento de mais de US$ 1 bilhão na unidade de Gravataí (RS). O dinheiro virá de empréstimos bancários e da decisão de não mais enviar dividendos para a matriz americana. Com esse investimento a fábrica terá sua capacidade de produção ampliada em aproximadamente 50%.

Nos corredores da linha de montagem, em Gravataí, a conversa gira em torno do novo modelo a ser produzido. Uma fonte disse que será um crossover, e que os funcionários da produção afirmam ser o conceito Prisma Y apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2006, se levarmos em consideração que o Prisma Y usa arquitetura de Celta e Prisma, já produzidos em Gravataí, a tendência seria mesmo para uma versão comercial do Prisma Y.

Porém, o conceito GPiX apresentado na mostra paulista de 2008, também está cotado. O crossover é derivado da nova família Viva que fará sua estreia ainda esse ano. Dessa família sairão um hatch, um sedã, uma picape e um utilitário-esportivo. Os modelos serão produzidos nas plantas de São Caetano do Sul (SP) e em Rosário, na Argentina. O certo é que GM quer atacar num segmento em que ainda não atua, ou seja, será um modelo na linha do Ford EcoSport. Em breve essa dúvida pode chegar ao fim, nosso informante promete novidades para breve.
Fotos General Motors/Divulgação

6 comentários:

  1. Não conhecia o Prisma Y, mas vi o GPix e foi uma das coisas mais bonitas do salão do automovel. Se esse carro existir no preço da EcoSport e com itens de um Tucson será muito show!

    ResponderExcluir
  2. Prisma Y é pra concorrer com Ecosport
    Gpix seria pra concorrer com as versões mais baratas do Tucson.
    Vamo ver o que a GM quer, mas aposto na primeira opção!!!!

    ResponderExcluir
  3. Uns meses atrás apareceu no Jornal do Carro duas fotos do Viva, zebrado. Uma, de frente, chegava até a porta dianteira do carro; a outra, de trás, focava bem no formato da lanterna, sem mais detalhes do resto da traseira.
    Estas fotos são suas? Se forem, não dá para colocá-las por aqui? Não haveriam outras?

    ResponderExcluir
  4. Eis uma notícia boa em se tratando de GM: a decisão de não mais enviar dividendos para a matriz americana e produção interna ampliada em aproximadamente 50%.
    Espero que com o passar da crise, isso não mude e que seja contínua a valorização do mercado interno pelas montadoras.

    ResponderExcluir
  5. Oi Eduardo,
    Infelizmente as fotos não são minhas.
    Gostaria que fosse.

    Abs,

    Marlos

    ResponderExcluir
  6. Me preocupa que el proyecto Viva use una plataforma tan vieja. ¡Si el Corsa B se estrenó en 1994! Deberían usar al menos la del Aveo o el Corsa C. Si hacen las cosas mal, Volkswagen va a seguir siendo la última marca en reír.

    ResponderExcluir