sábado, 16 de janeiro de 2010

Autos Segredos flagra Fiat 2011 quase sem disfarce










Depois da chegada do novo Uno, a Fiat ainda apresentará no primeiro semestre o Fiat Idea reestilizado. O modelo lançado em 2005 passará por sua primeira plástica, ganhando conjunto frontal que o deixará com a frente mais bicuda. Os faróis serão de duplo refletor e terão formato parecido com o do Lancia Musa. Na traseira as mudanças são poucas, sendo que a placa descerá para o para-choque, a tampa ficará mais lisa e passará a sensação de que está maior. As lanternas terão praticamente o mesmo formato, porém, ganham um novo desenho interno também inspiradas nas do Musa, com as luzes em forma de LEDs. A grade da versão normal lembrará um pouco a do Fiat Punto, já a da versão aventureira será já usada nos outros modelos aventureiros da gama Fiat.

O Idea, além das versões normal e aventureira, terá a Sporting e passará a adotar o propulsor Tritec 1.6 16V. Internamente, as alterações serão mínimas, sendo que muda apenas o grafismo do quadro de instrumentos, que terá molduras cromadas no velocímetro e conta-giros, e os bancos terão nova padronagem nos tecidos.

Fotos Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

23 comentários:

  1. Percebí que os paralamas serão como no Palio e

    Strada Adventure, com apliques quadrados.

    Na versão com o Skydome fica a impressão de

    estar faltando algo...pois não é possivel a

    instalação do bagageiro.

    Belo fraga.

    ResponderExcluir
  2. Parece vai ficar bonita. Gosto muito da atual, mas a motorização E PREÇO deixam a desejar.
    O "braço" das portas também me incomoda o formato deles.
    Vamo FIAT, acaba com essa sombra logo!!
    Não tá dando pra comprar NENHUM carro de sua linha! Estão todos por sofrer modificações! Quem vai comprar carro 0km assim?
    Tomara lance sem aquela babaquice de ano-modelo avançando um ano. Isso É BIZARRO!

    ResponderExcluir
  3. Q isso hein... FIAT trabalhando a todo vapor pra 'lançar os lançamentos'.. eles prometeram mais de 20 neh? esse ano... rsrs.. doidera..
    q venha pelo menos uns 10
    O idea tá maneiro.. como o lancia delta msm neh..
    show show!

    ResponderExcluir
  4. Anonimo,

    o atual Idea nao oferece Skydome juntamente com o rack de teto, pois nesta configuracao nao se pode colocar nada sobre o teto solar por nao permitir seu funcionamento e a resistencia ser menor sem falar q pode arranhar.

    Com relacao a lanterna traseira, ela segue o mesmo material usado no Musa do link abaixo e nao devera ter leds, apesar de ja ter visto numa revista testes de componentes q a Fiat poderia usar no futuro e entre eles tinha uma lanterna igual ao do atual Idea so q toda preenchida por leds.
    Como este item ainda eh muito caro e os atuais refletores conseguem bons resultados com lampadas comuns, nao acho q a Fiat ira empregar ate por conta da semelhança dos da foto acima com o do link abaixo.
    O para-choque frontal sera diferente pelo q se na foto acima.

    http://www.resmoto.com/a_car/lancia/opisy/musa/musa_19/lancia_musa_06.jpg

    ResponderExcluir
  5. Poxa o Idea ta ficando show, lindo demais. Espero que o aspecto das lanternas traseiras fique legal que nem do gol e do voyage.

    Jonny os lançamentos que eles dizem é modelos e versões novas dos modelos ja existentes por isso que da esse numero de 20 lançamentos. Só da familia palio que vai receber o tritec ja conta como 4 lançamentos !!!!

    ResponderExcluir
  6. blza daniel.. entendi..
    mas o palio vai ser mantido o msm visual, sem makiagem? tipo, a minha dúvida maior d sempre.. é a qestão da linha FIRE com a vinda dos tritec... então os tritec virão nos ELX... é isso? e os fire continuarão nos fire celebration neh!? mas penso nas carrocerias tb... acho q o palio fire poderia até mander a carroceria dos fire q é mt bonita por sinal... e mudar o interior q já é antigo... será q isso tá no pacote da FIAT?

    me reponde isso aih por favor pessoal... Marlos, tem informação sobre isso?
    Pq sigo aki o blog tb pra saber qual carro eu pego no meado do ano..

    mt grato!

    Jonny

    ResponderExcluir
  7. Se mudar alguma coisa vai ser do nivel do Punto Jonny. Acho que até o ano que vem quando vem o 326 ele vai se manter de Tritec e pequenas mudanças, nada muito caro pois vem o novo modelo ai né. Sobre os motores, como a Tritec por agora só tem pronto o 1.6 e 1.8 que são motores de cilindrada alta, os carros da Fiat vão receber os motores em suas versões mais caras. Quando vier o 1.4, este vai ficar com as versões intermediarias das versões dos carros (junto com o 1.6 em alguns modelos) e o 1.2 nas de entrada dividindo espaço com o 1.0 (se bem que eu acho que o 1.2 vai acabar substituindo o 1.0 com o tempo)

    ResponderExcluir
  8. 1.2? legal hein..
    deve mexer um cadinho msm assim no palio neh?
    acredito q a FIAT tenha o Palio como pecinha bem preciosa.. vejo zilhões de palios nas ruas..

    ResponderExcluir
  9. Pois é, acho que a Fiat só vai renovar totalmente o painel o Idea, depois que chegar o Palio 326, com novo interior, já que o Idea tem o interior do Palio atual.

    O Marlos, tem total razação(acho eu) quando fala que as lanternas serão de LEDs, o colorido é diferente e pela coloração mostra que serão LEds, pelo menos esses protótipos.

    As lanterna serão claramente inspiradas no lacia Mussa, veja:

    http://industrie.turbomagazine.be/photos/DOSSIERS/Bk-MPV%202009%2006/lancia-musa-08.jpg

    Achei uma projeção bem legal, do que poderia ser o nosso Idea com a frente inspirada no Punto EVO:

    http://ltp5.files.wordpress.com/2009/11/fiat-idea-2010-pvt.jpg

    Sei que o farol não será o do Mussa, mas é só pra ter uma ideia do que a Fiat pode fazer com o Idea.

    ResponderExcluir
  10. Vilker,

    ate q esta frente de Punto EVO na Idea ficou interessante. Os farois podem ate ser iguais ao do Lancia musa apesar de achar q serao mais finos e complicos com lampadas um acima da outra.
    Quanto a lanterna, dê uma olhada no link q coloquei no comentario acima. Por isto q nao acredito na utilizacao de leds e sim ser um refletor mais elaborado como ocorre no Fox e na Amarok onde a luz fica com um brilho maior semelhante a emitida por leds.

    ResponderExcluir
  11. E AÍ! GRAAAAANDE MARLOS. BELO FLAGRA!
    CM DEUS!

    ResponderExcluir
  12. Podiam pelo menos mudar os aros, esses aí cansaram...

    ResponderExcluir
  13. Por mim os aros podem continuar os mesmos, mas a Fiat podia aposentar aquele Hack de teto em forma de V, é totalmente inútil! Alguém por acaso ja tento por algo ali em cima?

    ResponderExcluir
  14. O rack de teto é ítem estilístico, se ele tá lá é pq com certeza que pode-se por algo nele.

    ResponderExcluir
  15. Guilherme M. e Paulo Freire,

    o rack de certa forma tem apelo estilisto, mas serve para prender objetos posto em cima, apesar de q uma outra barra transversal ajudaria mais. Ainda, o desenho dele contribue para a aerodinamica, pois forma um aerofolio na parte de tras e por conta disto ajuda na estabilidade.
    Reforço q o rack so eh disponivel na versao com teto rigido, pois com teto solar impede o funcionamento da abertura alem do teto de vidro nao suportar carga em cima.

    ResponderExcluir
  16. Raimundo, o rack de teto do Idea é muito bonito, mas ñ tem função aerodinâmica pq para servir como aerofólio o veiculo tem q estar a pelo menos 120Km/h e ele precisa estar ao menos levemente inclinado, e a inclinação do fundo do rack do Idea é ao contrário a que um aerofólio deve ter.

    E ele tbm ñ tem travessas para para amarrar cordas. E se vc conseguir por algo la encima, o risco de cair durante uma frenagem é grande, pois o rack é inclinado no inicio.

    Um abs pra todos!

    ResponderExcluir
  17. Olá Marlos, alguma informação sobre dados técnicos dos motores Tritec, se realmente usarão corrente, se são de duplo comando de válvulas (DOHC), se os números de potência estão se confirmando?

    E o que será o significado EVO? Será que vem algum Multiair para o Brasil? Os motores EVO serão derivados do FIRE ou dos Tritec, ou serão uma tecnologia nova?

    hehe, desculpe pelas perguntas, é só exercício mental de curioside, divagações...

    ResponderExcluir
  18. Guilherme M,

    a situacao nao eh tao simples. Se fosse um rack horizontal, concordo q nao traria efeitos na aerodinamica, mas nao eh o caso. Ainda, a inclinacao do aerofolio depende, basicamente, de onde este se encontra e da velocidade q o carro podera atingir.
    O teto do Idea eh inclinado pra baixo e o desenho do rack faz com q o ar q passa no teto seja direcionado para o centro onde existe um vao entre este e carroceria, o q ja provoca um pressao naquele ponto.
    O q vc disse sobre a parte traseira do rack esta invertida, inclinacao negativa, tambem gera pressao.
    Uma coisa eh certa: o rack atua na aerodinamica do veiculo pelo seu desenho, mas sua influencia nao seria tao grande ja q o Idea nao alcança velocidades elevadas.

    Hugo,

    EVO pode ser Evolucao, pois foi isto q aconteceu com o Punto e no caso dos motores seriam um aperfeiçoamento dos atuais. Outra possibilidade seria Economic Vehicle O......, o q seria o O? Ou ainda, Engine Vehicle Otimized (Veiculo com motor otimizado).

    ResponderExcluir
  19. Só corrigindo

    1 - faltou colocar idea no título
    2 - na versao aventureira sera a (esta faltando este a) ja usada ...

    No mais acho q este Idea esta bem pronto e com pouco disfarce, ñ teira lançamento no meio do BBB como premio pra algo e com grande divulgação( Muito maior que qualquer propaganda futura)

    ResponderExcluir
  20. A FIAT deveria ter aproveitado a reestilazação da IDEA e mandar o step para dentro do porta-malas, lugar de onde nunca deveria ter saído. Segundo o texto acima, a placa decerá para o para-choque, se isso for verdade ficará horrível. Na minha opinião, de todos "Adventure lights", o único que combina com o step dempendurado na tampa traseira é o ECOSPORT da FORD, pois ele tem estilo de Utilitário Esportivo. DOBLÔ e IDEA da FIAT + CROSSFOX da VW não combinam com o step dempendurado na tampa do porta-malas, além de BREGA, fica muito fácil estragar a frente de um carro que está atrás quando se faz uma baliza.

    ResponderExcluir
  21. Ô louco, conseguiram até enxergar leds ali! Hueheue

    Quanto ao Idea, se copiar detalhes do Lancia Musa vai ficar linda demais!

    Lembro-me que o Marea copiou as lanternas do Lancia Lybra, o que rendeu mais alguns anos de vida a um carro que veio com o "filme queimado" de fábrica. Era um SENHOR CARRO, mas brasileiro só conserta quando quebra...

    ResponderExcluir
  22. Marlos, equiparán a la Palio Adventure durante el 2010 con el nuevo motor Tritec 1.6 16v? Hay algún restyling previsto?. Llegaran las nuevas Motorizaciones a Argentina al mismo tiempo que en Brazil?.

    Slds a todos.

    ResponderExcluir
  23. Isma, se cv se referiu a mim, cv está enganado, pois eu não disse que são LEDs, apenas disse que a coloração da luz de LED é diferencida, e vendo as fotos fica parecendo LEDs.

    ResponderExcluir