domingo, 10 de janeiro de 2010

Fiat Tritec deve estrear em março no Punto


Se as programações que foram passadas com exclusividade ao Autos Segredos se confirmarem. Em março Fiat Punto terá a honra de marcar a estreia do motor 1.6 16v Tritec num modelo Fiat. Na sequência, no mês de abril chegaria o novo Uno (leia-se projeto 327) que por ser considerado um dos lançamentos mais importantes do fabricante para 2010, chegaria exatamente no mês que a Fiat completa 34 anos de Brasil. Já o Idea 2011 seria lançado em maio também com motor Tritec. O primeiro semestre será bem agitado para o fabricante que ainda terá que arrumar data na agenda para o lançamento da família Palio com o propulsor Tritec. O Bravo e demais lançamentos ficarão para o segundo semestre, apesar que a linha 4 na qual o hatch-médio será fabricado já esteja praticamente pronta.


Projeção Autos Segredos

42 comentários:

  1. Que venham os lançamentos!
    E o Bravo vai demorar mais...que pena!

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  2. E a Strada Sporting? Que aconteceu com ela? Revistas apresentaram o carro, a publicação Auto Espote ate destacou o improviso da saia lateral que a Fiat diz q ainda era provisória em funçao do parafuso aparente de fixaçao...

    Enfim, ela sumiu!?

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  3. To curioso mesmo pra sabe q fim levo a Strada Sporting, será q ela virá ja com o Tritec?
    Mas ansioso mesmo estou pelo Bravo, se ele vier ja com a reestilizção q virá no Europeu, será um sério candidato a minha garagem! Estava interessado em um i30, realmente fiquei triste com os preços "omitidos" pela Caoa, mas ainda vou esperar pelo Bravo, q é minha verdadeira paixão (ainda mais com um 1.8 16v)!

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  4. Infelizmente não vou poder esperar o Punto!

    Será um sucesso de vendas caso se confirme a

    potencia do propulsor, que será ao em torno de

    130cv.

    No caso da Strada Sporting, penso que aqueles

    apliques não caiu no gosto da opnião pública,

    a cabline dupla é agora o carro chefe da

    categoria.

    Para a FIAT,o ano de 2010 promete muito.

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  5. Não estou nem aí para a o "face-lift" do Bravo. Ele está lindo atualmente e nem veio para o Brasil ainda. E dado o "face-lift" para o Punto EVO, fico com o atual.

    Outra que me interesso mesmo é pelo conjunto. Aquele Bravo que o Marlos flagrou não estava rodando com o Tritec 1.8 e sim com o Tjet. Será que é verdade esse abandono do 1.9 mesmo? Tomara que sim...apesar de ser um motor muito bom.

    Março tá próximo, vamos ver o que o Tritec reserva!

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  6. acho que o Novo uno(327)
    será lançado durante o
    big brother brasil
    já que a FIAT tem parceria
    com eles a um bom tempo...
    ( só uma opinião)

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  7. Hugo, me desculpe, mas o motor 1.9 da Fiat não tem nada de bom. Quem já andou num Linea sabe o motor é fraco, principalmente em baixas rotações. Não tem comando duplo, é simples de mais. Fica longe, mais bem longe do Corolla em desempenho, e olha que ele tem só 4 cvs a menos. O que mais estaga o Linea é o motor, trocando o motor acredito que ele se torne um ótimo carro, pois o resto não fica a dever em nada para o Corolla (por exemplo). Se ele fosse bom a Fiat não o tiraria de mercado em tão pouco tempo.

    Alguma coisa vai chegar antes de março, pois a visibilidade que o BBB dá ha Fiat é muito grande. Dificilmente o primeiro lançamento da Fiat será só em março, algo está para chegar, acho.

    Não vejo a hora desse Tritec estreiar e finalmente ver do que é capaz esse motor. Estou louco para ver o compartivo o Punto e o Polo, com C3 e ver o Punto dár uma lavada nos dois, principalmente no Polo com o seus 104 cv.

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  8. E o Idea? Virá com Tritec 1.6 16v? Estou esperando para trocar o meu...

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  9. Pior, se formos para pra pensar, a temporada de lançamentos da Fiat é mesmo durante o BBB, foi assim como os Atuais Siena e Palio, com o Punto TJet, Com o Doblo em 2001, mas Talvez a Fiat leve para o BBB o Doblo reestilizado, e provavelmente alguns modelos com o cambio Dualogic, mas com certeza ia faze bem pra imagem da Fiat lança um modelo em Cadeia nacional!

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  10. Hugo,
    concordo em gênero, número e grau quanto ao Bravo. Se for pra esculhambarem o carro com um monte de plásticos pretos e um bigode cromado sem noção, prefiro o atual! O Punto evo é um atentado à obra de Giugiaro!
    E o Punto merece estrear o motor! Como já disse em comentários anteriores, o carro mais bonito fabricado no Brasil!

    Valeu pela informação Marlos!
    Abraço!

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  11. A Fiat pode usar no BBB o 500, a Strada Sporting e a Adventure CD, mas pela pouca quantidade de comerciais do Doblo reestilizado, acho q este podera receber mais atencao.
    Nao aposto no 327, pois os carros exibidos no programa costumam esta disponivel para venda e, tambem, servem de premiacao aos participantes.
    Faz sentido o 327 ser lançado no mes de aniversario, pois ainda nao foram vistos os modelos zebrados q aparecem ja proximo do lançamento e como o Uno/Mille foi um dos marcos da Fiat na industria nacional, esta nova geracao pode reforçar alguma açao para o futuro da Fiat bem como um produto realmente novo para se comerar.

    Com relacao ao motor Tritec, se confirmada a potencia acima dos 120 cv para o 1.6 16V, nada mais justo q o Punto recebe-lo primeiro, pois os atuais motores nao o dao uma boa relacao peso/potencia e se o consumo for bom, ai o carro voltara a vender bem.

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  12. Vilker,

    p/ falar assim de 2 uma, ou vc nunca andou em um Linea ou nunca andou em um Corolla. Isso de cabeço VVTI é bobagem, enquanto o Linea (que é DOHC, ao contrário do que vc pensa) já está com mais de 90% do torque total, o Corolla ainda está boçejando com menos de 90% (fora que no total, o motor "arcaico" do Linea tem mais torque que o "moderno" do Corolla). Acima de 2.000 RPM ñ tem Corolla nem Civic que cole no Linea.

    Aliás comando variável é mais inútil que útil, o Civic com o arcaico I-VTEC (que é arcaico pq ñ tem nada de novo, já está no mundo antes mesmo da década de 90) que teoricamente teria um desempenho melhor que o Linea em baixa, ñ se dá bem em nenhuma faixa de rotação. O Corolla (coitado) num chega no Civic quer chegar no Linea...

    O motor do Civic só tem de moderno o fato de ser todo em aluminio, o do Corolla nem esse favor faz. Pode ver, nenhum Civic (mesmo o SI) consegue chegar perto do Astra (por exemplo) na cidade, e é pq o Astra tem motor OHC (salvo me engano) do tempo do Opala! Sinceramente no quesito desempenho o Linea ñ deve a nenhum na sua categoria (ñ adianta colocar o 2.0 francês nem o do Focus pq esses motores disputam com o T-JET). Questão de pouco desempenho em baixa é pura questão de costume, e o Focus tem esse mesmo problema mesmo tendo comando variável.

    O 1.6 16V que o Palio usou no inicio da carreira era (e só deixou de ser com a chegada do 1.6 Kia) o melhor 1.6 do Brasil mas foi irado de linha, nem por isso é um motor ruim.

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  13. Desculpem o comentário extenso, separei em parágrafos p/ cansar menos a leitura (desconsiderem os erros de gramática).

    Quanto ao post, eu ñ duvido nada disso, eu ainda ñ vi o Marlos (e sua fonte) errar nenhuma vez.

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  14. Com relacao ao Bravo, os atuais modelos nao parecem ser diferentes dos vendidos na Europa.

    Dai, fiquei pensando num situacao de producao. Se o Marlos disse q a linha de montagem estaria pronta, mas o carro ainda nao sera lançado, entao para q ja viesse com um facelift do qual o europeu recebera e isto demanda um tempo para testar as alteracoes, os fabricantes de auto-peças teriam q ja saber das alteracoes para confeccionar as novas peças afim dos veiculos pre-serie fazerem os devidos testes.
    Seria algo para o Marlos apurar, pois reduziriam as suspeitas do atraso ser por motivo meramente estrategico (tem varios lançamentos neste semestre), necessidade de testar os motores Tritec em funcao de uma saida do 1.9 16V, possivel autorizacao para igualar as geracoes entre outras.

    Por fim, com relacao ao facelift do Bravo na Europa, so se viu um carro camuflado na frente e atras. Aposto mais num redimensionamento das formas da frente do q o feito no Punto, pois o Bravo eh mais recente q o Punto nao precisando mudar muito e atras se a referencia for o Punto EVO, chuto em lanternas mais transparentes com leve alteracao no desenho bem como para-choque.
    Seria algo como as diferenças entre os nossos Focus e C4 com os vendidos na Europa.

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  15. Paulo Freire,

    o comando variavel dos japoneses, pra mim, so tinha relevancia quando usava apenas gasolina, pois nao so garantia mais torque em baixa rotacao como melhorava o consumo e o tempo de resposta nas retomadas.
    Depois q os motores dos japas viraram flex, o consumo piorou e nao houve melhora com relacao a torque e potencia.
    Eh sabido as atuais tecnologias disponiveis nos nosso flex nao permitem garantir o q tem de bom com a gasolina e com o alcool, assim temos um meio termo pra cada.
    Possivelmente, o comando variavel so traz resultados se o motor como um todo for administrar um determinado combustivel.Se nao houver mecanismos q o façam adaptar as caracteristas de outro combustivel ou a mistura, o resultado nao eh relevante.

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  16. Paulo Freire, sua resposta virá há noite, pois não não tenho agora. Só para começar andamos no Absolut e tomos um Corolla aqui em casa, isso só pra começar.

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  17. Olá Galera,
    A Strada Sporting ainda virá, entretanto, segue o mistério sobre a motorização. A versão apresentada para as publicações especializadas no fim de 2009 com motorização 1.8, só serviu para a picape ganhar um pouco mais de visibilidade já que ela disputava na categoria de picape do ano da revista Auto Esporte. Por isso o fabricante fez a pré-apresentação para os jornalistas que tinham direito a voto na eleição.

    Abraços,

    Marlos Ney Vidal

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  18. Quanto ao Facelift do Bravo, aquela foto era antiga e era uma mula do Alfa Romeo Giulietta. desde o começo dos testes do Giulietta com a carroceria do Bravo todo mundo falava q era uma reestilização do Bravo.
    segue algumas fotos da Mula do Alfa Romeo:
    http://www.eurocarblog.com/post/1481/alfa-romeo-149-spy-shots

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  19. Vilker,

    O Punto Tritec não vai competir com o Polo 1.6 de "apenas" 103cv. Seu concorrente é o 2.0 de 120cv, que com o câmbio bem escalonado da VW ainda dá muito trabalho aos motores modernos (quem dirige sabe disso).

    Os Punto mais simples continuarão com o 1.4 (o que é uma pena).

    Os motores Tritec vêm pra substituir os 1.8 Powertrain nos modelos "topo de linha".

    Abraços,

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  20. André Padilha,

    comparei a foto do link com outra abaixo (link 2)e se tratam das mulas para o 149. Todavia, pegue a foto do link 2 e compare com a do link 3 q foi o recente (1/12/2009) flagra do Bravo q sofrera facelift.
    Observe q o desenho da lanterna mudou apesar do molde da carroceria ser o mesmo (o q parece ser a luz de seta e re nao estao nas atuais posicoes e sim juntas formando retangulo com extremidade arredondada) e como eu ja suspeitava com relacao ao feito no Punto EVO, o material eh mais transparente.
    Link 1
    http://www.eurocarblog.com/post/1481/alfa-romeo-149-spy-shots
    Link 2
    http://zoosviat.com/autoreader/wp-content/gallery/alfa-romeo-149-mule-spied/alfa-149-mule-007.jpg
    Link 3
    http://blog.allfeedz.com/dreamcars/426_fiat-bravo-the-first-spy-photos-of-the-facelift/

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  21. André, mto interessante essa mula do Alfa.

    Mas acredito que a mula que roda no Brasil seja apenas do Bravo. Porque isso? por que o Bravo nas fotos desse site que você postou tem o corpo do parachoque no centro com a caracteristica dos logotipos Alfa Romeo (brasão da marca).

    Inclusive reforço a ideia por um membro que ajuda o Marlos ter tirado fotos de um modelo cujo dizia utilizar motor 1.4 16v T-jet e o nome do modelo: Bravo.

    Paulo,
    Desculpe a pergunta, mas você comentou do Linea andar mais que Civic, Corolla e ainda disse que o Astra 2.0 anda mais que Civic SI. Você já andou em todos esses carros? já comparou mesmo que em tempos para evitar andar como um piloto?

    Sinceramente esses comparativos ditos por você não fazem sentido.

    Vamos primeiro ao principal: Civic SI x Astra 2.0.

    O Civic SI tem um cambio com relações curtas (primeira ate quinta marcha) e apesar do peso do carro, tem concepção mecanica e de cambio para combater facilmente o Astra. Apesar do Astra "combinar" com o motor 2.0 de 140cv, ele tem possui um bom torque e peso x potencia do veiculo, mesmo tendo uma relaçao de marchas alongadas para evitar um consumo em excesso.

    É um bom motor para o carro? sem duvida, já que muitos 1.4, 1.6 e 1.8 fazem o mesmo consumo que ele (estou dizendo para o Astra não para os demais carros da GM com esse motor).

    Ambos os motores atingem o pico de torque a 6000rpm o que ainda ajuda a dizer que o Civic SI anda mais. Para ter certeza disso, o Civic já despeja 80% de torque a 2750rpm. O Astra a 3150rpm.

    E por fim o Civic tem um cambio de dupla embreagem, enqto uma marcha está para ser trocada a outra ja fica pronta. Isso da agilidade e o motor já troca com respostas imediatas. O fato dos dois terem entre si rapidez na velocidade não faz dizer que certamente o Astra ande mais.

    Entretanto, duvido que um Astra em mtas condiçoes acompanhe no momento forte de rotaçao do Civic que enqto o já esta no limite de torque em 6000rpm praticamente tendo que trocar a marcha, o Civic ainda tem mais 1250rpm "puxando" o carro para frente e o piloto para tras (encostando ainda mais no banco). Na primeira curva com certeza o Civic já aponta na dianteira com facilidade e consegue dar um tchau tranquilo ao Astra. Entenda: Aqui existe uma concepção de engenharia e mecanica mto bem aplicada ao Civic, coisa que o Astra apesar do bom motor, perde por ser tecnologia de outra epoca.

    Alias, eu acho que o Civic merece mtos elogios ao andar atras de um Golf GTI mas colado. Afinal, é um carro sedan com postura esportiva e melhor, aspirado nada de turbo contra um hatch turbinado. Penso na versão Mugen que eleva a 225cv com turbo como deve andar um Civic.

    Desculpe, mas vou postar duas vezes para nao deixar um post cansativo.

    Abraços
    Edson

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  22. Edson,
    de onde vc tirou a informacao q o Civic usa cambio de dupla embreagem, popularmente conhecido como DSG?
    Nosso Civic Si usa um cambio manual com 6 marchas. Ate onde sei, a Honda nao usa cambio cambios automaticos ou sequencias nos seus esportivos para venda ao consumidor comum.
    A versao mais esportiva do Civic eh a Type R Mugen e existe uma variacao RR destinada a corridas pelo q pesquisei.
    Dados q coletei sobre o carro seguem abaixo:
    Motor 2.0 i-VTEC com 237 hp a 8300 rpm com caixa de marchas manual de 6 velocidades com relacoes curtas e diferencial de deslizamento limitado semelhante ao Lancer EVO X.
    A Honda fabrica cambios CVT os quais ela parece esta abandonando para usar cambios convecionais com mais marchas vide o q aconteceu com o Fit.

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  23. Edson, legal seu post, mas contém muitos equívocos.

    Como colocou o colega Raimundo, o Civic não usa câmbio automatizado de dupla embreagem, o Astra não tem pico de torque a 6000rpm, a 3150rpm o torque não está em 80%, e o civic tem 2 "picos" de torque.

    Civic Si usa câmbio manual de 6 marchas. Astra tem pico de potência a 5600rpm (133cv(G)/140cv(A)) e torque máximo a 2600rpm (18,9(G)/19,7(A) kgfm), a 3150rpm o torque ainda é muito próximo do máximo. Civic tem dois picos de torque a depender do perfil do comando de válvulas utilizado (não sei os valores de cabeça).

    O motor do Linea gera mais potência em médias rotações que o do Corolla e Civic, porém seu maior peso o faz "empatar" ou ganhar em algumas retomadas, porém também o prejudica na aceleração partindo do repouso, como num 0-100km/h.

    Mas na estrada, nas ultrapassagens onde é realmente onde quero segurança o Linea mesmo com o atual "1.9" não decepciona, masmo...

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  24. Fala-se muito em BBB e sua fórmula comercial, mas não se esqueçam: a Fiat é uma das 5 patrocionadoras master da Copa do Mundo pela Rede Globo, a cota mais cara do mercado esse ano. É nessa jogada de marketing que ela deve guardar munição. Alias, é a primeira vez na história que ela patrocina esse momento. E um bom caso de sucesso em função desse espaço é o Ford Fusion, que ganhou embalo de vendas e visibilidade.

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  25. Pessoal e como fica o T-JET? li na quatro rodas do ano passado que a fiat lançaria o primeiro motor turbo flex em série do mundo, o caso do Punto T-JET, será o 1.6 16V ou 1.8 16V? se curiosidade matasse....

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  26. Anonimo,
    o Punto devera ganhar o motor 1.6 16V Tritec flex, pois considerando a suposta potencia (na faixa dos 120cv), substitue tranquilamente o 1.8 GM e esta potencia eh suficiente para brigar com alguns 2.0 como o encontrado no Polo.

    Com relacao ao turbo flex, recente Bravo flagrado com a descricao do motor diz q o T-Jet ainda sera monocombustivel.
    Tecnicamente eh melhor transformar um motor com o conceito MultiAir para flex do q o T-Jet, pois para tirar resultados melhores com o uso da gasolina e, principalmente, do alcool, a taxa de compressao tem q ser mais alta para tirar mais proveito do alcool so q esta pode provocar auto-combustao com a gasolina. Pra q isto funcione direito, a taxa de compressao teria q ser variavel e o MultiAir consegue fazer isto.
    Se formos considerar o T-Jet, a turbina iria beneficiar o alcool para atingir uma potencia mais rapido so q continuaria tendo o problema da taxa de compressao limitando-o sem falar q os cuidados teriam q ser maiores ja q a turbina do T-Jet nao eh do tipo TGV.

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  27. Paulo Freire: "Acima de 2.000 RPM ñ tem Corolla nem Civic que cole no Linea." Ciotado do cê. rsrsr

    O motor do Linea é limitadíssimo, andei no Absolut com o câmbio Dualogic e é lento, como disse meu amigo é lixo. Não participo dessa opinião, mas está longe do desempenho o Corolla e do Civic. O pai desse meu amigo tem um Tempra 98 2.0 e não o troca por nada, esperto pra caramba, mutio bom. O motor 1.9 corta o giro antes das 6.000 rpm, isso no modo sport.

    "O Corolla (coitado) num chega no Civic quer chegar no Linea..."

    Colocarei a seguir o teste de desempenho da revista Auto Esporte, pra mim a mais séria.

    De 0 a 100: Automatico/Automatizado
    Corolla: 11,9 s
    Civic: 12,2 s
    Linea: 13,0 s

    Nas retomadas de velocidades o LInea anda bem sempre colado aos rivais.

    O motor do Linea só não concorre com o do Fcus só se for em potencia e cilindrada, pois se for falar em valores comerciais dos carros concorre exatamente na mesma faixa de preço.
    O Focus 2.0 aut com 145 cv custa faz de 0 a 100 em 11,5, aí fica pior ainda. Os nºs são frios.

    No caso do motor do Palio ele foi tirado por outros motivos, o do Linea é por ser ruim mesmo.


    Isma,
    falei que o Punto Tritec 1.6 comcorreria com o Polo 1.6, pois o Tritec substituirá o 1.8 na versão HLX que custa 44.230, o Polo custa 40.155 ficando assim concorrente. O Polo 2.0 parte de 52.065, ficando muito distante.

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  28. Como admirador q sou dos motores mutivalvulas ...realmente nao entendo pq da Fiat apos descontinuar seu 1.6 16v em 2002 (por causa da tx de cambio desfavoravel na epoca coisa que durou pouco tempo) e adotar essa coisa horrorosa chamada GM 1.8 familia 1 , e agora apos quase 10anos ....apresenta um motor de mesma configuração (tritec 1.6 16v).

    Gostaria de entender o que poderia ter acontecido com o desenvolvimento do motor Torque 1.6 16V Fiat ao longo desses quase 10 anos usando esse GM 1.8 como se fosse um top de motorização......que perda de tempo !!!

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  29. O Fiat Bravo 2010 foi oficiçamente lançado. Ufa!!! Que bom que foi simples detalhes.

    http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI115507-10142,00-FIAT+MOSTRA+LINHA+DO+BRAVO.html

    Maravilhoso!!!

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  30. Vilker,
    vc notou q a traseira nao foi mostrada?
    Pelo q notei nos links q coloquei no comentario acima, as lanternas, apesar de manterem o mesmo molde, terao um desenho diferente e serao mais transparentes.
    Como as mudanças sao muito pequenas, as chances do nosso Bravo ja ser lançado com elas ficam maiores.

    Anonimo,

    o motor Torque 1.6 16V com certeza se tornaria flex, poderia trocar a correia dentada por uma corrente, trocar alguns componentes do bloco de ferro para aluminio e ter comando de valvulas variavel.
    Isto tudo espera-se q o Tritec ofereça.

    Agora, pra mim, a Fiat poderia ter nacionalizado aquele 2.0 ou 2.4 20V do Marea.
    Empregando melhorias ja relatadas acima, possivelmente o 2.0 poderia render sem turbo uns 170cv facil, pois o Corolla 2.0 entrega 160cv sem ser flex e com menor numero de valvulas.

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  31. O motor tritec, deveria ter corrente de comando de válvulas, pois o 16v assusta à maioria das pessoas, só quem ficou no meio da estrada, por ter a correia arrebentada, sabe do que estou falando, dai o sucesso dos carros japonezes, incluindo os motores da nissan. Os motores GM são bons, mecânica fácil, peças de reposição fáceis de encontrar, durável, portanto podem continuar a ser usados, ou deveriam ser, poderia substituir o 1.9 do LINEA.

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  32. Raimundo...

    O Multiair não possui taxa de compressão variável. Ele é um comando de válvulas variável, mas ao contrário dos comandos variáveis comuns, que contemplam duas situações (limitam a abertura das válvulas em giro baixo para beneficiar o torque, e aumentam a abertura das vávulas para o motor respirar em alta e se beneficiar da arquitetura multiválvulas ), contempla uma série de situações intermediárias através pequenos dispositivos pneumáticos. Na prática é como se existissem diversos comando de válvulas, que em qualquer regime de giro consegue a melhro relação possível entre torque, potência e consumo.

    Muito se falava a respeito da se conseguir um comando de válvulas através de solenóides que otimizasse a abertura das válvulas de acordo com giro de modo a conseguir o melhor compromisso possível entre torque e potência, mas nenhum fabricante conseguiu uma solução barata.

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  33. Aliás

    Existe um fabricante sueco, que chegou a mostrar um protótipo de motor com taxa de compressão variável, mas o custo ainda inviabiliza sua produção.

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  34. Anônimo

    Foi a SAAB, que está prestes a ser extinta pela GM... =/

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  35. pra quem falou que o motor tritec deveria ter corrente, ele é de corrente só olhar na foto que exemplifica as matérias do tritec e não só na foto mas já foi citado várias vezes nas matérias que ele usa corrente, um motor que equipava bmw e mini deve ser resistente nesse ponto!

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  36. Anonimo,

    a taxa de compressao, digamos, eh um limite de pressao q o motor suporta durante o processo de combustao (entrada de ar,saida de gases da queima e a força exercida sobre os pistoes).
    Sempre vai existir um limite para esta taxa, pois a resistencia mecanica dos componentes esta em jogo.
    O q vc disse sobre o funcionamento do MultiAir permitir mais controle quanto ao funcionamento das valvulas diretamente esta criando mais variacoes com relacao a taxa de compressao dentro do seu limite.
    Eh como se aumentasse o numero de amostragens para um mesmo intervalo q nos sistemas de codificacao de audio, quanto maior a amostra,mais fiel ao original eh o resultado.
    Em funcao disto, o motor MultiAir pode ter uma taxa de compressao final maior q as adotadas nos atuais motores flex ou a ideal para a combustao do alcool. Assim, como o comando de valvulas eh controlavel/atua com mais variacoes, estes podem garantir taxas de compressao mais apropriadas para cada combustivel ou sua mistura.

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  37. Quiero el Motor 1.6 16v Tritec para el 2010 en Argentina para la Palio Adventure Locker !!! Será factible?

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  38. Vilker,

    pelo visto vc nunca mesmo que andou em um Linea ou Corolla. A começar que vc deveria pesquisar um pouco sobre a distrubuição de torque por rotação do Linea e do Corolla. Testes da AE são muito fakes, na 4R (que tb ñ é de tanta confiança) o Linea andou mais que o Corolla e colou no Civic. Sugiro a vc um longo test drive em ambos e um pouco mais de estudo sobre cada. A propósito, já tivemos 4 Tempras sedan e posso dizer que o 8V deve e muito aos seus concorrentes 8V no quesito torque em baixa. E o motor do Linea ñ tem nada de limitado, ao contrário, justamente por ele ser um 16V e ser muito bem escalonado (coisa dque só a Fiat está conseguindo fazer em toda sua linha).

    Raimundo,

    comando variável é inutil se ñ houver um empenho da própia montadora em construir um bloco com o melhor desempenho possível. O Focus e o Civic são mortos em baixas rotações e possuem comando variável. Isso de ser flex ou ñ, tem nada a ver, o Focus é mono e o Civic é ruim em baixa mesmo na sua época de ouro (antes de virar flex).

    Edson,

    desconsidero totalmente seu post pois há muitas inverdades nele.

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  39. Diego Martin,

    as chances sao grandes, mas isto devera acontecer no segundo semestre.
    Justifico q o Punto ainda nao recebeu o Dualogic e este depende muito de testes com o motor. Como o Tritec sera o motor da vez e espera-se por um bom tempo, o Dualogic seria em conjunto pondendo vir juntos ou o cambio pouco depois.
    O Idea recebera um facelift e os veiculos ja devem esta rodando com os Tritec 1.6 16V bem como testando, tambem, o Dualogic.
    Ha um Doblo zebrado com o atual facelift q roda junto a um Bravo T-Jet de testes q deve esta testado no Tritec visto q o Doblo nova ja esta a venda.
    Nao se viu ainda Palio com este motor e como os Palio ja tem o Dualogic, motor Tritec e cambio tem q ser testados juntos para no futuro nao ocorrer o absurdo de ganhar um motor novo (Tritec) e suspender o Dualogic.
    Desta forma, tende os Palio a ficarem por ultimo.
    O q poderia fugir a regra eh a Fiat cair na besteira de com menos de 1 ano trocar motor levando o cambio junto para brigar diretamente com o Gol 1.6/1.8. Outra seria adotar um Tritec 1.4 16V no lugar do Fire q permitiria brigar com motores 1.4 e 1.6 dos concorrentes e isto seria mais rapido, pois nao depende do Dualogic.

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  40. Pois é Raimundo,
    tbm não vi fotos da traseira, apenas duas da frente e uma dos bancos. Será pode ter mudança mais significativa na traseira, ou como vc disse apenas ums detalhes? Vamos aguardar. Abraços.

    Quanto a vc Paulo Freire,
    repare que jamais duvidei do que vc escreveu, apenas não concordei, diferentemente de vc que com ar de sabe tudo, ridiculariza a opinião dos outros.

    Pra que eu vou perder o meu tempo precioso pesquisando sobre uma coisa que na prática acontece o inverso. Se na teioria o torque atinge num sei quantos %... blá blá blá... se quando ando no carro vejo um motor xoxo, fraco e limitado, cortando o giro em menos de 6.000 rpm. Aí quando ando no Corolla Aut de 4 vel o carro demora subir o giro, mas com uma força no mínimo interessante.

    Meu caro se existe fraude nos teste das Auto Esporte eu não sei, o que sei é que o os nºs são frios. Alias acho que vc está sabendo demais.

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  41. Paulo Freire,

    o comando variavel reduz os problemas em baixa rotacao diante daquele q nao tem isto, mas nao sao uma solucao, concordo, tendo em vista eh comum carros com duplo comando terem menos torque em baixa independente de ser flex ou nao so q torna-se flex piora as coisas, pois o carro nao rendem mais o mesmo quando abastecido com a gasolina em funcao de ter q usar o alcool e este ultimo nao eh plenamente aproveitado ja q a taxa de compressao q tem q ser bem mais alta nao pode ser para nao prejudicar a gasolina.

    Concordo q para os motores flex terem melhor rendimento, o emprego de materiais leves com aluminio, utilizacao de tecnologias como injecao direta de combustivel, turbo de baixa inercia ou TGV, conceitos como o MultiAir q permitem mais variacoes do comando de valvulas dao condicoes tirar o maximo da gasolina e, principalmente, do alcool.

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  42. Opa, novidades do novo Uno, ele apareceu como registro no INPI pela Fiat, e da traseira só as lanternas...

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