sábado, 16 de janeiro de 2010

Flagra do interior do Punto Tritec



A mudança mais significativa no Punto 1.6 16V Tritec será a adoção de um novo rádio, conforme antencipado no post do dia 7 deste mês. A comprovação está no flagra que Autos Segredos fez. O rádio novo estava tampado com um pano, o interior era da versão Sporting e ela estava equipada com o câmbio Dualogic. A previsão de lançamento é para março, entretanto, a data ainda não está definida, pois, o fabricante não quer que a chegada do novo propulsor não fique muito próxima do lançamento do novo Uno.

Fotos Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

32 comentários:

  1. Quer dizer que o Punto Sporting virá com o mesmo motor do HLX, o 1.6 16v? Houve quem dissesse que o Sporting viria com o 1.8 16v...

    Agora, prefiro o painel atual do Sporting e do HLX, acho que os mostradores do Linea não combinam com o "estilo moderno" que o Punto tenta passar...

    Agora, tomara que a calibração do Punto Dualogic com o Tritec esteja bem acertada, pode ser a melhor opção entre os automatizados!

    Belo flagra!

    ResponderExcluir
  2. otimo flagra!
    provavelmente a data de lançamento deve ser no meio de março....

    ResponderExcluir
  3. Karaka marlos! Q susto... pensei q fosse o interior do 327... é a vontade d vê-lo logo q faz isso com a gnt.. rsrs
    dei 'um pulo' aki da cadeira... kkkkkkkk
    blzinha esse interior do punto... ai ai... será q um dia eu terei um desses? terei sim se Deus quiser.. hehe
    flw amigos!

    ResponderExcluir
  4. olá.GRANDE MARLOS. belo flagra! mas me diz aí. como vc consegue esses flagras? digo............
    VC TEM CONTATOS QUE TE DIZEM;ONDE ESTÃO TAIS CARROS? ou vc já tem conhecimento; da rotina dos motoristas.ah? pode me responde? NO MAIS..........CM DEUS AÍ!

    ResponderExcluir
  5. Aff, o fela da mãe que tava testando o carro podia NÃO ter deixado o pano ali né... ahuahuahuah

    ResponderExcluir
  6. Minha preocupação é de ter um carro como o Punto e um motorzão desses com cambio automatizado que, mesmo tendo melhorado e muito, não chega perto de um manual...mesmo a Fiat não sendo referencia em cambios. Se sair com opção de cambio manual achei meu carro pra rodar durante a semana !!!!!

    ResponderExcluir
  7. daniel logico que vai vir manual...
    E o punto se tornou um carro extremamente atraente com esse motor 1.6, espero que esteja entre 120 a 125cv sua potencia e torque 18 a 19 ^^

    É esperar pra ver...

    ResponderExcluir
  8. É impressão ou esse volante é o mesmo do Punto EVO?

    ResponderExcluir
  9. Marlos, como estava o exterior desse punto? Coberto? Ou com modificação visível?

    ResponderExcluir
  10. Nossa, esse é o melhor blog que eu conheço! Ótimo flagra, totalmente inesperado pra mim... to curiosíssimo pra saber o motor e potência do T-JET!

    ResponderExcluir
  11. Hola, soy de argentina, y quisiera decir que ese Punto tiene control de velocidad abajo del volante.
    saludos

    ResponderExcluir
  12. a fiat deveria aproveitar essa atualização e dar ao nosso punto alguns itens que foram tirados dele quando foi "nacionalizado". um bom exemplo é o ar-condicionado dual-zone, a abertura do porta malas keyless e travamento/destravamento eletrico do tanque de combustível... lamentável Fiat

    ResponderExcluir
  13. O comentário anônimo acima mostra muito bem o pensamento do brasileiro. Queria saber como é que o "travamento/destravamento eletrico do tanque de combustível" vai ajudar no momento em que o carro se envolver em um acidente...
    Outra coisa: Tô andando em uma Strada 2002 que não tem plástico nas portas, e sim tecido, como todo mundo sonha. Prefiro muito mais o acabamento de plástico, que com o passar dos anos não fica fedendo a cachorro molhado.

    ResponderExcluir
  14. Não tem as trocas de marcha no volante, pelo dualogic, assim como no Stilo?

    ResponderExcluir
  15. Olá Hugo,
    Tudo bem? Olha ainda não tenho essa informação do 1.8 16V, mas pelo que apurei ele virá no Linea e no Bravo.

    Até,

    Marlos Ney Vidal
    Editor do Autos Segredos

    ResponderExcluir
  16. Renzo, vc mesmo se contradiz ao criticar o pensamento do brasileiro. O que o acabemento em plástico vai ajudar no momento em que o carro se envolver em um acidente?

    Concordo contigo que deveriam sim se importar mais com a segurança, mas é questão de $. Como alguém é incentivado a pagar 3000 reais a mais em um kit de airbag e ABS? Com esses preços o brasileiro ve mais favorável investir em rodas de liga, som e itens de conforto.

    ResponderExcluir
  17. Agora o Punto se supera, pois com um motor novo e mais moderno com possivel potencia na faixa dos melhores do mercado e com a disposicao do cambio Dualogic, vai ser muito bom.

    Hugo,
    a potencia do atual 1.8 GM pelo q se espera do 1.6 16V Tritec sera inferior e o HLX e Sporting usam o mesmo motor, logo nao precisaria dotar o Sporting de um motor mais potente.
    Ainda, o Polo GT 2.0 rende com alcool 120cv, ou seja, pode o 1.6 16V ter a mesma potencia ou mais ja q o Sporting esta usado o 1.6 16V e nao faria sentido a Fiat fazer isto em funcao da atual relacao peso/potencia nao ser favoravel para o Punto.
    Assim, ela teria q garantir q o desempenho do Sporting com o 1.6 seja igual ou superior a atual versao e capaz de brigar com o Polo GT e sem aumento de potencia, isto nao eh possivel.

    Faz sentido o 1.8 16V ser adotado no Linea e Bravo, pois sao pesados e precisam de maior potencia (algo na faixa dos 140cv). Contudo, quanto maior for potencia deste (possivel 148cv no alcool como foi dito em outra materia), mais força a Fiat a elevar a potencia do T-Jet, pois eh preciso uma diferença de potencia q justifique a migracao sem falar q as pessoas tem a pensar q um motor com cilindrada maior e com diferença de potencia menor eh mais confiavel q um downsising.

    ResponderExcluir
  18. Danilo,

    ai entra o q eh prioridade para o brasileiro. Preferimos som, banco em couro, rodas, em suma, coisas q chamam a atencao dos outros, nos satisfazem com relacao ao estilo ou trazem um maior valor de revenda a algo q nos traz segurança na utilizacao do veiculo.
    Na Europa eh o inverso, carros populares como Fox e outros ja saem de fabrica com Air Bags e ABS e recente mudança na lei obrigara, tambem, o uso de ESP enquanto ar digital, banco em couro, vidros eletricos traseiros sao opcionais.
    Vc viu recente materia na TV sobre as mortes de transito no pais? Na Europa, Alemanha, o indice eh baixissimo e la muitas pistas nao tem limite de velocidade, mas por q isto? As pessoas respeitam a sinalizacao e optam por veiculos seguros desde do mais basico.
    Eh tal negocio, vc nao vai ficar com o carro a vida toda, logo vc deveria garantir q vai viver mais q o carro.

    ResponderExcluir
  19. Danilo,

    Só complementando o texto do Raimundo, quando escrevi sobre o tecido apenas estava me lembrando das críticas em relação ao novo Uno, quando muitas pessoas se preocuparam mais escrever sobre o acabamento do que sobre ítens de segurança.
    Ou seja, o tecido é um ítem de imagem, e que serve também para deixar o carro fedorento com os anos.

    ResponderExcluir
  20. Eu particulamente acho o desing fantástico, tanto externo quanto interno, só faltava um motor que correspondesse a altura da beleza do carro. Laçando o Triotec 1.6 no Punto de 128 cv, irá resolver pelo menos parte dos problemas com relação ao 1.8 GM que é antiquado ao Punto. Sobrará o 1.4 Fire, fraco, barulhento.

    Para a Fiat ter colocado o 1.6 Tritec, é por que o motor deverá oferecer um desempenho melhor, levando em consideração os cavalos e um possível torque pareceido como 1.8 GM.
    Só pra galera ter uma idea do desempenho o Punto Sporting como motor 1.8 GM, tirado da revista Auto Esporte:

    0 a 100: 12,3 s
    Maxima: 171,8 km/h
    Consumo médio: 8,3 km/l
    peso/potencia: 11,2/11,0

    ResponderExcluir
  21. Parece que finalmente esses motores de monza estao finalmente condenados a desaparecer da linha Fiat ...demorou demais...era melhor ter investido na flexibilização do motor 1.6 16V, Torque do Palio ate 2002 que era bem melhor, do que colocar essa porcaria que veio da GM.

    Ja vai tarde motorzinho 1.8...espera que a Fiat nao faça outra burrada dessas ......

    ResponderExcluir
  22. Olá Vidal!

    Também observei, como um amigo acima, o comando que parece ser do "Piloto Automático" (lado esquerdo, abaixo do comando das setas). O novo Punto terá essa função mesmo? Será que a HLX também terá?

    Você tem ideía se os valores aumentarão com a chegada do novo motor?

    Parabéns pelo blog!

    Ats,

    Alexandre.

    ResponderExcluir
  23. Alexandre,
    ainda eh cedo para falarmos em possivel aumento por alguns fatores:
    1-normalmente produtos com ano/modelo mais novos tende a ter preço maior;
    2-mesmo q o 1.6 16V seja feito pela FTP, nao sabemos o seu custo de producao q pode ser superior ao antigo 1.8 ate pelo fato de ser mais moderno;
    3-o veiculo pode alem do novo motor ganhar ou perder itens com o intuito de manter o preço ou mesmo q com um aumento pequeno ter mais competitividade;
    4-mesmo q se tenha uma aumento, existe um limite q eh o cobrado pela concorrencia.

    Com relacao ao piloto automatico, ha carros q mesmo com cambio mecanico este item eh oferecido.
    Pra mim, faz mais sentido seu emprego quando equipado com o Dualogic, pois ai o piloto pode executar as trocas de marchas necessarias para manter a velocidade programada.

    ResponderExcluir
  24. Não tem as borboletas de volante?

    ResponderExcluir
  25. Obrigado pelas respostas Marlos, adoro seu Blog, está melhor a cada dia, impressionante mesmo! Desconheço algum blog de outra marca com flagras tão bons.

    Punto merece borboletas no volante, mesmo que opcionais, mas parece que vão ficar só no Stilo e Bravo(?)...

    Poderiam vender o piloto automático no Punto Manual também, semelhante ao Linea que tem esse opcional no HLX manual. E agora, sporting se vier com mesmo motor não compensa, mais barato pegar o HLX e colocar o Kit HSD, Blue&me, rodas emprestadas do Stilo (tala 7", mais largas). Sai mais em conta e eu particularmente não pago a mais por saias laterais e spoiler de enfeite. Apesar de perder um pouco do preço na revenda, porém tem gente que não gosta dessa cara de pseudo-esportivo (eu).

    Mas o que gostaria de saber mesmo é se existe algum boato, conversa, sobre a Palio Adventure 2011, será que ele já vem com o Tritec 1.6, seguindo exemplo do Idea reestilizado ou manterá o gm 1.8, usando o estoque comprado recentemente?

    grande abraço,
    Hugo R.

    ResponderExcluir
  26. Hugo R,

    quanto ao uso do motor Tritec na Palio Adventure ou mesmo nas versoes mais caras q usam o 1.8 da familia Palio, acredito q no segundo semestre, talvez, eles ja estarao usando estes motores pelo seguinte:
    1-na linha Palio, a demanda pelas versoes Adventure ou mais caras q tem o 1.8 nao sao tao grandes como ocorre com o Idea e Doblo q chegam perto dos 50%. Por isto q a Idea devera ser a segunda a receber o motor e o Doblo, pra mim, o terceiro.
    2-os Palio a pouco ganharam o Dualogic para o motor 1.8 e mudar o motor implicaria, tambem, em trazer o Dualogic para o 1.6, ou seja, quando os Palio forem receber o Tritec, o Dualogic tem q vir junto pra na incorrer de so depois algo q ja era disponivel voltar a ser vendido no caso do cambio. Possivelmente, por isto q a Fiat nao dispos ate agora no Punto o Dualogic, pois ofertar algo q em pouco tempo teria q ser novamente testado para um motor novo, eh um gasto desnecessario sem falar q o seu principal concorrente, Polo, a pouco recebeu o I-Motion.
    3- pega mal fazer uma alteracao de motor juntamente com cambio com menos de 6 meses, principalmente no segmento do Palio onde os compradores torcem para q o modelo nao sofra grandes alteracoes o q motiva a desistencia de futuras compras;
    4-existe a possibilidade dos Tritec na familia Palio so virem com a nova geracao, pois como nao sabemos quantos motores 1.8 a Fiat tem e supondo q estes sao dispostos em cotas para cada produto, ela poderia jogar o motor novo nos Punto, Idea e Doblo para alocar os 1.8 q estes usariam na linha Palio cuja demanda eh menor.

    ResponderExcluir
  27. Obrigado pela resposta Raimundo,

    realmente não havia pensado nesse aspecto para a linha Palio. Seria incoerente (porém a FIAT já fez coisas parecidas) trocar um motor que acabou de receber o Dualogic (como a Palio Adventure Locker Dualogic e a Palio ELX 1.8 Dualogic) por um novo conjunto motor-câmbio. Mas não duvido nada. A questão maior é quantos motores a FIAT ainda tem em estoque + a última aquisição...O gm 1.8 é usado na Linha Palio/Palio Weekend/Strada/Punto/Idea/Stilo/Doblo. Se o Punto e Idea já receberão o Tritec esse ano, ainda talvez o Bravo e o Linea, ficariam o Stilo/Palio/Weekend/Strada/Doblo para receberem em 2011 como modelo 2012. Em 2012 modelo 2013 já devem ser os projetos 326...

    ResponderExcluir
  28. Espero que o Sporting venha com o motor 1.8 16v e que o Dualogic seja disponibilizado para ambos dois motores, ou seja, para o 1.6 16v e o 1.8 16v, e não somente para o primeiro ou só um, pois pretendo trocar por um 1.8 16v com Dualogic.

    ResponderExcluir
  29. Caramba, estão falando que o 1.6 Tritec terá torque de motor 1.8, na faixa de "18 a 19 kgfm".

    IMPOSSÍVEL!

    ResponderExcluir
  30. Diggo,

    se o 1.6 16V tiver potencia na faixa dos 120 cv, ja supera o atual 1.8 e bate com o 2.0 do Polo GT. Ainda, tem q existir uma diferença boa de potencia entre o Sporting e o T-Jet, pois se esta dimunui, nao se vera muita vantagem em adquirir o ultimo.
    O q se diz eh q o possivel 1.8 16V substituira o 1.9 16V e podera ter potencia na faixa dos 140cv ou mais, q esta na media dos Civic, Corolla, Focus 2.0 entre outros.
    Em funcao disto, o motor atendera mais as necessidades do Linea q ja usa o 1.9 16V (132cv) e ja entraria como motor de engrada para o Bravo sem falar q ambos sao pesados necessitando de motores mais fortes.
    Todavia, a Fiat ao meu ver teria q aumentar a potencia do T-Jet para uns 160cv ja q 140cv ou mais esta muito proximo dos 152cv ofertados pelo T-Jet atualmente o q voltaria ao problema acima entre Punto Sporting e T-Jet bem como o Bravo q tambem usara o T-Jet.
    Com relacao ao Dualogic, se o 1.8 16V vai substituir o 1.9 16V, o Dualogic tera q vir junto, pois o 1.9 16V oferece e teria q se manter esta caracteristica no novo motor.

    Ainda sobre cambio, a Fiat recentemente divulgou q esta ano esta produzindo o cambio de dupla embreagem q devera ser utilizados nos motores T-Jet, MultiAir e, talvez, MultiJet.
    Assim, a medio prazo, a Fiat podera usar esta caixa aqui no Punto, Linea e Bravo ja q os concorrentes deles como Fiesta, Focus, Polo hatch e sedan, Golf possivelmente irao dispor deste tipo de caixa nas versoes mais caras.

    ResponderExcluir
  31. Alguém percebeu que este novo rádio provavelmente não terá o Blue&Me? Na foto, os botões "Microsoft" do volante sumiram.

    ResponderExcluir
  32. Olá, parabéns pelo blog! Gostaria de saber se com o novo motor 1.6 16V Tritec o Punto vai subir significativamente de preço... Dá pra chutar um percentual??
    Valeu!

    ResponderExcluir