terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Fiat Siena Sporting terá teto solar e Palio Tritec novo interior




A Fiat já se prepara para lançar o Siena Sporting, algumas unidades já estão prontas num pátio escondido na fábrica. De novidades estéticas em relação ao flagra acima é que o modelo terá teto solar elétrico no tradicional formato retangular, além de poder ser equipado com câmbio Duaologic em sua lista de opcionais. Entretanto, uma grande dúvida está no ar, não se sabe se a versão Sporting será a despedida do motor 1.8 Powertrain ou a estreia do esperado propulsor 1.6 16V Tritec. Caso alguém saiba qual será o motor pode entrar em contato com o blog pelo e-mail marlos.vidal@gmail.com.

Enquanto o projeto 326 substituto natural do Palio continua em desenvolvimento para ser lançado somente em 2012, a fábrica irá usar de todas as armas para tentar manter o hatch competitivo. Entre as estratégias será a adoção do propulsor 1.6 16V Tritec, no modelo 2011 que deverá ser lançado depois de abril, data para ínicio da produção dos motores Tritec. Além da nova motorização o Palio terá o interior repaginado com bancos revestidos com novos tecidos, novo grafismo do quadro de instrumentos e nova tonalidade na cor do painel.

Fotos Reprodução Orkut

39 comentários:

  1. Fiat é melhor, sem dúvida Fiat fiat fiat fiat fiat

    ResponderExcluir
  2. rsrsrsrs.... ri aki com esse comentário... boa!
    Mas é só o interior do palio 2011 q muda? e o celebration? será q vem o palio EL?? tô chato com essa pergunta em tudo q é lugar pq o celebration tá com interior defasadíssimo... não acham? interior de 2001/2002... não é? volante painel.... tudo igual.... hora d mudar neh!?
    flw!!

    ResponderExcluir
  3. E como sempre o Marlos com informações em 1ª mão...

    Mas esse Siena Sporting já vai ser o precursos p/ o uso de motores Tritec e p/ a mudanças interiores que a família Palio irá receber ou o que?

    Pelo amor de Deus quem tiver essa informação que conte logo! rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Carro em fase final de vida,como o Palio, deve apelar para preço. Com a chegada do 327, Palio hatch deve perder muito do seu apelo. Acho que as versões de entrada venderão mais, já que o 327 terá muito espaço interno e, por conta disso, deve atrair mais consumidores. Se eu fosse a Fiat, baixava os preços e adiantava o projeto 326, até 2012 muita coisa vai acontecer, tá parecendo a VW que demora para lançar os carros.
    Por último, no comparativo da 4r, hatches médios, achei que o Stilo era um dos mais bonitos, apesar da idade (e da versão ser a Sporting, mais cara e equipada). Seria uma boa pôr o 1.6 tritec nele, acho que daria uma boa sobrevida, a uns 48 mil, com abs + airbags, valeria a pena.
    Abs e bom ano aos blogueiros.

    ResponderExcluir
  5. Falando em sporting, cade a Strada?
    Apareceu e sumiu!

    ResponderExcluir
  6. Fiquei com uma dúvida, se os Sienas já estão prontos e escondidos, não será o 1.6 tritec, porque estes serão fabricados a partir de abril, certo? Ou entendi errado?

    ResponderExcluir
  7. interior do palio mudando denovo que isso ta pior que mulher no shopping nunca sabe o que quer kkkk!

    ResponderExcluir
  8. e o punto
    qual será as motorizações das versoes HLX e Sporting?
    1.6 Tritec ou 1.8 Tritec

    ResponderExcluir
  9. interior do palio mudando de novo??? de novo???? como assim?? os celebration's estão com interior velho já meu brother.. acredito q estes tb deverão ser trocados... e os ELX virão com mudanças tb... acho justo...
    Quem já tem um celebration ou ELX, se gostar vende e pega o q lançar... ou não?

    ResponderExcluir
  10. Aeee!!!!
    Tritec is coming!!!
    kkk
    Mas tem uma coisa...326 só em 2012?!!
    Como assim? O que a Fiat tá pensando?!
    Em 2009, Gol com quase 100 mil carros a frente do Palio e o 326 vem só em 2012? Acho que a fiat está um pouco errada no planejamento!
    Siena pode até vir com teto solar, mas porque vulgarizar tanto o nome Sporting? E mais, o Siena, como sedan, não casa com uma proposta esportiva!
    Sobre a Strada, tomara que ela tenha desaparecido para nunca mais voltar...convenhamos, ela ficou esdrúxula! A frente ainda passa, mas as saias e bodykits a la TGpoli são no mínimo toscos...Sem contar a traseira, que não é um primor de beleza na versão normal, e ficou mais feia ainda na Sporting. Dica de Design pra Fiat: Less is More!
    Se a Fiat lançar um Palio EL, vai ser a maior salada que eu já vi. Lembremos que o g4 tinha essa frente monoparábola, que foi trocada por a do Siena por não ter sido aprovada pelo público. Se ela voltar, o senso da Fiat vai pro lixo. O que eu acho é que a Fiat está numa sinuca de bico, pois o Palio g3 é infinitamente mais bonito que o g4, mesmo com o interior defasado, e ainda carrega as vendas do Palio nas costas.
    Que o 327 venha logo e acabe com a confusão!
    Parabéns pelos furos, Marlos!
    O blog,como sempre, sai na frente!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. meu eu gosto mto da fiat
    mas a fiat tah fazendo mta mancada...
    a começar com esse siena(pra q um siena sporting?) c fose só para lançar o novo motor
    a fiat ja deveria ter retirado as vendas do palio celebration abaxado os valores do palio e siena e ai sim lançar o novo motor...
    c o 1.6 tritec for msm para a familia palio axo q deveria ser retirado o 1.4 e o 1.8 e num futuro qm sab c tier msm a versao 1.8tritec, ai sim poderia ser lançado um siena sporting(pq seria realmente "sporting")
    e otra, axo q a fiat ja poderia aposentar o palio 1.8R... pq ate hj eu naum vi um palio 1.8R com a frente so siena --'

    parabens pelo blog
    espero q tenha mtas novidades para 2010 e q vc seja o 1° a descobrilas
    vlw

    ResponderExcluir
  12. "Palio g3 é infinitamente mais bonito que o g4, mesmo com o interior defasado, e ainda carrega as vendas do Palio nas costas."
    concerteza vende mais por ser mais barato..
    mas gosto é gosto... considero o g4 mais moderno e mais bonito... mas me contentaria com o interior totalmente remodelado com o exterior sem mexer em nda..
    ainda espero do 327 tb pra comprar meu 0km, pq comprar um celebration agora pra depois ficar passado/velho? mais do q já é?(em relação ao interior)...
    2010 promete gnt... e lá vamos nós...
    e q a FIAT agrade o gosto de nós alucinados e críticos de carros...
    flw!

    ResponderExcluir
  13. Bem, acredito que o Siena sporting seja a ultima leva dos motores 1.8 GM. Pelo menos esta seria a logica né! A Strada Sporting a fábrica já esta produzindo (segundo informações de um amigo que trabalha na linha de montagem do Punto). Porém a Fiat não tem muita pressa em colocá-la a venda pois as vendas da Strada está muito bem obrigado! Sempre fui usuário da VW mas depois que comprei um Siena HLX 1.8 ano passado e agora troquei minha velha Saveiro numa Strada Working não tenho do que reclamar!

    ResponderExcluir
  14. lembrando galera que a TRITEC também prepara um 1.8 16v, e não apenas o 1.6 16v..agora se for pra lançar o teto solar elétrico, que venha o tapa sol tbm né..pra não cometer a mancada da Strada, que não tem tapa sol no teto solar..

    ResponderExcluir
  15. Siena Sporting com teto solar elétrico é ...., no Linea que é bom nada!

    ResponderExcluir
  16. Curioso realmente: a Fiat disponibiliza o teto solar como opcional na Strada, Idea, Punto, 500, e sem falar do maravilhoso Sky Window do Stilo...e agora falam esse Siena Sporting.

    E no Linea (que em tese é o topo da linha) não tem o teto nem como opcional... ô Fiat se manca e acerta isso!

    ResponderExcluir
  17. Quanto a teto solar em Sedan, Corola ñ tem, Civic ñ tem e isso ñ faz diferença nas vendas. Agora que um Sky Dome no Linea ia ser bala, ia.

    ResponderExcluir
  18. Se o documento exposto na net sobre a programacao da Fiat para 2010 e 2011 for confiavel, o 326 vira no final do 2011 como modelo 2012, pois seria outro modelo do segmento 1 cujo primeiro sera lançado este ano e acredito q seja o 327.
    Toda forma, nao vejo uma demora quanto o desenvolvimento do 326, pois o carro sera completamente novo e carrega uma familia consigo o q demanda tempo sem falar q para vender tao bem quanto o Gol tem q ter um design bonito q seja harmonico e inspire esportividade e modernidade.
    Dai, o fato do Gol G5 pelo q se ve carregar mais as vendas da linha Gol do q parece acontecer com o Palio (o Fire contribue mais, mas nao ha indices q comprovem isto), pra Fiat nao teria sentido adiantar o projeto, pois ela ja disse q o importante sao as vendas totais e nao de um segmento especifico.
    Logo, por nao ver chances do 327 manter o preço do Mille e acredito q sua faixa de preço sera a do Palio Fire, considerando q se tornara um sucesso, vai matar o Palio Fire em pouco tempo.
    Em funcao disto, para evitar uma diferença grande de preços entre o Mille, Uno e Palio ELX, uma solucao seria lançar um Palio G4,5 com farois com mascara negra q sao mais baratos e simplificar o interior.
    Isto evitaria retornar a frente do Palio G4 ao qual eh usado pelo Siena e com a adocao de novos motores conforme a materia, o Palio e familia vai ganhando sobrevida ate a chegada do 326.

    ResponderExcluir
  19. Não gostei desta ideia de Siena SpoRting, ainda mais com os TGpolis e a roda do Palio R preto com diamantado.
    Em relação so Projeto 326, esperamos que capriche no visual exterior (pq no brasil carro novo e mulher só importa o exterior.
    Abração pra todos
    E Marlos to de plantão a espera de noticias do 327 (Uno)

    ResponderExcluir
  20. Isso msm Raimundo... concordo com vc

    ResponderExcluir
  21. Mais uma da Fiat.

    Pelo o amor de Deus, não presisa mecher no interio do Palio ELX, ele já o melhor da categoria. Tem que concentrar todas as forças no desenvolvimento do 326 e sua linha. Vai ser mais uma mancada da Fiat mecher no que não presisa mecher e não mecher no que preseisa mecher. Fiat vc tá de palhaçada!!!

    Detestei a notícia, pois fica evidente que o 326 não chegará tão cedo. Marlos, obrigado por nos manter sempre atualizados.

    ResponderExcluir
  22. Não acredito que o novo Uno vai ser tão barato como o atual. Ele deve ser uma espécie de Fox da Fiat. Lembrando que agora qualquer novo carro tem que ter ABS e Air Bag de série, o que vai aumentar o preço do carro.

    ResponderExcluir
  23. eita Renzo.. é msm... mas isso num é só partir de 2014?

    Vilker... faço em mexer no interior do palio e siena... os celebration FIRE<<<< os ELX estão 10 o interior.... tb gosto mt

    ResponderExcluir
  24. Siena Sporting pra que????
    As vendas do siena ja estão muito bem obrigado!!!
    Mas a fiat sabe o q faz na maioria das vezes, a Fiat teve mtas iniciativas duvidosas mas na maiora das vezes fez sucesso!! Espero q a Fiat saiba o q esta fazendo desta vez...

    ResponderExcluir
  25. JonnY,
    Coloca no Google as palavras: abs air bag obrigatórios.
    Lembro que na época dei uma olhada na legislação, e realmente: carros novos deverão ter os dois ítens a partir de 2010. Ou seja, o novo Uno sim, mas o Siena Sporting, não, pois é só uma nova versão. Em 2014, TODOS os carros deverão ter ABS e Air Bag.
    É por isso que eu acredito que o Uno não vai ter o mesmo preço do Mille, nem vai chegar perto. Ou então esse negócio de que o Uno vai ser uma revolução verdade.
    Guilherme M., aposto que esse Siena vai vender muito, pois tem muita gente que quer porta mala em "esportivo", e vai comprar. O problema é que o seguro deve ser muito caro.

    ResponderExcluir
  26. Quanto ao Siena, ele tah bonito, com algumas mudanças fica mais esporte. Pra quem disse q Sedan ñ é carro esporte, me diz em que o SI se enquadra, e o Linea TJet?

    ResponderExcluir
  27. Renzo,
    pelo q entendi da Lei, novos projetos como o 327 teriam q ser lançados ja com ABS e duplo air bag enquanto os ja existentes e/ou variacoes passariam a recebe-los gradativamente.
    A industria, para os existentes, começaria a implanta-los nos modelos mais caros, pois a medida q estes itens tornem-se mais baratos, poderia ser usados em produtos mais populares para nao provocar um aumento consideravel de preço diminuindo as vendas.
    Todavia, considerando q o 327 sera um carro de massa, eh possivel, mesmo sendo um projeto novo, q a priori nao venha com tais itens de serie para nao torna-lo caro demais.
    Pelo projeto em si ja desconfiamos q ele custara mais q o Mille e tudo indica q tera preço na faixa do Palio Fire. Adotar tais itens como obrigatoriedade e estes sao caros, provocaria a retirada de outros, talvez mais relevantes para o publico, afim de manter um preço atraente.
    Dai, se a Mercedes conseguiu uma liberacao para o ML a diesel ser vendido mesmo nao tendo reduzida, abre uma possibilidade para q o 327 sendo um carro mais acessivel nao ser obrigado a usar os itens de segurança no momento.

    ResponderExcluir
  28. pois é Renzo.. a FIAT deve conseguir liberação sim... pq se o 327 vir com preço de palio ELX, não sei se vai vender bem não... é mais jogo colocar preço do palio fire msm e melhorar este carro com interior novo...
    só qero v se a fiat vai trocar o interior desse palio fire... tá na hora jah hein! ;)

    ResponderExcluir
  29. Estimados:
    Con la llegada del motor Tritec ¿ tenemos que olvidarnos de los motores 1.4 multiair?

    ResponderExcluir
  30. A questão não é se os concorrentes como Civic e Corolla tem ou não teto solar e muito menos se isso influencia na venda ou não. O problema é na própria linha Fiat, como um carro como o Siena que pertence ao segmento popular possui teto solar e o Linea que é o carro Top da marca no Brasil não. Ainda mais a Fiat que oferece os tetos solares mais diferenciados do mercado.

    ResponderExcluir
  31. Gostei da notícia! A volta do teto solar abre a possibilidade dos demais carros serem equipados com esse opcional. O Fox já o recebeu e a Fiat tem que dar o troco. Acorda Fiat! Você é que sempre teve as iniciativas! Eu quero saber é quando chegará o Punto Dualogic Tritec! Que venham novas novidades!

    ResponderExcluir
  32. Raimundo e Jonny,
    A questão é que o Código de Trânsito foi alterado, então não sei se a Fiat vai conseguir burlar a lei, já que não é uma portaria ou resolução, e sim um Código.
    Mas como estamos no Brasil...

    ResponderExcluir
  33. Renzo, procurei informaçoes a respeito e a lei foi aferida desde já, as montadoras teriam 1 ano para novos modelos e até 5 anos para os modelos já existentes no mercado. Mas uma reportagem a respeito e eu destaquei o paragrafo:

    "Apesar da lei valer a partir de já, há um cronograma bem longo para implantação da medida. Agora o governo vai montar um comissão para definir os padrões de uso do airbag e as datas de implantação. Depois disso, as fabricantes terão um ano para se adaptar e mais cinco para implementar a mudança em toda a linha. Ou seja, com a burocracia estatal e com o baixo interesse do brasileiro por esse equipamento, só veremos airbags em todos os carros daqui uns 7 a 8 anos…"

    Ou seja, há uma lei de obrigatoriedade, mas não foi definido como será essa obrigação.

    Isso inclui valores de cobrança ao governo, montadora e assim o consumidor ainda não terá essa "novidade" tão cedo.

    Ainda bem que no momento meu carro tem Air Bag duplo. Mas gostaria de vender antes da obrigaçao, pois certamente os carros que ja vierem obrigados com Air Bag por exemplo farão a redução de preços dos usados novamente.

    Agora falando do Siena Sporting: Eu prefiro 1000x uma roda de Linea T-Jet ou Punto Sporting do que uma de Palio R. Ela não combina no conjunto com o Siena e o Siena sempre teve paralamas largos com rodas e pneus pequenos. Entendo que isso é mto mais do que marketing e sim engenharia, mas será que uma vez na vida a Fiat poderia na sua versão Sporting preencher aquele espaço todo?

    Eu acho que ter teto solar em seus carros se torna algo incorreto no planejamento da Fiat. Ela sempre se destacou em modelos de nicho como o proprio Punto, Stilo... pq nao criar um carro com a solidez de ter um teto solar especifico para o modelo? Assim funciona até para a Idea.

    Essa seria a caracteristica correta da Fiat e não apenas lançar para ter concorrencia com Gol e Fox, que alias nesse momento não tem carro e porte para isso.

    Ok, ok, sei que o Gol novo não tem um interno tão bom qto um Palio ELX, mas é maior, há aproveitamento e finalmente é um novo projeto mesmo com defeito está ai para ninguem botar defeito. (mais? =) )

    Espero que os lançamentos da Fiat mostrem jus ao que a Fiat sempre mostrou a nos.

    Abraços
    Edson

    ResponderExcluir
  34. Renzo,
    a formacao do Codigo de transito eh baseada nas resolucoes entre outras.
    As Resolucoes do Contran q foram aprovadas sobre a utilizacao do Air Bag eh a 311/09 e a do ABS eh a 312/09.
    Por isto q eh bom ficar de tempos em tempos observando se ha novas resolucoes, pois ja passei por situacao onde o guarda dizia algo q sabia q foi alterado por resolucao e eu ja estava em conformidade.
    Ano passado foi aprovada uma resolucao ao qual os carros produzidos tem q vir com a terceira luz de freio (brake light). Por isto q os Mille q ate entao o tinham como opcional passaram a sair de fabrica com ele.

    ResponderExcluir
  35. Edson Fernandes,
    o q vc fala de solidez na utilizacao do teto solar refere-se a resistencia do carro para te-lo ou uma constante disponibilizacao na linha e nao algo passageiro?
    Se a questao for resitencia, um teto solar convencional como o visto no Fox, 206/207 e na Strada e o q devera ser usado no Siena acima nao precisao de reforços estruturais, pois nao ocupam uma grande area. A Idea, Punto, Stilo e o futuro Bravo por terem a opcao de teto solar panoramico, acredito q precisem de reforços nas colunas e no teto como acontece com os conversiveis onde a coluna A eh reforçada.
    Se a questao eh constante disponibilidade, vai depender das pretencoes do projeto, pois para um popular torna-se um item quase despresivel por conta dos custos fazendo com q nao seja ofertado enquanto para um compacto premium torna-se um diferencial pra quem normalmente pode pagar mais.

    Falar em Bravo, o NA divulgou um flagra do Bravo com motor T-Jet a gasolina.
    Assim, pelo q parece, a Fiat nao tem pretensoes em flexibilizar o motor, pois teria um alto custo ja q o motor ja trabalha num regimo forçado por conta da turbina e mesmo sendo mais resistencia teria q ser ainda mais por conta do alcool, sem falar no gerenciamento da mistura ja q a turbina, me parece, nao eh gerenciada eletronicamente.

    ResponderExcluir
  36. Edson Fernandes e Raimundo,
    vcs tem razão: http://www.denatran.gov.br/ultimas/20090407_abs_airbag.htm
    O mais intrigante é o fato do governo ter que realizar testes pra aferir se os equipamentos são realmente importantes.

    ResponderExcluir
  37. Olá MárioR,
    Olha infelizmente não dá para dizer se os modelos que estão escondidos estão ou não com o propulsor 1.8 Powertrain ou 1.6 16V Tritec. Pois mesmo com a produção començando em abril, já existem modelos que possam ter sido montados com os primeiros motores pré-série, geralmente esses modelos são usados para os carros de imprensa, que são aqueles modelos montados com todo cuidado. Só para exemplificar. Na reestilização que o Palio recebeu em março de 2007 os modelos destinados à imprensa foram fabricado em outubro de 2006.
    Estou apurando as novidades junto a uns "amigos" para saber se o Sporting será a despedida do 1.8 ou a estreia do 1.6 16V.
    No mais abraços,

    Marlos Ney Vidal

    ResponderExcluir
  38. Eu acho que está bem mais pra despedida do 1.8

    ResponderExcluir
  39. Esse interior do Palio Fire precisa ser trocado com Urgencia esta cansativo e defasado com o tempo !
    Concordo com o JonnY !

    ResponderExcluir