terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Leitor flagra C3 Picasso aventureiro e picape Peugeot 207









O leitor Marcelo Passaro Fontana flagrou na rodovia Dom Pedro I, em Campinas (SP), uma unidade do Citroën C3 Picasso aventureiro e outra da picape Peugeot 207. Os dois modelos ainda circulavam bem camuflados, a picape já foi mostrada aqui limpa num flagra do blog CarsDias e ela será lançada em maio em duas opções de acabamento e motorização, sendo que serão uma voltada para o trabalho com motor 1.4 e outra aventureira com propulsor 1.6 16V.

Já a versão aventureira do C3 Picasso fará sua estreia no segundo semestre. O nome ainda não foi definido pelo fabricante. O modelo nacional terá o mesmo porte do modelo europeu, entretanto, ele não terá o mesmo conjunto frontal, provavelmente adotará uma nova grade para dar um ar mais aventureiro ao modelo. Na traseria as lanternas são praticamente as mesmas da versão europeia, a grande diferença será o estepe na traseria, que usará um sistema de fixação e abertura semelhante ao do Fiat Idea Adventure. O modelo usará os propulsores 1.6 16V. O projeto é tocado na Citroën com o codinome AI5X, e, além da versão aventureira do C3 Picasso, a plataforma dará origem a mais três modelos, sendo um hatch, um sedan e uma picape. Agradeço ao Marcelo pela contribuição e peço aos de mais leitores quem flagrarem alguma novidade, que entrem em contato com o blog pelo e-mail marlos.vidal@gmail.com.

Fotos Marcelo Passaro Fontana/Especial para o Autos Segredos

6 comentários:

  1. Até tu, Citroën? Essa plataforma com derivações tá me cheirando a gambiarra.
    Sabemos que a Citroën errou no C3 XTR, simplesmente não caiu no gosto dos brasileiros.
    ODEIO PSEUDOAVENTUREIROS. Citroën, larga dessas porcarias e lança o C3 Picasso "Normal" para o seu correto público-alvo, ao invés de tentar fazer maquiagem.
    Traga todos os aibags e o ESP também. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Tyo,

    o q se especula eh q a versao aventureira do C3 Picasso tera outro nome e algumas midias dizem q a versao normal tambem vira so q ha divergencias, pois uns dizem q sera importada e outras q sera o nacionalizado acima sem a roupagem aventureira o q faria sentido ja q o carro ja sera feito aqui.
    Ainda, o C3 XTR nao fez sucesso, pois so tinha roupagem e nao mudanças mecanicas como suspensao mais alta por exemplo. O mesmo ocorre com o Fiesta XTrail e Scenic SportWay.

    Com relacao as variacoes, ja circula na net fotos do C3 com caixa de rodas alargada o q sugere ser a nova geracao do hatch em testes. Este na Europa usa a mesma plataforma do C3 Picasso. Tem algum tempo q disseram a Citroen investir num sedan derivado do C3 para mercados emergentes como ocorre com o Passion da Peugeot e o City da Honda. Eh uma possibilidade ja q o 207 sedan teve boa aceitacao sem falar no City.
    Ja um C3 picape, pra mim, nao faz sentido, pois o hatch assumira a faixa de compactos premium com a nova geracao. Desta forma, uma picape derivada de compacto premium nao faria sentido, pois seria o mesmo q apelar para um Punto ou Polo picape.

    Como o Marlos falou quanto ao recurso do suporte do estepe traseiro ser semelhante ao da Idea, procede. Ja vi fotos em outro site de dos modelos onde a traseira esta mais aparente e se via braço q pega do lado esquerdo logo abaixo da luz de neblina e segue para o centro. O desenho foi feito para se integrar melhor ao desenho do para-choque como aconteceu com facelift do CrossFox e devera ocorrer com a nova Idea.

    ResponderExcluir
  3. Tyo,
    Não sei onde vc mora, mas se vc visse o tanto que tem no centro de SP vc diria que sao loucos.

    Mas vc ve bastante em SP sim. Claro que o mix de vendas é modelos mais "simples".

    Abraços
    Edson

    ResponderExcluir
  4. Olá Marlos,
    Estas fotos é da versão normal do C3 Picasso e não da "off road".
    Pois o veiculo de testes do off road anda com a camuflagem tampando toda a traseira, com um grande caixote ou seja nem o vidro traseiro aparece.

    Abraços, Diogo Dias.

    ResponderExcluir
  5. Diogo Dias,

    vi outras fotos de flagra do C3 Picasso e a traseira de dois estavam como algo em forma de quadrado q pelo tamanho e posicao ocultariam a area delimitada para alocacao de um estepe sendo o vc esta chamando a atencao.
    Ainda, os mesmos carros deixavam aparecer o braço de sustentacao do suporte do estepe q eh preso pelo lado esquerdo logo abaixo da luz de neblina.
    Todavia, os carros acima podem ser a versao aventureira com um outra tipo de suporte ou adaptacao mais complexa, explico:
    a abertura do porta-malas do C3 Picasso eh feita na vertical de forma basculante (erguendo-a de baixo para cima). A adocao de um suporte preso pela lateral a semelhança do Idea mantem esta caracteristica.
    No entanto, como ocorre no EcoSport, o suporte eh preso a tampa do porta-malas e esta abre lateralmente. O carro acima poderia esta testando um outro tipo de suporte semelhante ao EcoSport com a alteracao da abertura da porta q passaria a ser lateral q eh mais comoda evitando os malabarismos encontrados no Idea Adventure e CrossFox onde se libera o suporte do estepe para entao abrir o porta-malas.

    Existe, ainda uma possibilidade do carro acima ser um C3 Picasso sem ser aventureiro, caracterizando uma chance de termos versao normal q brigaria com Idea, Fit, Livina e a aventureira pra brigar com o EcoSport.
    Aquilo em forma de retangulo de uma extremidade a outra seria uma especie de protecao, pois o vidro traseiro eh do tipo basculante abrindo de forma independente a tampa do porta-malas.

    ResponderExcluir
  6. Olá Raimundo,
    eu digo isto pois já pude observar o interior das duas versões, que inclusive será bem diferente do Europeu.
    Mais todas as versões ainda em testes; tudo será diferente como: lanternas traseiras (pois as dianteiras serão as mesmas), parachoques traseiros e dianteiros, retrovisorese muito mais...
    Mais o que irá mais nos impressionar... vai ser o quanto de inovações que conterá no interior!

    Abraços,
    Diogo Dias.

    ResponderExcluir