segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Fiat já recebe os primeiros motores FPT MultiAir


A Fiat já recebe os primeiros motores FPT MultiAir. Essa primeira leva provalvemente deverá ser usada para testes nos modelos produzidos em Betim. O projeto 327 deve ser um dos primeiros modelos a ser testado com o novo propulsor. O flagra foi feito por um amigo e leitor do Autos Segredos, entretanto ele não quer ser identificado.

O MultiAir é uma combinação de sistemas hidráulico e eletrônico. O uso inteligente da eletrônica, cada vez mais em alta nos tempos atuais, permite controlar o ar cilindro a cilindro, ciclo a ciclo. Ou seja, além de regular o combustível eletronicamente, a quantidade de ar será dosada de acordo com a necessidade exata do motor. O sistema é tão sofisticado que pode variar essa dosagem durante uma combustão. Pode até injetar múltiplas vezes durante um ciclo. Entre as vantagens, o controle da autoignição, a chamada batida de pino. Importante num país em que nunca se sabe a quantas anda a qualidade do combustível. Tecnicamente, ele funciona substituindo o acionamento mecânico das válvulas de admissão (o cames do eixo de comando) por um sistema hidráulico com controle eletrônico. O resultado está nos números. A potência é aumentada em 10%. O torque, em 15%. O consumo tem redução de 10% e pode chegar aos 25% se o motor utilizar o conceito downsizing.


Fotos Anônimo/Especial para o Autos Segredos

21 comentários:

  1. Poxa vida. Finalmente parece que a Fiat vai lançar algo bom no mercado e não maquiagens e plásticos pega trouxa. Esse motor parece ser o que há de top no mercado.

    Vamos lá Fiat, ta no caminho certo!!! :-)

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  2. Belíssima notícia, hein Marlos?

    Marlos, essa caixa veio da Europa?
    Agora resta saber em quais motores será disponibilizado.
    Espero que esse sistema ultra moderno não atrapalhe os motores, pois todos se lembram quando a Fiat fez motores modernos no Tempra e no Marea, a merda que foi, pois eram motores que tinha uma certa conplexibilidade e atenção, e o qeu seus proprietários faziam, levavam no mexânico da esquina e deu no que deu, bons carros com péssma fama. É esperar pra ver.

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  3. Essas caixas não são do motor da Ducato, que já usa um Multiair?

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  4. Olá Anônimo,
    Essas caixas não são do motor da Ducato, pois, apesar do modelo ser comercializado com a marca Fiat, ele é montado na fábrica da Iveco em Sete Lagoas (MG). E essas fotos foram feitas em Betim (MG).

    Pois é Vilker,
    Agora nos resta aguardar quais os motores e quais os motores que virão.


    Abraços,

    Marlos Ney Vidal

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  5. O motor do Ducato é o MultiJet, não o MultiAir.
    Que bom que a Fiat tem interesse em trazer o motor pra cá! Denota respeito ao brasileiro!

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  6. 1 ano pra Fiat adaptar esse motor a tecnologia Flex...

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  7. Eduardo T. Küll - Rib. Preto - S.P.5 de outubro de 2009 17:14

    Olá, Marlos

    Parabéns e obrigado ao "anônimo" por compartilhar com a gente estas fotos. Tomara que estas unidades Tritec, já com o sistema MultiAir sejam lançados já de cara na estréia destes motores no Brasil.

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  8. Oi Mardem,
    Muito bem observado. Tinha me esquecido por completo o nome do motor da Ducato. Obrigado pela ajuda. Respondi o leitor de imediato e deixei me enganar pelo nome.

    Abraços,

    Marlos

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  9. A Fiat nao preciza adaptar motor nenhum! O Multiair è hoje em dia o sistema de gerenciamento de valvulas de admissao mais avançado do mundo, mas nao é um motor novo, é apenas uma peça que se encaixa no cabeçote dos motores!
    Na Europa o Multiair estreou nos motore Fire 1.4 aspirado e turbo do Alfa Romeo Mito, portanto a adaptaçao nao vai ser aos motores brasileiros, porem ao COMBUSTIVEL Brasileiro!

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  10. Marlos, antes de tudo parabens pelo site, tem sempre coisas interessantes!
    Olha a Fiat do Brasil ja preparou ate o video de demostraçao do Multiair em portugues! Deve lançar em breve!
    Porque nao coloca o video junto com as fotos das caixas pra o pessoal ter uma ideia melhor sobre o funcionamento?

    http://www.youtube.com/watch?v=MzUVnLF4ads

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  11. Eu arriscaria dizer que este motor fará a estréia no punto, juntamente com o câmbio dualogic, por isso ainda não sairam puntos com este câmbio.Afinal, o punto precisa de uma 'chacoalhada'!
    abs

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  12. Genti siguinti estou um tempão longe dos segredos e estive observando varias coisas que falam aqui, principalmente dos Fiat. Pois bem gostaria de saber que negocio é esse de cambio fiat DSG ??? Está sendo desenvolvido aqui no Brasil ou lá fora ??? E independente de onde estiver sendo feito, vai vir pra cá ???? Motores Tritec 1.6 16v, gostaria de saer detalhes sobre ele e se a Tritec está desenvolvendo algum outro motor com outras cilindradas. Este motor ai MultiAir pelo o que eu vi do video do "anonimo" realmente não é um motor e sim uma central de gerenciamento eletro-hidraulica. O bom é que não vai ser tão cara quanto um motor novo. O ruim é que eu não tenho ideia de quando e aonde vai sair este motor. Será que ano que vem teremos um Punto Sporting MultiAir com o motor 1.6 16v Tritec ??? Alias eu quase comprei um Punto esses dias, Punto Sporting. Gosto muito do carro e gostaria de saber de vocês se vou ter que esperar muito para ter um Punto com desempenho aceitavel e consumo idem (impacaz de se ter com os motores GM)???

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  13. Daniel Gutemberg

    Sou Diego, o "anonimo" que postou o video do multiair.

    1. O novo cambio que a Fiat esta desenvolvendo (na europa) se chama DDCT (Dual Dry Clutch Transmission) e nao a previsoes da Fiat lançar no Brasil.
    2. Os motores Tritec sao um misterio. Ninguem sabe nada, so especulaçao.
    3. Foi bom voçe nao ter comprado porque dizem que logo logo ela vai receber o novo motor "Tritec" (o nome nao vai ser esse)quem sabe ja com o Multiair.

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  14. OLá brfacaro,
    É FPT mesmo, cometi um erro de digitação.

    Abs,

    Marlos

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  15. Observando os questionamentos acima, ficam as perguntas:
    1- Dizem q a Fiat fara motores Tritec para substituir os atuais, mas ate ha algo de concreto nisto?
    2- A Fiat criou o 1.9 16V para em breve ser substituido por um Tritec como alguns chegam a dizer?
    3-Os MultiAir sao os motores q substituirao naturalmente os Fire/T-Jet da Europa, pois tem maior autonomia e atingem potencias semelhantes aos T-Jet como o de 170cv adotado no MiTo. Entao, nao faria mais sentido a Fiat adota-lo nos modelos mais em conta para ter maior autonomia e nos mais caros para aliar isto a mais desempenho no lugar do T-Jet?
    4-Se por acaso for verdade q a os Tritec virao a tona, entao a Fiat teria possiveis MultiAir para os produtos de entrada, Tritec e 1.9 16V para os intermediarios e T-Jet para os Top?
    Sinceramente, para mim, nao faz sentido ter tanto tipo de familia de motor quando uma como la fora consegue suprir atender varias faixas de potencia somente mudando numero de valvulas e acrescentando turbo.
    Assim, eh esperar pelo futuro.

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  16. Ao Daniel Gutemberg,

    cara, considerando q o MultiAir acabou de chegar por aqui e a Fiat ja tem a pelo menos 2 anos o T-Jet considerando o desenvolvimento dos produtos Linea e Punto T-Jet, faria mais sentido a Fiat esta desenvolvendo versoes flex do T-Jet q ate onde se sabe eh importado.
    Vc falou do possivel Tritec 1.6 16V. Alguns dizem q este substituiria o 1.8 8V da GM, so q nao seria mais facil reduzir a potencia do 1.9 16V, pois chegaria a potencia dos concorrentes facil sem falar q eh mais barato, pois tanto investimento num produto restrito a um modelo eh encarecer custos.
    Se formos olhar na concorrente VW com os seus 1.6, entao o Tritec 1.6 16V seria uma alternativa a futura familia Palio, pois hoje os 1.4 devem aos 1.6 da VW e ate mesmo aos 1.4 da GM e o pulo eh alto para o 1.8 q ja poderia ser substituido pelo 1.9 16V ficando restrito a Punto/Linea e Bravo. A concepcao do MultiAir eh maior rendimento, entao seria tipo uma opcao as versoes Economy, mas com adocao de Turbo poderia substituir os T-Jet mantendo o conceito de downsizing.

    Com relacao a caixa de marchas DSG q sera de 6 marchas, ano passado a Fiat anunciou q em julho deste ano mostraria tal caixa. Como ate agora nada foi revelado, devem esta ainda tem testes. A finalidade desta caixa eh da mais desempenho e autonomia aos modelos q usam o downsizing como o Bravo e Punto com motores T-Jet. Considerando a chegada dos MultiAir, talvez esta caixa quando aparecer ja sera associada a esta nova familia de motor.

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  17. Daniel Ramos de Oliveira6 de outubro de 2009 17:51

    Finalmente a Fiat começou a produzir esse motor MultiAir,na Europa ele já existe a um bom tempo,tomara que essa mesma tecnologia seja adotada nos ótimos motores Tritec.
    Acredito que o Projeto 327(Novo Uno) e Projeto 326(Familia Palio),seja os primeiros carros a utilizá-lo e a testá-lo,acredito também que essa tecnologia será adotado nos novos motores 1.0 Flex,1.4 Flex(esses dois primeiros em ambos os carros),1.6 Tritec Flex e o 1.9 Flex(esses nos novos da Familia Palio),sendo que o Novo Bravo também deverá com esses novos motores,porém ele deverá inicialmente aparecer somente com os Novos 1.6 Tritec Flex MultAir,além dos já conhecidos 1.4 TJet(esse eu aposto que via virá Flex) e o 1.9 Flex.

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  18. A Fiat é a que dá maior valor aos consumidores brasileiros... até porque se não estou enganado o Brasil é o Segundo melhor mercado da montadora Italiana...
    Você vê que carros novos como o Punto, Linea, 500 e até mesmo o Bravo estão todos no plano do Brasil, por mais que eles demorem ele sempre chegam... ao contrário do Golf e Astra que são os mesmos aqui no país desde 1999... Em 1999 A fiat ainda fabricava o Tempra... já trocou pro Marea/Brava e agora já está colocando o Linea e o Bravo !... Motores totalmente novos, ao contrário do Chevrolet que parece usar em seus Vectras um motor ainda Orgiginado do Monza! Devemos lembrar que o Marea tinha um motor super-moderno e potênte, houveram alguns problemas por causa de óleo graças ao combustível de m... do Brasil, mas mesmo com os defeitos valeu a tentativa de Inovação...E agora os 2 novos motores do Linea estão aí com 3 anos de garantia...

    Parabéns Fiat!

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  19. Eu queria um punto HLX 1.6 16v tritec com sistema multiair e cambio dualogic.

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  20. Kras se a Fiat realmente lançar o tritec com tecnologia multiair já era VW. Ou então a VW traz o motor 1.2 turbo dela um dos melhores tbm ou se conforma com a perda da liderança no mercado nacional.

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