quarta-feira, 18 de novembro de 2009

EXCLUSIVO: Fiat testa 500 Abarth no Brasil


Uma unidade vermelha do Fiat 500 Abarth sai para testes diariamente da fábrica de Betim. Esta unidade vermelha desembarcou em Betim em junho conforme antecipado pelo Autos Segredos. Os emblemas tampados escondem o símbolo do escorpião característico da versão esportiva produzida pela preparadora Abarth. O Autos Segredos consultou o fabricante e a informação oficial é que o modelo está aqui a passeio e que os testes são meros estudos. O fabricante acrescenta que para comercializar o 500 Abarth no Brasil seria necessário uma nova rede de atendimento voltada somente para o modelo.


Entretanto, os testes com o modelo começaram exatamente depois do lançamento das versões esportivas do Mini Cooper e do smart fortwo, seus concorrentes diretos. É provável que a posição oficial do fabricante não passe de mero despiste para esconder a chegada do modelo, que deverá ocorrer no primeiro semestre de 2010.


O 500 Abarth foi apresentado no Salão de Genebra do ano passado, o pequeno Abarth é equipado com motor Fire 1.4 16V Turbo a gasolina, que é responsável pelos 135cv a 5000rpm e 18,4mkgf a 3000rpm no módulo Sport. O modelo etem ainda controle de transferência de torque, que melhora o comportamento do pequeno Fiat nas curvas e acelerações mais empolgadas.



Na parte aerodimâmica o 500 ganhou melhorias em relação à versão normal. As mudanças são o aerofólio dno fim do teto, para-choques maiores com tomadas de ar avantajadas e com spoliers para compor o visual agressivo. O modelo conta ainda com saias laterais e o símbolo do escorpião fixado um pouco abaixo do vidro lateral traseiro. Na traseira a saída dupla de escapamento demonstra o espírito nervoso do modelo. As rodas esportivas têm opções de aros 16 e 17.

Já o interior tem um quadro de instrumentos mais equipado como o marcador de pressão do turbo. LED´s indicam a hora exata de trocar as marchas. O volante é achatado na base e os pedais são revestidos de alumínio.

Fotos Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

29 comentários:

  1. Baixou a potência e subiu o torque??? Yay! Carrinho vai ficar com um coice danado!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade não é que baixou a potência, é que a versão turbo tem várias versões na Europa (da Abarth se não me engano são 2). Essa de 135 cv tem a vantagem de ser muito econômica (muito mesmo!), enquanto a mais potente é esportividade pura. Mas já dá pra imaginar que mesmo a versão mais "fraca" já seja divertidíssima (provavelmente equivalente a um sedã com mais de 200 cv no Brasil, numa comparação grosseira).

    ResponderExcluir
  3. Se estão testando tem possibilidade de vir sim. Claro que a Fiat nunca iria dizer a verdade.

    ResponderExcluir
  4. ah...se eu tivesse dinheiro!!!

    ResponderExcluir
  5. Gente esse torque tá certo?
    28,4 kgfm para empurrar apenas uma tonelada? Como disse o Anônimo seria quase um coise.

    ah...se eu tivesse dinheiro!!! (2)

    ResponderExcluir
  6. ah se eu pudesse...
    ...e o meu dinheiro desse!

    135 cvs pra 900 e poucos kgs... é um brinquedo e tanto. Foda é que aqui no Brasil as seguradoras vão cobrar o preço de um rim por uma apólice de um carrinho desse.

    ResponderExcluir
  7. kct, 28 kg de torque p/ 900 kg? Sem o controle de tração vai patinar até de 3ª!

    ResponderExcluir
  8. Lindão....
    Show de bola, olha só que roda louca

    ResponderExcluir
  9. Se fizermos um grosso comparativo esse BIXINHO é realmente BRUTO.

    Hilux SW4 2.7 16V = 158CV / 24,5 kgf a 5.800 RPM

    Fiat 500 Abarth 1.4 16V T = 135CV / 28,4 kgf a 5.000 RPM

    Será que fiz uma comparação absurda ????

    ResponderExcluir
  10. Lembrando que esse 28 kgfm de torque é só na hora do "Sport", normalmente ele num tem todo esse ímpeto ñ.

    ResponderExcluir
  11. Se vier eu comrpo na hora !!!!!!! Sobre ter que criar uma rede só pro Abarth, da pra fazer como ela faz com o Linea, tipo dentro das concessionarias da marca ter uma parte só dele. Jeito tem aos montes mas creio que o que vai traze-lo mesmo é o desempenho do irmão mais manso. Eu não sei quanto está vendendo o 500 aqui no Brasil, mas se estiver vendendo bem + esta bateria de testes ai é certo que venha.

    ResponderExcluir
  12. Grande Marlos, esse passou na minha frente segunda-feira, mas como acelerei em direção a portaria errada perdi o furo. É a vida. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Não vejo que necessite de uma nova rede de distribuição, basta que haja uma área exclusiva dentro de concessionárias escolhidas para que se comercialize o carro.
    Inclusive aproveitando a mesma área de pós-venda, é simples!
    Mas acredito que o carrinho esteja para testes quando for fabricado no México e vendido para o mercado estadunidense.

    ResponderExcluir
  14. Tá só que ninguem lembrou que quando a Fiat começou a testar o Punto todos falavam em Abarth e no entanto veio um Tjet (que é praticamente um Abarth, mais sem o glamour de tal), quem sabe esse não seja o 500 Tjet?
    Com certeza teria um preço melhor que um Abarth legitimo.

    ResponderExcluir
  15. Já pensaram em um 500 com o motor do Punto/linea com os 152cv!
    Ficaria melhor que a encomenda!

    ResponderExcluir
  16. Outubro:

    For two: 83
    Cooper: 145
    500: 197

    Novembro:

    For two: 48
    Cooper: 91
    500: 79

    Atualizado: 19/11/09

    ResponderExcluir
  17. Anônimo penso como vc. Acho que a Fiat deveria lançar aqui o 500 T-Jet, com esse motor de 135cv mesmo. A diferença que o no caso dosa T-Jet apenas o motor é importado, o 500 é inteiro. Mais mesmo assim acho que não seria dificil trocar os logos da Abarth pelo o da Fiat, quando fabricados na Europa.

    ResponderExcluir
  18. Atenção galera o Doblo acaba de ser lançado. Deem uma olhada no Noticias Atomotivas.

    http://www.noticiasautomotivas.com.br/novo-doblo-2010-apresenta-novo-design-e-tambem-novas-versoes/

    ResponderExcluir
  19. Não há nenhuma novidade sobre o Doblò que o Marlos já não tenha revelado. Notícia velha.

    Até,

    João

    ResponderExcluir
  20. Se eu tivesse dinheiro sobrando.....

    ResponderExcluir
  21. O QUEEEE???? ABARTH NO BRASIL?, so falta o carro ser lançado e chamado de 500 T-Jet

    ResponderExcluir
  22. O torque é de 18,4 kgfm.

    w w w.blogauto.com.br/salao-de-genebra-fiat-500-abarth/ (com espaço no www)

    FIATmaníacos até se derreteram... rs

    ResponderExcluir
  23. Obrigado Isma Junior,
    Me deixe levar pela informação publicada numa conceituada revista. Mas, não justifica devia ter conferido.
    Obrigado pela correção, o texto foi alterado.

    Abraços,

    Marlos Ney Vidal

    ResponderExcluir
  24. Deve ser muito divertido esse "kart"....se vier.....

    Não iam lançar a Strada Sporting hoje???

    ResponderExcluir
  25. LEONARDO FIGUEIRA,
    o 500 Abarth eh original, logo nao tem porque mudar o nome.
    Aqui acontece isto, pois nosso Punto eh 4 portas e nao duas como la fora o q ja o torna diferente do original.

    ResponderExcluir
  26. Se 2009 tivemos Palio 2010 o ano todo, que Palio teremos em 2010? Novo, 2011, Novo mesmo,...? A qts anda o 326?
    Estou achando que como o 327 não substitui o Mille no primeiro momento e com a façanha de termos Palio 2010 desde janeiro de 2009, não haverá tão cedo novo Palio, teremos uma substituição momentânea com o 327 e aí sim, depois, o lançamento do novo Palio, já 2011.

    Não duvido nada em 2010 tratem só de vender estoques de Palio 2009.

    ResponderExcluir
  27. Voltando ao post: Já estava gostando do erro. Perder 17cv em prol de um coice de 28kgfm, seria um jogo interessante.

    PocketRocket "estúpido" seria A PARADA! hahahah

    Oh my, oh MY!

    ResponderExcluir
  28. Olá Anônimo,
    A Fiat apresentou a Strada Sporting no dia 3 para jornais e revistas e pediu embargo até o dia 20 de novembro. Portanto, ele deve revelar o modelo nos próximos dias.

    Abs,

    Marlos

    ResponderExcluir