quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Novas fotos do Fiat Doblò 2010



Conforme havia prometido, aqui estão fotos melhores da versão aventureira do Fiat Doblò 2010, além de fotos da versão Cargo e ELX. O modelo será lançado oficialmente nos dias 18 e 19 deste mês na capital alagoana. A nova cara do multiuso deverá lhe dar uma sobrevida frente a concorrência, principalmente porque os franceses da Peugeot/Citroën também terão novo visual em 2010. As principais mudanças são o novo conjunto frontal igual ao modelo europeu que está prestes a ganhar nova geração, na traseira as únicas mudanças foram a lanterna que ganhou novo desenho interno e na versão aventureira o estepe ganhou uma capa parecida com a do Idea Adventure. Nas laterais nada mudou com exceção do emblema estampado no para-lama que identifica a versão ou motorização dependendo da modelo. Entretanto, este lugar no qual onde estão os nomes das versões não passa de uma solução para tampar o local do repetidor lateral que não é exigido no Brasil, isto indica que o Doblò nacional deverá ser comercializado em países em que o repetidor é exigido. Já na motorização a novidade fica por conta do propulsor 1.4 Fire que equipará as versões Cargo e ELX, já o 1.8 Powertrain fica com o Adventure e a HLX. O modelo não contará com o câmbio Dualogic.







Fotos Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
(*) Texto alterado para inclusão de informação sobre o câmbio Dualogic.

45 comentários:

  1. Eh... Marlos, só vc mesmo. Ótimo flagra!
    Ficou belo o Doblò.

    Quanto ao pisca na lateral, ele está no retrovisor pelo menos na Adveture.

    Deve ficar na faixa dos 60.000 reais.

    ResponderExcluir
  2. Quanto ao seu lançamento, o jornalista do Carro Online(Terra), Angelo Treviso havia divulgado que foi em seu lançamento no dia 04/11 no Guarujá. Não sei o que aconteceu, pois ainda não vi nada a respeito, e como o Marlos disse será dia 18-19/11.

    Segundo Treviso, o Doblò não terá o dualogic.

    ResponderExcluir
  3. Detalhe para o Stilo que volta a utilizar aquelas rodas da lega da "primeira geração", acho que são de 15"

    ResponderExcluir
  4. SERÁ QUE ESSE MOTOR 1.4 VAI DAR CONTA DO RECADO???
    GOSTARIA DE VER A DOBLO COM OS NOVOS MOTORES TRITEC!!!!

    ResponderExcluir
  5. Vilker,
    pelo q eu ja li por ai, o Doblo nao devera ter o Dualogic, pois o fator peso contribue negativamente com o sistema, ou seja, aumenta-se os trancos quanto mais pesado for. Quem testou o Palio e Siena com este cambio disse q houve melhoras com relacao ao Stillo e Linea e estes argumentaram q o peso com certeza tem influenciado.

    ResponderExcluir
  6. Portatelo pure in Italia il Doblò 4x4 Adventure.

    ResponderExcluir
  7. Parabens!! Ótimas fotos!

    A Fiat que nao toma cuidado na montagem do carro...olha o encaixe da peça abaixo do farol!

    =S

    ResponderExcluir
  8. Alguém tem notícias de como será o modelo da Renault ? A versão express lançada na Fenatran já oferece cambio automatico como opcional. Por que essa Dobló ... sem novidades !!! Parabéns pela foto Marlos. Esperava mais de uma restilização após 7 anos de mercado.

    ResponderExcluir
  9. Wesley, por ser um carro em testes é normal que hajam peças soltas ou danificadas.

    ResponderExcluir
  10. Raimundo,
    pois é, o Angelo Treviso do Carro Online afirmou que não terá o Dualogic.

    Essa do peso eu não conhecia. O Câmbio do Linea para frente não tem nada há ver como os trancos do Stilo.

    O Carro Online do Terra, está testando o Idea Adventure Dualogic e vai de contra mão do que vc disse. Pois o câmbio está se saindo muito bem. Todos os que testaram O I-Motion no Polo acham o Dualogic bem superior em suavidade e raciocínio. Eles não sabe se essa performace foi mais uma evolução, ou se é o alto peso do carro que está influenciando nesse bom desempenho.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Ficou sofisticado !!! Muito bom gosto dos designers que o reestilizaram.

    ResponderExcluir
  12. Ficou sofisticado !!! Muito bom gosto dos designers que o reestilizaram. [2]

    Gostei do visu hein... farol bacana!

    ResponderExcluir
  13. É Daniel, a reestilização foi européia, então...sem erro no design! Na minha opinião, os europeus sabem fazer carro. GM, manda os seus designers pra europa!!!

    Quanto ao Doblò, será que a versão ELX virá com os repetidores laterais? Cairia muito bem no carro. Como já disse aqui, repetidor no retrovisor é firula pra seguir modinha! Função zero!Pena a fiat ter colocado no Adventure!

    Parabéns pelo flagra Marlos!!!

    ResponderExcluir
  14. Ainda no dualogic ... acreditava que por ter ficado ainda no 1.8 Powertrain o dualogic seria bem vindo. Os sistemas "automatizados" tem muita margem a ajuste no software de controle, e, se não bastar esse ajuste, cabe também um reescalonamento para suavizar um pouco as trocas (vide sistema VW i-motion). Na minha opinião a Fiat ficou devendo para a Dobló. Quem sabe na versão 2011 não venha um combo "Tritec + Dualogic" ...

    ResponderExcluir
  15. Esse negocio de Tritec ja virou lenda, não era para vir no Doblò?
    Alem disso todos aqueles disfarces era pra esconder o que todo mundo ja sabia?
    Tô decepcionado, esperava muito mais!

    ResponderExcluir
  16. Não entendo o porque dos fabricantes no Brasil tiraram esse repetidor lateral em tudo quanto é carro. É um item de segurança muito importante, principalmente em nossas cidades congestionadas, onde se convive com motoqueiros (não motociclistas) emparelhados e passando cada hora por um lado do motorista. Num trânsito congestionado se você trafega ao lado de alguém que está sinalizando uma mudança de direção, você pode não perceber ou não ver a "seta" ligada. Principalmente em carros grandes como o Doblo. A "luz de seta" no retrovisor não fica tão visível quanto na lateral, principalmente se você está emparelhado com um ônibus ou caminhão onde o motorista vai te ver "de cima pra baixo".

    Mas que pão-duragem essa de ficar tirando duas lâmpadas e fiação mínima na lateral poxa! Isso deve economizar a bagatela de uns R$10 ou R$15 em cada carro! Eu esperava que a Fiat que sempre vem inovando em segurança, não fizesse essas economias porcas! aff!

    Cadê o CONTRAN que não obriga isso! Obrigam air-bag duplo, que custa o olho da cara, mas uma coisa besta dessa que custa quase nada, simplesmente ignoram.

    ResponderExcluir
  17. Fica a dúvida quanto ao real lançamento...
    Já tenho uma Doblò Adventure encomendada desde 24/09/2009.

    O carro realmente ficou muito bom com poucas mudanças, pena que não vem com o Tritec e não tenha Dualogic.

    ResponderExcluir
  18. Oi Galera,
    Foi falha minha em dizer que o modelo não terá Dualogic, só percebi que não escrevi a informação depois que postei. Já tá confirmado que só mesmo o manual. Admilson, o lançamento oficial será nos 18 e 19 já vi o convite de lançamento. As vendas começam até o fim do mês, é provável que o seu será o modelo 2010.

    Abraços e aguardem mais flagras.

    Marlos Ney Vidal

    ResponderExcluir
  19. Olá Amigos,
    O repetidor lateral não estará presente no Brasil. Isto deverá ocorrer se o modelo for exportado para países nos quais o equipamento é exigido. Mesmo na versão Adventure que já o tem no retrovisor, o para-lama ainda tem a marcação pois a estampagem da peça é a mesma do modelo normal e o Adventure com exceção do Adventure que ainda tem as furações das molduras. Chamei a atenção para isto, pois, colocar o nome da versão ou motorização foi um artifício para suprir a ausência do repetidor na versão nacional.

    Abraços,

    Marlos Ney Vidal

    ResponderExcluir
  20. Marlos, sério, procura ver fotos do Fiorino europeu e do Qubo. O 327 teve ter algo em misturar o Fiorino europeu com o Panda.

    ResponderExcluir
  21. Anonimo, tenho um amigo que ja viu a frente do carro quando estavam disfarçando-o, ele disse que é praticamente igual a frente da Fiorino, com parabula unica sem grade entre os farois e uma grande abertura na parte de baixo do parachoque, ele disse que o carro parece "feliz". Disse que ficou muito legal, outra coisa, a um tempo os italianos estavam chamando o carro de Grand Panda, agora ja ouviu um Panda Evo sendo falado por lá, é esperar para ver, Marlos vê se vc consegue alguma informação a este respeito com suas fontes.
    Abs.

    ResponderExcluir
  22. Anonimo eu não sei você mas eu espero o Tritec no projeto 327. Poderia ser lançado no Doblo por causa que ele ja está pronto (o Tritec) e os carros estão saindo de fabrica ja preparados para recebe-lo, acho que foi ai a sua confusão, vc achou que o Doblo iria vir com o Tritec por ele e os outros modelos da Fiat ja estarem preparados para recebe-lo. Outra coisa como saber se a Fiat iria seguir o design do Doblo europeu ou não ???? para isso que ele foi desfarçado.

    ResponderExcluir
  23. FIAT é muita pobreza! Repetidor é item de segurança...

    Porém, eu tiro o chapéu para o repetidor da IVECO Daily, que fica na parte de BAIXO do retrovisor, perfeitamente visível pelas laterais e traseira.

    É uma pena que itens de segurança fiquem em segundo plano.

    Nós consumidores é que somos trouxas.

    Quanto ao Dualogic, ele não era tão suave no início, mas hoje já está no nível do i-Motion da VW, que sempre foi suave, desde o lançamento. Devo salientar que a presença de trancos exagerados em qualquer um deles (até menos no Easytronic) depende da adaptação do motorista ao câmbio (enquanto nos automáticos é o câmbio que se adapta a você.)


    Abraços,

    ResponderExcluir
  24. Corrigindo:


    "...até MESMO no Easytronic..."

    ResponderExcluir
  25. Rogerio

    Disse isso porque as primeiras fotos parecem ser de um modelo já em produçao e pronto para ser mandado as concessionárias!

    Geralmente é assim nos primeiros modelos, como o Punto que soltava a capa do retrovisor...

    ResponderExcluir
  26. Isma, recomento que lei o teste do Idea no Terra que me referi.
    Vc verá que o Dualogic está melhor que o I-Motion, foi unanimidade de todos que testaram os dois.

    É mesmo uma pena que o Doblò não o tenha. Outro que está me indignando é o Punto ainda não ter o acessório, será que é tão dificil a Fiat se desgarrar desse 1.8 de origem GM e botar o 1.9? Não é possível!

    ResponderExcluir
  27. Vilker tem outra lugar que testou o Ideia e disse o mesmo ??? eu não confio muito no pessoal da carro online, eles me passam um pouco de amadorismo, sei lá !!!! Claro que não deixa de ser uma boa noticia.

    ResponderExcluir
  28. Vilker,

    para ilustrar o q eu disse, seguem abaixo dados:
    Palio
    113cv, peso 1025kg, relacao peso/potencia = 9,07, capacidade de carga 290L
    Idea
    112cv, peso 1230kg, relacao peso/potencia = 10,98, capacidade de carga 380L. Banco rebatido 1500l
    Stillo
    114cv, peso 1235kg, relacao peso/potencia = 10,83, capacidade de carga 380L
    Linea,
    132cv, peso 1320Kg, relacao peso/potencia = 10,00, capacidade de carga 500L.
    Doblo
    112cv, peso 1400kg, relacao peso/potencia = 12,50, capacidade de carga 750 a 3000L.

    O Dualogic do Stillo pelo q comentam eh de primeira geracao e atrelado ao seu peso, os trancos sao questionaveis. O Linea, parece, tam bem usa a mesma geracao do Stillo so q como tem uma melhor relacao peso/potencia (menor melhor), os trancos sao menores.
    A familia Palio tem sido elogiada ou bem menos criticada, pois o sistema seria de segunda geracao e a relacao peso/potencia favorece. O Idea tem relacao peso/potencia semelhante ao Stillo, mas o sistema tambem seria de segunda geracao e a capacidade de carga dele eh inferior ao Doblo.
    Faz sentido o Doblo nao ganhar este sistema, pois alem da relacao nao ser favoravel, eh considerado um veiculo de carga conforme sua capacidade, mesmo q so usando na versao Adventure (pequenas chances de ser usado para carga), nao impede disto acontecer e ai, a diferença eh muito consideravel.

    Falando em cambio, enquanto nao temos algo poupavel quanto ao Dualogic para o Punto, na Europa ja dizem q o novo Polo ganhara um caixa de marchas DSG de 7 velocidades e ate agora nada da Fiat Internacional se pronunciar quanto ao desenvolvimento da sua DSG de 6 velocidades q podera equipar o Punto, Linea aqui e Bravo. A caixa da VW so estara disponivel nas versoes com motores downsising de alto desempenho e baixo consumo o q na Fiat poderia ser nos T-Jet ou MultiAir.

    ResponderExcluir
  29. Daniel Gutemberg,
    infelizmente não. Eles como proficionais temos que confia-los. Mas entendo, eu tbm duvido de alguns teste pela net e de revistas.

    Raimundo,
    jornalista deste teste (Terra), que testou o Palio, disse que não tem a mesma suavidade do Idea.

    Seria um sonho termos essas duas caixas à vendas no Brasil, mas o seu preço ficaria inviável, já que uma automatica normal custa 5.000, imagine essas.

    ResponderExcluir
  30. http://www.fiat.it/cgi-bin/pbrand.dll/FIAT_ITALIA/carconfig/carconfig.jsp?BV_SessionID=@@@@0224895254.1258064048@@@@&BV_EngineID=cccdadeildfidldcefecejgdfkhdfjh.0&modelKey=1694

    copie e cole no browser prá ver a origem do "327"

    ResponderExcluir
  31. Esse Doblo Adventure ficou show de bola. O Carro Online muito falado aqui ultimamente no teste do Idea falou que foi em um lançamento da GM. Marlos, qual é esse lançamento? A Montana ou Agile? Obrigado.

    ResponderExcluir
  32. PHILIPE

    Hoje eu fotografei uma carreta descarregando o novo doblo na consessionaria da minha cidade (Ipatinga-MG). O adventure ficou show.

    ResponderExcluir
  33. Vilker eu fala na qualidade do texto mesmo e não do conteúdo. Entrei no teste dos 10 dias e vi que melhorou 100%, parece que demitiram todo mundo e contrataram outras pessoas. Agora sobre desconfiar de testes por ai eu nem olho os da 4 rodas e do Icarros, pra mim só tem volkista nessas publicações, são extremamente tedenciosas.

    Sobre o post do Raimundo (e até mesmo a citação do mesmo no post do vilker), neste teste o pessoal diz que o Dualogic está visivelmente melhor que o i-motion, e que o cambio do Idea na verdade é uma terceira revisão do cambio que estreou no Stilo. Por isso o bom desempenho dele. Estou no começo do teste ainda, mas recomendo a todos darem uma olhadinha. É o test dos 100 dias com cambios automatizados (polo, idea e meriva - i-motion, dualogic e easytronic na sequencia).

    ResponderExcluir
  34. Correções fala = falava ------ 10 dias = 100 dias

    ResponderExcluir
  35. Daniel Gutemberg,

    quanto as geracoes dos cambios nada posso questionar, pois o periodo de lançamento pode indicar diferenças de geracoes dos sistemas, mas ajustes de programacao e a exemplo da VW q disse ter alterado a relacao de marchas do Polo, pode, tambem, ser um fator a ser analisado.
    A Idea, me parece, tem uma relacao de marchar mais curta q o Palio.Isto se faz necessario devido ao seu peso maior. A vantagem nisto eh q numa automatizacao, os trancos tende a diminuir, pois a transicao eh menor entre as marchas. Talvez, por isto, fique a impressao q na Idea o cambio se comporta melhor. Esta justificativa poderia ser usada como propria para empregar o cambio no Doblo. Contudo, eh bem provavel q o sistem tenha um limite de carga e, possivelmente, o Doblo torne-se imcompativel devido a grande capacidade de carga q tem.

    Vilker,

    quanto a ser inviavel ter as caixas de marchas DSG por aqui, respondo q se pagam caro por um City q eh menor q o Civic, tem potencia inferior, equipamentos a menos q os concorrentes e vende duas vezes mais q o Linea e proximo ao proprio Civic, uma caixa de marchas sofisticada como essas nao pode ser considerada cara e garanto q o prazer em ter uma caixa de marchas destas justifica o investimento, pois ela tanto garante agilidade quanto reduz o consumo.
    Agora, concordo com vc q se abstraindo esta situacao de ser inviavel, cada vez mais para mim reforça a tese q Golf VI por aqui so se for importado e o Polo nao ficaria atras.

    ResponderExcluir
  36. Com a nova plataforma da VW pronta, nada estará mais seguro. Não é à toa que vimos um Golf VII em um vídeo. Talvez tenhamos na VW, como teremos agora esse "novo Doblò", pq trazem maquinário usado da europa, quando lá lançam novos modelos que nós vemos bem mais em fotos de que podemos ver ao vivo.

    ResponderExcluir
  37. Raimundo só completando o seu post, pelo o que o pessoal da Carro Online estão falando, a mudança de marcha do Dualogic está bem mais rapida que nas outras "duas gerações", ta mais rapida até mesmo em comparação com o i-motion.

    ResponderExcluir
  38. Daniel, a 4Rodas eu nem comento, mas a AE está me decepcionando de ums messes pra cá, na de novembro por exemplo o Fox 1.6 Trend ganhou do Punto 1.4 ELX, 1º os dois não são da mesma categoria, e 2º que carro não é só desempenho, 3º... até hoje não enguli.

    Raimundo, um exemplo claro do que vc falou é o Golf 2.0 aut, aquela caixa faz milagre com o motor de 120 cv.

    ResponderExcluir
  39. Vilker,

    a caixa de marchas do Golf eh automatica do tipo hidramatica, ou seja, usa conversor de torque diferente do Dualogic q eh automatizada. A relacao peso/potencia/torque eh um dos fatores pra dimensionar o cambio. Exemplo disto eh o EcoSport q usa a caixa de marchas do Focus, versao Plus da mecanica do Fiesta e a automatica tambem seria do Focus. Tanto EcoSport quanto Doblo precisam de sistemas mais reforçados, pois podem transportar cargas maiores. No caso do Doblo, pode esta acontecendo o q eu ja disse baseado em leituras da midia.

    ResponderExcluir
  40. Raimundo eu sei que a caixa do Golf é automática. Só citei como exemplo, pois queria mostrar como um bom câmbio pode fazer que até Deus duvida.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  41. Essa Dobló vai sair por aqui com cheiro de mofo de tão velha ... vejam a que a Fiat italiana divulgou informações oficiais hoje (veja na URL). É outra realidade ... torço para que venha para cá e não vá para a Turquia.

    http://www.noticiasautomotivas.com.br/fiat-apresenta-oficialmente-imagens-e-informacoes-do-novo-doblo-2010-na-europa

    Acho que nosso mercado dentro do que representa para a Fiat mundial, poderia lançar a mesma versão.

    ResponderExcluir
  42. DUALOGIC NA DOBLÓ CONFIRMADO AQUI NA FABRICA A PARTIR DE JANEIRO. ESTAMOS DANDO VAZAO AOS MOTORES JÁ FABRICADOS COM CAMBIO MANUAL E DEVIDO A CARENCIA DE MOTORES 1.8 DUO HAJA VISTO ESTAREM NAS VERSOES DO IDEA E SIENA .

    ResponderExcluir
  43. estou sonhando com esse agile .... por enquanto sonhando.

    ResponderExcluir