quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Eis o Fiat Doblò 2010




O novo Fiat Doblò 2010 chegará oficialmente ao mercado em dezembro. Entretanto, depois de quase um mês na espreita para flagrar o modelo, o Autos Segredos fotografa com exclusividade as novas versões ELX e Adventure com pequenos disfarçes e a Cargo sem camuflagem. As alterações deixam o multiuso com a mesma identidade visual do modelo europeu. A má notícia é que a sintonia vai durar pouco, já que o de lá ganhará nova geração ainda este ano.

ELX/HLX /CARGO A principal mudança na dianteira dessas versões foi a adoção de novos para-choques, grade e faróis de refletor duplo. O modelo perdeu o farol dividido em duas partes, ganhando um formato mais ovalado. A grade também mudou, ficando parecida com a do Punto. Na traseira, a única mudança foi na disposição das luzes da lanterna, que manteve o mesmo formato. Já o interior ganhou novas forrações, também parecidas com as do Punto. Os comandos dos vidros elétricos sairão do painel e vão para os puxadores de portas. O desenho dos bancos não muda, mas os revestimentos são novos.










ADVENTURE A versão aventureira terá o mesmo conjunto óptico dos irmãos, porém, os faróis terão máscara negra. A grade cromada será idêntica à usada na Strada e Palio Weekend Adventure, sendo que o para-choque terá os faróis auxiliares alinhados na parte inferior. Na traseira, as lanternas também serão iguais às das outras versões. A maior modificação na traseira fica por conta do estepe, que recebeu uma capa protetora parecida com a já usada no Idea Adventure. O interior da versão aventureira segue as mudanças adotadas nas outras versões. A principal alteração ocorreu no quadro de instrumentos, que ganhou novos grafismos. O modelo também será equipado com clinômetro, entretanto, o equipamento não ficará instalado no painel, como nas versões aventureiras de Palio Weekend e Idea. O acessório ficará alojado acima do retrovisor central, junto ao porta-trecos, instalado no alto da cabine.

MOTORIZAÇÃO A principal novidade na motorização será a adoção do motor 1.4 Fire Flex de 85cv/86cv, que equipará as versões Cargo e ELX. Já o propulsor 1.8 da Powertrain será usado nas versões ELX, HLX e Adventure. Apesar de a linha do Doblò estar capacitada para receber os novos motores Tritec, o fabricante preferiu estrear a novidade em outro modelo.





Fotos Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

PS.: Caros visitantes, a jornalista Paula Carolina que sempre contribui com o Autos Segredos sobre as novidades do mercado automotivo, tornou-se blogueira. Ela está com o blog Em Trânsito no qual ela irá tirar dúvidas dos leitores sobre multas e outros assuntos que envolvem o trânsito.

36 comentários:

  1. Tenho que dizer que fiquei um pouco decepcionado com o Doblô, esperava que ele estreasse os Tritec, mas até o lançamento, vamos ver o que mais essas capas escondem.

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  2. Teria sido bom a Fiat dar um jeito no local do som, será que custaria muito unir ele ao painel como um todo? Ficaria mais agradável e menos rústico.

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  3. Não entendo a Fiat. Se era pra lançar com os mesmos motores, para que atrasar tanto o lançamento assim?

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  4. E o Novo Fox, hein? Arrebentou no design! =)

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  5. Pelo q vi na foto do Doblo Adventure, apesar de ser um furgao, vai passar um ar de robustez com certa esportividade graças a mascara escura do farol. Espero q a Fiat tenha reforçado os braços de sustentacao das portas traseiras, pois ha muitas criticas sobre a resistencia dessas, principalmente quando equipado com o estepe externo.

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  6. È... Doblo tá bacana...
    Agora o Fox, me surpreendeu... fiquei pensando como a concorrÊncia, em especial a Fiat, irá reagir...
    Que o segmento balance!

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  7. Tbm fiquei decepcionado, não pelo motor, que o marlos já havia falado que seria o 1.8 atual, mas com o interior que não mudou quase nada. Não gosto deste painel. Pra mim ele mudaria.

    Já o Fox, a dianteira ficou igual ao Polo(sem surpresa), interior melhorou, e a lanterna ficou lastimável. Não gosto do Fox.

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  8. O doblo ficou legal externamente. Mas o interior dele como o Vilker bem disse poderia ser melhor. Sobre o Fox, eu me surpeendi pois nas projeções ele era horrendo, agora ta feinhu hehehe. Mas eu to super decepcionado com a VW de não trazer o Polo pro Brasil, principalmente agora que ele atingiu um patamar animal nessa nova geração.

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  9. Daniel,
    o Polo deverá vir para o Brasil, mas exportado do México. Assim como o novo Golf que tbm tem possibilidades de isso acontecer. O que tá acontecendo é que o Brail está virando país de que fabrica só carro popular 1.0. Muito dos carros mais caros vem da Argentina, Máxico, Europa... menos Brasil, e essa prática tende a crescer mais aunda.

    Marlos, parece ter alguma coisa errada nas fotos do interior do Doblò, pois nas fotos eles estão com logotio azul. Será que não se confundiu com as fotos novas?

    Abraços.

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  10. Oi Vilker,

    As fotos do interior foram feitas em outra data. Só o logo que está desatualizado. O interior será este mesmo, pelo menos na versão ELX/HLX/CARGO.
    No mais abraços a todos.
    Ainda estou atrás de fotos melhores da versão Adventure.
    Até,

    Marlos Ney Vidal

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  11. Marlos,
    Alguma idéia de quem vai estreiar o tritec?
    Será que sai ainda esse ano?

    As materias estão muito boas!
    Abraços!

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  12. Parabéns Marlos! Ótimas fotos!

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  13. Já que veio com o Powertrain 1.8 beberrão, poderia ter trazido o dualogic pelo menos !!!! Me decepcionei com as mudanças, acho que um carro que está com um design desde 2002 (lançamento) tinha que trazer obrigatoriamente mudanças mais significativas em sintonia com os lançamentos do mercado. Tecnologicamente além do motor, ficou devendo o dualogic, sensor de ré (lembrando que o estepe chega antes no carro de trás), sinalização nos retrovisores, um acabamento menos "plastico" pelo menos no painel da Adventure. Ah já ia esquecendo ... e um amortecedor para a porta traseira que volta com muita "agressividade" devido ao peso do estepe. De 0 a 10 ... nota 6. DECEPCIONOU ! Vale lembrar que é um carro na casa de 60 mil reais ...

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  14. O Doblo reestilizado vai ter repetidores laterais?
    Se sim, que ótimo!
    Acredito que todos os carros deveriam tê-los.
    E sobre esse pessoal modinha que fica exigindo repetidor no retrovisor, tem de ser ter em mente a funcionalidade dele e, perdoem-me os fãs dos retrovisores luminosos, mas o lugar do repetidor é no pára-lamas!!O único repetidor em espelho que eu vi que teve sua função preservada foi o do Citroën Grand Picasso, já que é possível vê-lo tanto de trás quanto de lateral!

    E sobre o fox, o assunto é doblo!
    kkk

    Parabéns Marlos pelo flagra!!

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  15. O Doblo europeu parece que ficará ainda diferente deste nosso.
    Que tiro no pé manter esse motor 1.8... Vai alegar só o torque? E quanto ele bebe? Tirando o 1.0 VHC, todo Chevrolet bebe. Sendo que 1.0 não empurra nada. Qq carro com menos de 12kg de torque e mais de 1ton de peso, se arrasta. O mesmo deve acontecer com esse carrinho com o 1.4. Vai se mover e olhe lá.

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  16. Mardem

    Eu sei que o assunto é Doblò, mas aqui é um dos poucos fóruns em que dá pra se ter uma conversa respeitosa.
    Levantei o assunto porque é uma novidade e queria ver a opinião dos colegas.

    Abraço!

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  17. Mardem, vc tá muito arredio, relaxa cara. Sabemos que o assunto é Doblò, mas nada nos impede de comentar alguma coisa extra.

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  18. Marlos, no adventure tem uma fita cobrindo o que pode ser a marca dualogic no paralama. Sabe se o carro poderá receber o Câmbio automatizado?

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  19. Isma, entendo sua posição, só citei isso porque vi finais 'trágicos' por causa de alguns comentários que fugiam ao assunto do post, tal qual o NA que não mais tem os comentários.
    Se fui mal interpretado, perdoe-me.
    Ao Vilker, creio que o 'KKK' colocado no meu comentário represente informalidade, dando este tom ao mesmo. Se transmiti outra interpretação, como já disse ao Isma, perdoe-me.
    Minha posição quanto ao repetidor continua a mesma, tem de estar na lateral do carro, ou em posição visível aos outros motoristas, não apenas como enfeite. =)
    Anderson, acredito que a fita no Adventure deva ser o repetidor de seta.

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  20. Este comentário foi removido pelo autor.

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  21. Ao Mardem...
    Se a tal fita fosse repetidor de seta acho que não faria muito sentido cobrí-lo. Aposto mais no dualogic mesmo. Afinal é um carro na faixa de 60K, por que não mereceria oferecer o dualogic se até o Palio Hatch já oferece?

    PS: Olhando as fotos da versão Cargo, realmente aparece lá o tal repetidor... então... fica a dúvida. talvez a fita cubra o repetidor e logotipo Dualogic também...

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  22. Ao Mardem: Tudo bem, eu nao me ofendi! =)



    Acho que é um repetidor sim!


    Ah, minha Quatro-Rodas chegou!

    Depois eu adianto algumas coisas aqui.

    Abraços!

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  23. Como pode a Fiat ainda ficar utilizando esse motor 1.8 e lançando novos modelos reestiliados ou nao com essa motorização. Chega , ja falaram q o contrato acabou etc etc, e a Fiat continua a aumentar o emprego desse motor (vide weekend trekking) na sua linha. Ja começo a desconfiar q esse motor 1.8 horroroso ainda vai ficar muito tempo incomodando quem gosta de mecanica genuinamento Fiat (saudades do 1.6 16V). Se o tritec mesmo vier, esses modelos terão vida curta com essa mecanica GM...o que seria uma desvalorização grande para os modelos.

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  24. Gosto muito desse carro, que venha o dualogic debaixo desta fita !!! O repetidor lateral esteve presente nas primeiras Doblos desde a versão de entrada EX. Depois sumiu ... agora pode voltar ... era redondo no lançamento agora pelo jeito da foto do Cargo ficou retangular. Quem vai gostar do motor 1.8 é taxista que diz que o motor apesar de beber ... tem baixíssima manutenção. Bom eu particularmente prefiro motor novo menos sendento.

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  25. Olá, não se sabe se a Fiat está lançando o Punto 3 portas? Greetings from Argentina, site muito bom.

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  26. Luiz Octavio a Fiat ainda tem um grande estoque deste motor. Na verdade o contrato nem acabou ainda, só vai acabar mesmo no ano que vem. Por isso ela vai continuar usando este motor enquanto ela puder. Na verdade é otima ela ter este motor por mais algum tempo, pois assim ela pode testar a exaustão os Tritec e deixar-los redondinhos. Creio que a utilização deste Powertreco vão se estender até o fim de 2011 (chute meu claro).

    Vilker (post de 21 de outubro as 20:33) a unica esperança que eu tinha sobre o Polo e o Golf era justamente o Mexico. É provavel que venha de lá mesmo, mas ainda sim eu fico bravo com essa historia. O outro polo era um projeto mundial e ela fabricou aqui, poxa podia fabricar este aqui também. Mas como vc bem disse o Brasil virou fabrica de carros para emergentes. Se bem que este tipo de carro é mais vantagem vir do Mexico mesmo pois, vindo de lá, pelo menos não tem imposto, derrepente a VW tras eles com preços mais agressivos, quem sabe !!!

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  27. É eu nem sei o que comentar, pois estou entre a cruz e a espada....

    Acho que deveria haver maiores mudanças na nova DOBLO ADVENTURE, principalmente no interior.

    Já estou a mais de um mes aguardando uma Doblo Adventure, e foi me informado que iria demorar mais(em torno de 2 meses) ou seja próximo ao final de novembro.

    Por recomendação do amigo Marlos, solicitei na agência que seja o novo modelo.

    No mais é aguardar.....

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  28. Anônimo, se o seu caso for verídico, tente de todas as formas ficar com o novo Doblò, se não vc está com um carro zero já desatualizado. Processe a Fiat se for necessário.

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  29. Olá Galera,
    Tudo bem?
    Me desculpe a demora.
    Amigos, estou apurando para ver se o Doblò terá o Dualogic, o emblema tampado na lateral indica isto. No Cargo o que vocês virma na lateral dos para-lamas é a indicação do motor 1.4, dá para ver perfeitmante com a fotos em alta no PhotoShop. Ainda, estou atrás de novas fotos da versão Adventure e também de novas informações.

    Olá Guillermo,
    A Fiat não tem projeto de fabricar o Punto 2 portas no Brasil, se ver algo diferente pode ter certeza que postarei aqui. Mas, pelo que já me disseram a linha teria que ser bem modificada para produzir a carroceria de duas portas. No mais obrigado por acompanhar o Autos Segredos.

    Abraços e boa noite a todos,

    Marlos Ney Vidal

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  30. E o ADVENTURE ainda manterá os 6 lugares ou virá com 7?? Qual o motivo da limitação no Adventure?? Abraço...

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  31. Segue atualização do Notícias Automotivas - NA:
    http://www.noticiasautomotivas.com.br/moderador-do-forum-na-flagra-fiat-doblo-2010/

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  32. Eu REALMENTE espero que o Adventure 2010 venha com o Powertrain 1.8 8v. É só por isso que estou esperando para trocar - se fosse confirmado sair com o Tritec 1.6 16v eu já estava comprando o 2009. Tive um ELX 1.8 gasolina e estou com um Adventure 1.8 flex. Faço no meu uso diário (uns 40km, maioria em avenidas) 8.7 a 9.0 km/litro só com álcool. É perto do que eu fazia com meus carros anteriores, ambos a gasolina (uma saudosa Suprema 2.2 e outra 2.0). Minha esposa tem um Siena 1.0 Fire Flex 2010, e não faz muito melhor que isso (ok, "amaciando", e ela pega mais trânsito, e usa mais ar condicionado do que eu).
    Se o Tritec 1.6 16v tiver performance semelhante à que tinha no Mini (cuidado ao comparar - só os primeiros anos do Mini usaram esse motor), isso quer dizer praticamente a mesma potência do 1.8 8v, mas com uns 18% a menos de torque (em rotação BEM mais alta). Brasileiro e europeu tem fascinação por 16v e altas rotações, mas quem compra Doblo em geral quer um carro "família". O maior torque, aparecendo em baixas rotações proporciona uma condução mais "sossegada", condizente com esse perfil, além de maior durabilidade e menos perdas na transmissão (já que na média as rotações ficam num patamar menor).
    Muita gente só dá importância para a potência, e não para o torque, mas num carro "família" raramente você "puxa" a potência máxima, lá na casa dos 6000RPM. Fica até meio ridículo, um carro grandalhão se esgoelando para chegar lá. Com uma curva de torque mais flat, e torque aparecendo mais cedo (característica mais favorecida por motores maiores e não necessariamente 16v) você troca menos de marcha, e não precisa "gritar" para subir a ladeira sem segurar os carrinhos mais leves. Vai com dignidade...
    Esse 1.6 16v pode ficar muito bem no 500 ou nos carrinhos "nervosos". Para o meu Doblo, "there is no replacement for displacement", thanks.
    Já postei em outra página aqui, mas segue de novo:

    potência:
    Mini 1.6 16v (gas): 115 HP @ 6000 rpm (SAE)
    Doblo 1.8 8v (alc): 114 HP @ 5500 rpm (ABNT)

    torque máximo:
    Mini 1.6 16v (gas): 110 lbf.ft @ 4500 rpm
    Doblo 1.8 8v (alc): 134 lbf.ft @ 2800 rpm

    Só falta agora fazer um test drive com Dualogic (manobrando numa ladeira) para ver se o "soluço" atrapalha mesmo. Aliás, provavelmente é mais fácil pro dualogic modular a embreagem tendo torque à disposição em baixas rotações, principalmente num carro mais pesado.

    Joao S Veiga

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  33. Estou pesquisando um carro para comprar e a Doblo Adventure 2010 esta muito elegante, por isso vo esperar o lancamento dela e comprar ja o novo modelo 2010.
    O carro é de ++++++++

    Fernando Sales

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