quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Renault confirma investimentos no Brasil

Conforme antecipado pelo Autos Segredos em junho a Renault confirmou hoje o novo plano de investimentos para o Brasil. Ao todo serão investidos 1 bilhão de reais no desenvolvimento de novos produtos como jipe Duster, por enquanto só o jipe foi confirmando, entretanto a picape do Logan também será fabricada. Porém, ela ficará com a cara do hatch Sandero, conforme as projeções do blog publicadas em abril. A picape terá uma versão mais simples voltada para o trabalho e outra com roupagem aventureira. O fabricante quer abocanhar uma parcela deste segmento, que hoje é liderado pela Fiat com certa folga. Tanto o Duster como a picape deverão começar seus testes de nacionalização no ano que vem. O Duster talvez já faça sua estreia no final de 2010, sendo que o modelo ganhará novo conjunto frontal para ficar com a identidade visual dos modelos Renault.


Projeções Paulinho Miranda/Especial para o Autos Segredos e Dacia/Divulgação

15 comentários:

  1. O Duster parece interessante, porém a pick-up acho um pouco antiquada. A Strada ainda é melhor. A não ser que venha uma pick-up intermediária entre as pequenas e as médias.

    ResponderExcluir
  2. E a Nissan? A japonesa também não estava em vias de anunciar um novo plano SHIFT? Que por sinal, foi aventado ANTES de todas as outras montadoras começarem a divulgar seus planos.

    ResponderExcluir
  3. Esse Duster ainda me gera dúvidas. Pelas fotos oficiais eu juro que me simpatizei mais um pouco com esse jeitão parrudo, tipo caixa de ferramentas. Colocaria uns adesivos negros nas colunas para dar sensação de maior área envidraçada, em especial, devido ao pequeno vidro da coluna C. Não sei se é um agravante ele não ter pneu pendurado... rs. A família Adventure prova isso e pra ser mais específico, o Tucson é um bom exemplo.

    Quanto as picapes, essa Sandero picape já chega sem ar de novidade... e olha que ainda vai demorar... A 207 é outra novela... Esse segmento tá quente: logo chega a Agile picape... pena, adoro a Montana e consequentemente pode ser seu fim. Mas a Strada ainda tem qualidades para reinar mesmo com a chegada de concorrência.

    ResponderExcluir
  4. Mas que fique claro, quanto ao meu post anterior: uma dianteira melhorada ia cair melhor nesse Duster.

    ResponderExcluir
  5. Eduardo, pelo que sei a Nissan irá fabricar em Curitiba a nova geração do Micra, mas possivelmente só pra 2011. O atual Micra é meio "exótico", mas o novo modelo parece que será mais conservador (achei o desenho bem agradável). Dizem que vem na faixa dos 30 mil, e tem possibilidade de um pequeno sedã ser feito na plataforma dele posteriormente (seria uma boa!).

    ResponderExcluir
  6. Há um problema com essas projeções da picape, que as deixa esquisitas: elas foram feitas usando as portas dianteiras do Logan, ou seja, elas são muito pequenas, uma vez que o Logan tem 4 portas. A Renault terá que criar portas maiores para a picape, assim como fez a VW com a nova Saveiro, que usa as portas do futuro Gol de 2 portas.

    ResponderExcluir
  7. gostei do visual dele... dianteira parecendo o symbol e restante nada exagerado.. bacaninha..

    ResponderExcluir
  8. Seria legal se no lugar da picape Logan ou de uma picape logan com frente de Sandero como nas montagens que ilustram este post, fizessem uma picape a partir do Duster.

    ResponderExcluir
  9. Concordo. Uma pickup Duster ser algo a mais pro mercado.

    ResponderExcluir
  10. Ao Andre:


    Sobre o Micra eu ja estava sabendo, muito embora a imprensa la de fora, notadamente a imprensa mexicana e o AutoBlog em espanhol afirmem que a decisao ainda nao foi tomada e que o carro poderia vir a ser feito no Mexico.
    Perguntei sobre o plano SHIFT porque, como disse, ela foi a primeira a divulgar que iria anunciar o seu plano de investimentos futuro. Esperava que com isso, a marca indicasse tambem novos modelos a chegar ao Brasil, inclusive os importados.

    ResponderExcluir
  11. Eu faria uma Picape com frente da Livina XGear, colocando um traseira tipo da Frontlier, com emblema Nissan, que tem nome em Camionetes. Renault tem fama de carro fraco.

    ResponderExcluir
  12. Thiago,
    Mas é justamente com a entrada de mais modelos a montadora quer perder essa fama. Se eles fizerem um Duster parecer ser um carro robusto, a fama da marca muda. O que talvez ainda nao mude é o valor de peças.

    Normalmente é usado o tão cansado motor 1.6 16v (nao estou dizendo ruim e mto menos defasado e sim mto utilizado pela marca para seus produtos).

    Mas para vencer a Ecosport, acredito que uma carinnha frotal reestilizada para nosso mercado cairia mto bem. O unico carro que eu acho bonito hoje da Renault é o Megane Sedan.

    Qto ao pick Sandero / Logan: Não acho que fará jus a modernidade de projeto. Acredito ser tão simples como um Sandero. (nao digo a plataforma que essa é avançada, porém digo os materiais utilizados e a forma de aproveitamento do mesmo). Lembrem-se... esse Duster é carro para mercado emergente.

    Abraços
    Edson

    ResponderExcluir
  13. As projeções estão baseadas no Logan porque a futura picapinha será basicamente um Logan com frente de Sandero.

    Fonte: revista Quatro Rodas.

    ResponderExcluir
  14. Que mistura! Quero ver o resultado frente às concorrentes: Strada, Saveiro Montana (minha preferida), picape do 207, picape do Agile, etc.

    ResponderExcluir
  15. Edson, lembre-se que o Brasil e um país emergente...

    ResponderExcluir