terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Leitor flagra Fiat Punto Classic em São Paulo

O leitor paulista Cassiano Ricardo Ferrari flagrou uma unidade do Fiat Punto Classic rodando na rodovia dos Bandeirantes (SP). Essa unidade flagrada por ele, provalvemente, está em testes pela Bosch ou Magneti Marelli para análise de componentes. A própria Fiat já rodou com um modelo em Belo Horizonte em 2005. O fabricante não tem interesse nenhum em comercializar o modelo no Brasil, pois, já tem o Palio nessa categoria. Agradeço ao Cassiano pelo flagra, assim como ele quem quiser compartilhar algum flagra ou alguma novidade entre em contato pelo e-mail marlos.vida@gmail.com.


Fotos Cassiano Ricardo Ferrari/Especial para o Autos Segredos

17 comentários:

  1. Alguém pode me explicar porque é que as fábricas tem tantos modelos? Sempre pensei que ficaria mais barato produzir os mesmos carros no mundo todo. Ou então sempre que um carro ganhasse uma nova versão na Europa/EUA o maquinário poderia ser enviado para os países "emergentes" (com certeza a qualidade dos nossos carros seria melhor mesmo aproveitando o que seria descartado no 1º mundo). Só como exemplo, o Palio já mudou várias vezes, e o fire é muito mais bonito que o "novo". A Ford gastou 500 no Fiesta e a GM 150 milhões no Celta só pra mudar nada. Imagina se a cada face lift fajuto das montadoras nacionais o dinheiro fosse usado para dar desconto nos carros...
    Li que a Ford gastou 600 milhões pra adaptar o sigma pra ser flex. É muito dinheiro só pra agradar um mercado burro que acha que tá levando vantagem nesse conto de fadas do flex, ao invés de investir de verdade na segurança dos seus carros, ou então usar esse dinheiro pra vende o Focus atual por uns 45k. Enquanto isso morre mais gente no trânsito brasileiro do que nas guerras mundo afora...

    ResponderExcluir
  2. Deve ser da Magneti Marelli pois o Dualogic foi desenvolvido num punto classic antes de ser testado no Stilo.

    ResponderExcluir
  3. Marlos foi desse Punto que te falei a um tempo atras que vi rodando em Hortolandia.

    ResponderExcluir
  4. Na época do lançamento do Stilo eu ja via este punto classic rodando ali na zona leste de sp..tinha umas 4 pessoas no bairro da vila zelina - vila bela que tinham esse punto ai.

    ResponderExcluir
  5. Amigos porque o novo Uno não vem mais ou menos neste modelo, seria um carro bem bonito

    ResponderExcluir
  6. Renzo...

    Vc tem uma visão mt romântica da coisa... E ilusória... as lógicas de mercado e capital não são bem assim... Na verdade é o contrário do q vc sugeriria... Imagina? um carro só para todos... rsrs.. irrizório e mata a questão do gosto numa sociedade mediada pelo hiperconsumo. O mundo gira ALOO-OOU!!!! rsrs.. Mas concordo qd diz q as fábricas tem tantos modelos... é bobagem já msm... Coloca o preço do palio 2010 pelo preço do uno pow... kkkkkkkkk .... Mas bem q podiam msm neh?! E qt ao seu GOSTO.. Discordo qnd diz q o palio FIRE é mais bonito q o ELX... o atual é mais moderno e desenhos mais robustos etc etc... até o interior é mais bonito....

    A FIAT DEVIA TRAZER O PALIO EL E PRONTO... PODE ATÉ TER O EXTERIOR IGUAL DO CELEBRATION... MAS O INTERIOR JÁ DEU NEH!? PASSA COMO O SIENA EL CARAMBA! O Q CUSTA????

    NÃO ACHEI LEGAL ESSE PUNTO CLASSIC AIH... PARECE CARRO DA DÉCADA DE 1990

    ResponderExcluir
  7. Renzo, as diferenças entre um carro e outro vão bem além do visual. Na verdade são diferenças construtivas que têm impacto em segurança, desempenho e durabilidade, mas que cobram por isso no custo. Pra teres idéia, há compactos europeus considerados até "baratos" por lá, mas que jamais poderiam ser produzidos no Brasil, pelo simples fato da nossa indústria não ter capacidade de fazê-los (ao menos não sem alto investimento). Eu sei que parece drástico dizer isto, mas infelizmente neste curto espaço não dá pra explicar em maiores detalhes. Desta forma surgem os modelos para terceiro mundo, que usam materiais menos sofisticados, projetos mais fáceis de serem produzidos, menos eletrônica, etc. Mas apesar de tudo, dá pra dizer tranquilamente que das 4 grandes a Fiat é a que mais tem se esforçado para trazer atualizações tecnológicas pra cá. Já é alguma coisa.

    ResponderExcluir
  8. Por falar em carros diferentes com placa verde, estive um fim de semana em BH e vi um Brava e um Fit G1 com placa verde, o que me estranhou mesmo foi o Brava... Além disso vi um Ford Sierra lindo, branco, com um ronco igual ao de uma superbike.

    ResponderExcluir
  9. aqui em Brasília roda um Punto Classic amarelo, com placa de Fortaleza, licenciado a particular (placa cinza comum). e também tem um Fiat Panda champagne, com placa italiana original e provavelmente irregular, que deve pertencer à embaixada.

    ResponderExcluir
  10. Não ligo para esse lance de "Fiateiro" ou "Volkista", mas que tem muito fã de FIAT nesse blog...

    FIAT, VW e Ford estão no mesmo nível de produtos. Todos têm produtos NOVOS e velhos em produção. Ninguém está à frente.

    A Chevrolet é exceção, a maioria de seus produtos é antiquada. A coisa mais moderna fabricada por aqui é a família Corsa, que já está sendo substituída pelo Agile/Corsa capado...

    Ford tem Focus, muito similar ao europeu.

    FIAT tem Linea, bonito, barato e moderno.

    VW tem Gol, com soluções de AUDI "escondidas" ali na suspensão dianteira.

    Chevrolet tem o Corsa, com sub-chassi e o melhor ar-condicionado do Brasil (é verdade, e é o mesmo p/ Astra/Vectra/Zafira/Agile).

    Não vejo a FIAT muito à frente de VW e Ford.

    Aqui não é fã-clube.

    ResponderExcluir
  11. JonnY,
    eu não disse que deveria existir apenas um modelo de carro, e sim que acho que no MUNDO existem muitos modelos, e ao invés de se fabricar carros com mais qualidade, as fábricas gastam dinheiro em face lifts desnecessários no Brasil. Por isso tenho essa dúvida: é realmente mais barato fazer um face lift de milhões do que trazer o maquinário obsoleto pra cá?

    André,
    não acredito que o mercado brasileiro seja tão fraco ao ponto de não ser possível fabricar carros bons por aqui. Só um exemplo: será que a geração V do Golf seria muito mais cara que a atual? Aposto que se fosse do preço de um Civic iria vender muito...

    ResponderExcluir
  12. Acho que esse é o substituto do Mille

    ResponderExcluir
  13. Fagner e demais. Esse modelo de Punto é sim da decada de 1990. Mais precisamente de 1999. Esse modelo estreou em 1996 e deu para nos o modelo "emergente" que é o Palio.

    Esse modelo tem melhor estagio de construção e mto mais requinte apesar dessa cara ultrpassada.

    Renzo,
    Tudo depende do que a fabrica pode produzir e fabricar. Se vc pensar que a Fiat lançou cambio de 6 marchas para motores 1.0, o cambio Citymatic, entre outras coisas que deixaram de serem usadas vai entender o proque. Imagina criar um novo cmabio automatico... bacana neh? melhor que os automatizados... e ainda sem trancos.

    Mas a realidade de custos do brasileiro nao permite isso... e por essas e outras que manter um ferramental ultrpassado lá de fora não ajudaria no desenvolvimento de produtos aqui mesmo pq no Brasil temos pessimas ruas e mesmo um ferramental novo para distribuir segurança e durabildiade demoraria mto para ser homologado pela montadora.

    Afinal, são peças novas, ajustes novos, nova engenharia.

    Abraços
    Edson

    ResponderExcluir
  14. Isma...

    "FIAT tem Linea, bonito, barato e moderno."

    discordo do barato... q carro aki no Brasil é "barato"?

    e aki meu caro... vw faz carros de plástico e cheios de recalls pré programados.....
    "fika kieeto..."

    curto a fiat pq tem se superado nos últimos anos...
    eu era volkista antes de pesquisar um pouco sobre carros! "e CARROS MESMO!"



    cheio de impostos.. aff..

    e Renzo... blza kara.... desculpa ae..

    ResponderExcluir
  15. JonnY

    Se você tivesse lido direito o que eu escrevi, perceberia que eu não defendi NENHUMA das 4 grandes.

    Esse é um dos poucos fóruns onde as pessoas se respeitam, apesar de 80% dos que comentam serem fiateiros. Não entendi o "fika kieeto...".

    Quanto aos plásticos, Citroën e Renault os usam nos para-lamas de grande parte de seus carros, não vejo problema nenhum nisso, afinal, eles são PINTADOS. Já os plásticos da FIAT, são grossos e cinzentos...

    Não sou volkista nem fiateiro, não entendi porque você ataca a VW pra se defender...

    Abraços,

    ResponderExcluir
  16. poisé em vez de ficarem nesse mistério todo em volta do punto e fiat uno, poderia colocar o fiat uno com o modelo punto classic e reestilizar o punto com um visual mais ao modelo dele próprio !
    melhor do que mudarem o punto todo pra ser classic !

    ResponderExcluir